Principal / Região / TABAÍ: Prefeito faz avaliação de 2021

TABAÍ: Prefeito faz avaliação de 2021

O prefeito Arsênio Cardoso concedeu entrevista ao programa Mistura Fina On-line, na rádio web do Jornal O Fato, na noite de segunda-feira, 17 de janeiro. Ouvintes da rádio puderam fazer perguntas para o prefeito. Confira aqui trechos na entrevista.

O Fato – Qual sua avaliação sobre o ano de 2021 para Tabaí?

Arsênio Cardoso – Tabaí nasceu com algumas dúvidas da população, um município sem infraestrutura, só tinha a parte de logística, que graças a Deus tem. Mas nós trabalhamos sempre na busca de um futuro promissor. Em 2019 nós enfrentamos uma estiagem muito forte. Nem bem enfrentamos a estiagem, foi homologada nossa situação de emergência, fomos buscar recursos para ajudar os produtores, veio a pandemia e aí foi um balde de água fria em cima de tudo. De lá para cá, tudo praticamente parou, mas não paramos de viver. Buscamos a sobrevivência, o que foi muito respeitado por nossa população, graças a Deus. A covid infectou, mas sempre fomos em busca de recursos desde o início. Agradeço à secretaria de Saúde pelo bom desempenho que fez, por outro lado nós perdemos algumas coisas, principalmente na área da educação, que foi o que mais perdeu com a pandemia, mais sofreu e tá sofrendo, porque hoje ainda não conseguimos nos equilibrar e dar continuidade ao serviços que os professores e funcionários estavam fazendo, portanto estamos nesta busca.
Na parte da economia, onde nossa principal atividade é a agricultura, com grande ênfase nas florestas renováveis, que é a acácia e o eucalipto, essa não sofreu grande impacto porque as pessoas, ao trabalharem lá no mato ou na roça, não estavam em contato com a contaminação, portanto a nossa economia deu um prosseguimento. Deixamos de vender algumas coisas no comércio por algum período, mas nós nos estabilizamos, graças a Deus. Gostaria de agradecer ao pessoal do comércio que durante esse período respeitou muito todos os nossos decretos e sempre com aquela esperança de que um dia isso iria passar; e é o que está acontecendo hoje, mas nós não estamos, ainda, livres do vírus. Mesmo assim, hoje a grande maioria da população está conseguindo dominar, não o vírus, mas está conseguindo dominar o contato, pelo menos hoje estamos saindo de um freio da nossa economia para dar continuidade
O que eu posso dizer para vocês é que Tabaí sofreu muito com a economia neste período e aquela estiagem anterior que houve antes da pandemia, porém nós conseguimos equilibrar as finanças do município.

Quais são os projetos para 2022, quais são suas expectativas?

Nossa principal preocupação é a educação. Esperamos que no ano de 2022 nós consigamos melhorar o atendimento aos nossos alunos e fazer com que tenhamos um domínio para oferecer melhores condições aos nossos alunos , aperfeiçoar o ensino e realizar o que estamos planejando durante esse tempo todo,como , por exemplo, nós construímos três ginásios de esporte neste período, estamos calçando a rua Alípia Barcelos , conseguimos outro empréstimo para dar sequência ao asfalto em direção ao Morro dos Cavalos até o final com a divisa com Paverama. Tudo isso nós já temos projeto, a Câmara de Vereadores aprovou, é só uma questão de tempo e dar continuidade ao emprego, que é uma das coisas que mais temos valorizado, mais temos batido. Nós temos uma secretaria de Indústria, Comércio e Emprego envolvida diariamente com as pessoas que estão desempregadas e querem se empregar, e, para tudo isso, nós temos que ter pessoas que gostem de fazer.

Diego Machado pergunta se o município vai tomar uma atitude para minimizar o prejuízo dos agricultores diante a atual estiagem?

Sem dúvida, nós estamos preocupados. Na sexta-feira, nós fizemos , assinamos o novo decreto , vamos acumular mais um decreto de estiagem do governo Federal , eu e meus companheiros, certamente nos próximos dias, tão logo o Brasil volte a funcionar em termos de férias, o pessoal atualmente está de férias, nós vamos começar a nos deslocar a Brasília, fazer uma comitiva, lá nós vamos visitar o ministro Ônix Lorenzoni, que está sempre de portas abertas para nós, para que ele nos leve à Casa Civil e ao Ministério da Agricultura em busca, eu não digo de uma solução, temos que parar de pensar que a estiagem é uma só. Nós teremos mais várias estiagens, então nós vamos fazer um programa para combater a estiagem quando ela vier, isso não vamos buscar em Brasília e até convidaremos os vereadores que queiram participar da viagem.

Uma opinião de Júlio Ferreira: precisamos de uma empresa de grande porte para alavancar o crescimento de Tabaí porque estamos muito bem localizados.

Perfeito Júlio. Eu acho que, bem perto da tua residência, temos os grandes olhos nossos, como já falei, tudo o que poderíamos investir, mas investimos em outros lugares também, mas em termo de madeira, beneficiamento de madeira, colocamos perto ali da localidade do Pedro Rosa e, claro, estamos buscando mais. Sem dúvida, como nós temos essas empresas em andamento e trabalhando forte, virão outras empresas, de terceira geração para perto.

Lucas da Silva pergunta se na área da saúde vai ter uma melhora.

Lucas, sem dúvida, vamos contratar médicos, dentista e outros profissionais. Com a pandemia, foi uma área que expandiu muito, o grande medo nosso, nosso receio é extrapolar nos gastos. Temos que ir aos pouco organizando os gastos nessa área e foi como falamos na pergunta anterior, na questão do médico. Está com uma dificuldade muito grande de se conseguir um médico, se ele não conseguir com vinte horas, se consegue com dez, daí já tem que colocar dois, mais dez para outro. Aos poucos, nós temos que ir nos adaptando e moldando o trabalho, sem extrapolar nos gastos, nós temos que ter dinheiro para pagar os funcionários. Eu gostaria de salientar que, em toda a pandemia, em toda a dificuldade que nós passamos, nós não atrasamos um dia, sempre tivemos com os pagamentos em dia. Agora nós já estamos dando um reajuste que foi autorizado pelo governo Federal.

O Tiago Vargas pergunta sobre a possibilidade de uma rodoviária no município.

Não tem nem dúvida, logo que nós começamos o município, eu e o falecido Vadico, com quem eu tive a honra de trabalhar em busca deste município e administrar junto com ele e, hoje, os filhos dele estão administrando, estão tendo responsabilidade conosco, mas nós tivemos muitas vezes na secretaria do Daer em Porto Alegre para colocar esta rodoviária. Chegou a um ponto que nós aliviamos, mas eu gostaria de dizer para o Tiago que muitas coisas que não davam lá e hoje dão nós ,políticos , não podemos parar de buscar estas coisas. Com a pergunta dele, pode ter certeza que vamos procurar o Daer novamente.

Alessandro Vargas Cardoso: Vejo que tem algumas empresas com vagas de emprego em nosso município. Não seria viável o município ter um transporte público para atender essas empresas, pois muitos não têm como se deslocar?

Isso está amadurecendo, mas ainda não temos hoje porque é uma coisa que está começando. Mas a tua pergunta já refletiu nas nossas memórias, nosso pensamento, nossas análises, que no momento não dava. Mas foi o que eu falei, o que não dava há dois, três anos atrás, hoje já pode dar, nós temos que bater nesta tecla. Uma hora dessas isto tem que acontecer e vai acontecer. Como o asfalto da vila Tabaí, tempos atrás um me perguntou se vai sair o asfalto da vila Tabaí. Vai. Quanto tempo? Dez anos. Não chegou a isso, em três ou quatro anos, vamos ter asfalto para a vila Tabaí.

O Joel Pereira pergunta por que o prefeito não regulariza o IPTU, pois tem muita gente do centro que paga todo ano certinho, tem outros que moram há anos e não pagam.

Há pessoas que estão sendo cobradas judicialmente, certamente, isso o Joel não vê, essa questão é muito sigilosa, é coisa de advogado. Todos aqueles que estão com o IPTU por pagar vão para o Ministério Público, depois o Ministério Público emite e o juiz manda solicitar a cobrança, ou a intimação. Tem alguém que está travado por alguma falta de legalização, talvez uma medição do terreno, da casa, e isso já tem uma equipa fazendo hoje também. É um município que nasceu das dificuldades. Nosso município não nasceu porque tinha uma infraestrutura, nosso município nasceu pela carência de infraestrutura. Quando surgiu o município, já estávamos andando a todo vapor. Era gente comprando terreno clandestino, era exploração imobiliária. As ruas não tinham água encanada, não tinha calçamento, não tinha iluminação pública, não tinha creche e tudo isso, com o tempo, estamos dando continuidade nessa regularização. O Joel pode ter certeza que o que ele puder ajudar com opinião é importante para nós também.

Kélvin Braga pergunta: Algum projeto de castração de animais? Algum projeto para essa causa?

Aquilo que não deu antes pode dar hoje. Se anos atrás falassem em castração de animais era um absurdo, ninguém gostava desta questão. Achavam que não era prioridade, porém hoje, devido ao número de animais que são jogados no asfalto e vão para a porta das casas e, daqui a pouco estão procriando, hoje, sem dúvida, eu acho que poderíamos ter alguém que se encarregasse disso e poderíamos ter um veterinário, teríamos que criar um departamento para isso, que é necessário.

Cláudia Palagi gostaria de saber se o senhor prefeito de Tabaí está pagando os professores conforme a lei do piso nacional do magistério e se pretende fazer algum concurso público no município.

Sem dúvida. Nós fizemos um, recentemente, eu sempre faço um concurso por mandato, esse mandato eu ainda não fiz concurso. Nós sempre deixamos lá para o meio do mandato para estudar quais são os casos que temos necessidade e se precisamos fazer o concurso. Vamos ver como estará até o final do ano que vem para vermos as necessidades e fazer.
O piso é o seguinte, nós, lá em 2012, estávamos pagando o piso sem saber que piso seria, logo depois, em 2015, não éramos nós e ficamos sem saber. Quando entramos em 2017, passou despercebido o piso, estávamos pagando acima dele e encareceu muito para nós a folha de pagamento, mas nós estamos pagando o piso, está tudo regularizado.

A Prefeitura trabalha hoje com oito secretarias, enquando alguns municípios procuram reduzir o número de secretários para gerar economia. Um exemplo disso é Taquari, que, com cerca de 27 mil habitantes, tem dois secretários. Por que o município trabalha com oito secretarias? O senhor pode reduzir esse número?

Eu até colocaria mais, quando alguém cobra alguma coisa, o prefeito tem que ter alguém para responsabilizar. Eu não vou chamar um motorista, eu não vou chamar um CC, eu vou chamar o secretário, vou responsabilizar ele, para ele realizar aquele determinado serviço. Como Tabaí cresce muito, tem a mesma estrutura e mesmo sistema que outros municípios grandes têm, porém com menos volume. Eu não estou governando outros municípios, tem secretário que ganha determinado número financeiro. Secretário em Tabaí ganha 3 mil. Eu optei em pagar menos para mais do que pagar mais para menos. O dia que entrar outro prefeito, faz do jeito dele. Enquanto tivermos no comando do município, nós precisamos de pessoas para comandar, determinar, pedir para fazer as coisas ou solicitar para fazer as coisas.

O município tem uma secretaria de Obras, mas me chama atenção ter uma secretaria da Cidade. O que faz a secretaria da Cidade?

A Cidade cuida da cidade, ruas, limpeza, calçamento que tem que arrumar, boca de lobo que tem que arrumar, arrumar a cidade. O funcionário que ajuda na Cidade ajuda o secretário de Obras também. O próprio secretário de Obras chega para ele e diz: você me arruma tantos funcionários tal dia, eu preciso fazer um pontilhão. Quem é que vai no pontilhão? O secretário de Infraestrutura, porque o secretário de Obras eu ainda não consegui colocar na cabeça dele que ele não pode atender telefone, ele precisa fazer estrada, limpar sarjeta, fazer limpeza. Ele carrega no bolso o telefone e daí alguém liga para ele e diz que precisa de uma carga de material, daí o vizinho vê e quer também. O secretário de Obras tem que trabalhar nas estradas. A Infraestrutura faz serviços para todas as secretarias, um pontilhão que quebra ou bueiro que tem que fazer acesso, é a Infraestrutura que faz, tanto na cidade, no interior, nas escolas.

Além disso, verifique

TRIUNFO: Homem de 47 anos é morto por vários disparos de arma de fogo

A Brigada Militar, através do 5° Batalhão de Polícia Militar (5° BPM), durante a noite ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ