Principal / Geral / Legislativo aprova quatro projetos e aborda, entre outros assuntos, a procura por atendimento no hospital e critérios do Executivo a respeito de indicações

Legislativo aprova quatro projetos e aborda, entre outros assuntos, a procura por atendimento no hospital e critérios do Executivo a respeito de indicações

Na noite desta terça-feira, ocorreram duas sessões legislativas, uma ordinária e outra extraordinária.

Na oportunidade, foram aprovados os seguintes projetos: o de autoria do Executivo que acrescentou vagas aos empregos públicos constantes no art. 1º, da Lei nº 2.451, de 04 de janeiro de 2005, quatro agentes comunitários de saúde, um enfermeiro, dois médicos de clínica geral e dois odontólogos. Outro de autoria do Executivo autorizou a celebrar convênio com a ASSOCIAÇÃO TAQUARIENSE DE SAÚDE, mediante o repasse financeiro do valor de R$ 149.213,34 (cento e quarenta e nove mil, duzentos e treze reais e trinta e quatro centavos), em parcela única. Esses dois projetos foram aprovados em sessão extraordinária.
Na sessão ordinária, foram aprovados o projeto de autoria do vereador Aldo Gregory , que institui o serviço voluntário no âmbito da administração pública em Taquari, o qual tem como objetivo estimular e fomentar ações de exercício de cidadania, solidariedade com o próximo e envolvimento comunitário, de forma livre e organizada ; e o projeto de autoria dos vereadores Leandro Mariante, Luís Henrique Quadros Porto e Luciano Maria da Silva, que estabelece o mínimo de três horas-aula semanais de educação física nas escolas de educação básica do Município.
Os vereadores manifestaram-se, entre outros assuntos, sobre questões que envolvem a sobrecarga no atendimento de urgência e emergência do hospital, critérios para atendimento de indicações, e houve até críticas do vereador Mariante à aprovação de um projeto de lei. Acompanhe as manifestações.

A discordância

O vereador Leandro Mariante (PT) disse que o projeto do vereador Aldo Gregory (PDT) sobre regramentos do voluntariado no serviço público deveria ser retirado de pauta, pois já havia lei igual ou muito parecida aprovada pela Câmara de Vereadores. Os líderes dos partidos resolveram colocar em votação, uma vez que a casa não tinha informações sobre outro projeto semelhante, e este foi aprovado. Após a aprovação, Mariante buscou no google informações sobre o projeto que citava e o encontrou no portal do Legislativo. Manifestou-se, indignado, afirmando que aquela situação para o Legislativo poderia ter sido evitada com uma simples busca no google. A esse respeito, o presidente da Câmara, José Harry, disse que o erro e o acerto fazem parte da atuação do ser humano e que esta questão deveria ser tratada com o administrativo, internamente.

Hospital ou posto de saúde?

Na sessão também foi solicitado à população que, antes de procurar o hospital, procure atendimento nos postos de saúde. A preocupação é a respeito da sobrecarga do sistema. Entre os vereadores que se manifestaram a esse respeito, estão Luciano Maria (PT) e os pedetistas Aldo Gregory e Sérgio. Luciano disse que esteve acompanhando os trabalhos no hospital e pediu que seja preferencialmente buscado atendimento nos postos de saúde. Gregory apresentou números da movimentação no hospital e citou a situação de uma pessoa que buscou atendimento para queda de cabelo, o que não seria caso para urgência, emergência já que estava há quarenta dias perdendo cabelo. O vereador Sérgio pediu que as pessoas usufruam do atendimento dos postos de saúde, que considera muito bom, para desafogar o hospital e deixá-lo para atendimentos de urgência e emergência. O vereador Mariante, ao final da sessão, foi voz discordante dos colegas. Para ele as pessoas têm o direito de buscar atendimento onde acharem melhor e que, se vão ao hospital, é por-que confiam mais na casa hospitalar, principalmente pela maior estrutura que é apresentada, com possibilidades de exames.

Sem entender critérios para atendimento de indicações

As indicações legislativas também fizeram parte dos assuntos da noite. O vereador Fabiano da Zeladoria (PT) falou da situação da pracinha do bairro Passo da Aldeia que precisa ser reformada, e também reclamou da situação de uma rua no mesmo bairro. Ele pediu ao Executivo que, quando não for atender suas indicações, responda o porquê, para que possa dar satisfação à comunidade. Felipinho foi mais incisivo, referindo que se teve cinco indicações atendidas foi muito e que vê outros sendo atendidos todas as semanas. Também indagou “será que vou ter que pedir que outros colegas façam as minhas indicações?” Ainda argumentou que há 3 meses não faz indicações, pois o prefeito teria pedido que faça direto a ele. “Já estou repensando, pois o cidadão que me cobra e digo que fiz o pedido diz que é mentira, pois não aparece no site da Câmara”, desabafou o vereador do PSB.
Sobre as indicações ao final da sessão, o presidente José Harry (PDT) fez uma manifestação que prendeu a atenção dos colegas. Ele afirmou que considerava justo os vereadores quererem ver suas indicações atendidas, mas que não poderiam se esquecer da independência entre os poderes, que o Legislativo tem suas pautas e o Executivo, as dele.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ