Principal / Geral / Sem aulas, estudantes da rede estadual recebem atividades para realizar em casa

Sem aulas, estudantes da rede estadual recebem atividades para realizar em casa

Ainda não há definição quanto à retomada das aulas no Rio Grande do Sul. Na tarde de ontem, o governador Eduardo Leite anunciou a suspensão até junho, mantendo o distanciamento no mês de maio.
Por conta da pandemia de Covid-19, os estudantes estão em casa desde meados de março quando as atividades presenciais nas escolas foram suspensas. Em Taquari, são cerca de cinco mil estudantes no ensino fundamental e médio nas três redes de ensino.
Para manter os alunos vinculados à escola, muitos educandários estão buscando formas alternativas, encaminhando o material por aplicativo de mensagens ou realizando aulas on-line. Mas há dificuldades, como a disponibilidade de internet para a totalidade dos estudantes, pois nem todas as residências têm este recurso, e a falta dos meios eletrônicos, como celular ou computador,  para acessar as atividades.
Para isso, algumas escolas estão se dedicando em levar as tarefas até a residência dos alunos. Os três filhos da cortadora de mato, Aline Aparecida Ramão Conceição, 30 anos,  que estudam na Escola Estadual Nossa Senhora da Assunção e frequentam o Instituto Agrícola Presidente Dutra (IAPD) ,  recebem a pastinha com os trabalhos do mês em casa. São atividades de todas as disciplinas preparadas pelos professores e entregues por um servidor da escola.
Os estudantes reúnem-se no final do dia, quando a mãe está em casa, na Vila São Francisco, para fazer as tarefas: Weslei Caetano da Conceição Cardoso, 11 anos, que está no 6º ano; Wilian da Conceição Cardoso, 10 anos, no  4º ano, e Kevelin Andiara da Conceição Cardoso, 12 anos, no 7º ano. Aline, que tem o ensino fundamental completo e sabe da importância do aprendizado, conta que os filhos questionam  por que precisam fazer já que há vizinhos que frequentam a mesma escola e não estão realizando as tarefas. “Digo que é pra eles não ficarem atrasados porque depois vêm as notas e se não fizeram não vão ter; não é porque os outros não fazem que vocês não têm que fazer? Vocês não são iguais aos outros”, diz. Além dos trabalhos levados pela escola na residência, há tarefas enviadas pelo whatsApp da mãe. Os estudantes não teriam como participar de aulas on-line nem de receber todos os trabalhos pelos whatsApp porque apenas os pais possuem aparelho de celular. “Tenho um (filho) que se distrai muito na sala de aula. Aqui em casa ele sabe que terá que fazer. Eles se ajudam”, conta a mãe. A filha mais velha, Kevelin, diz que está com saudade da escola. “Lá é mais legal. Brincamos com os colegas e ajudamos os monitores a arrumar as coisas”, diz a menina .

Na rede estadual, aulas a distância

A 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) diz que ainda não há informação sobre a retomada das aulas presenciais nem a forma que ocorrerá em relação às medidas de prevenção do novo coronavírus.  Segundo a coordenadoria, foram assegurados os dias letivos aos estudantes mediante a utilização da metodologia de aulas programadas, conforme orientações definidas pelo Departamento de Educação da Secretaria de Educação. As aulas programadas foram planejadas pelos professores e, em conjunto com as equipes diretivas, divulgadas aos pais/responsáveis legais para conhecimento da relevância da aplicação desta modalidade de ensino, neste cenário atual, para garantir os dias letivos durante o período de suspensão das aulas presenciais. “As atividades foram elaboradas com muita criatividade, de acordo com a realidade de cada educandário, utilizando-se das mais diversas ferramentas: cadernos e livros, e-mail, whats app,   telegrams, SMS,utilizaram plataformas digitais (google classroom, google drive, meet, moodle)  ,  postagens em redes sociais (youtube, facebook, instagram, tik tok, twiter, snap chat…) . Em algumas localidades, com maior vulnerabilidade social, a equipe diretiva levou material até as residências desses estudantes, para não haver nenhum aluno prejudicado, sem atividade”, explica a assessora de gabinete, Iranice Bohn.
Ainda conforme a coordenadoria, os professores, concomitante ao trabalho, estão realizando atividade de formação continuada: cursos on-line intitulados como: Módulo I “Currículo em Ação” e o Módulo II- Elaboração do Currículo Referência da Rede Estadual do Estado do RS, oportunizados no Portal da Educação/Seduc.

Rede Municipal optou pelo não envio de tarefas

Os estudantes da rede municipal não estão recebendo atividades. A secretaria da Educação disse que optou, neste momento, pelo não envio das tarefas a distância, considerando que a maioria dos alunos não possui acesso à internet ou meios digitais. “Caso esse período  se estenda  ,  será feita a entrega de atividades. Os professores não estão em férias no momento”, informou a secretaria. Como as aulas na rede municipal seguem suspensas, seguindo as orientações do Decreto Estadual  55.154/2020, a secretaria municipal de Educação realizou um plano de recuperação, que prevê um calendário organizado com projeções futuras, caso a suspensão das aulas  seja prorrogada. Conforme a secretaria, o plano foi apresentado para cada equipe diretiva das escolas, de forma individual, seguindo todas as normas de distanciamento social. Para o retorno das aulas (ainda sem previsão), todas as medidas de higienização e segurança serão realizadas, como itens de higiene necessários, garrafas de água individual, salas arejadas, álcool em gel à disposição e incentivo do uso de máscaras em sala de aula.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ