Principal / Região / PAVERAMA: Prefeito tem mandato cassado por prevaricação e subtração de documentos

PAVERAMA: Prefeito tem mandato cassado por prevaricação e subtração de documentos

Em julgamento da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, ontem, o prefeito Vanderlei Markus foi condenado a perda do mandato e a pena de dois anos e dez meses de prisão em regime aberto, cinco meses de detenção e multa. A acusação é de prevaricação e subtração de documentos. Conforme divulgado pelo Ministério Público, além do prefeito, o proprietário de uma agroindústria, Roni Vieira Sarmento, foi condenado a dois anos e seis meses de prisão em regime aberto e cinco meses de detenção e multa. Também foram condenados o ex-secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Sinédio Pletsch, e o fiscal da prefeitura, Júlio César Bruxel. Os dois receberam pena de dois anos e seis meses de reclusão em regime aberto.
O prefeito e Roni foram considerados culpados pelos crimes de prevaricação e subtração de documentos. Já o ex-secretário e o fiscal foram considerados culpados somente pela subtração de documentos. A decisão foi unânime, mas ainda cabe recurso.
O jornal entrou em contato, na noite de ontem, com o advogado do prefeito Vanderlei Markus,  Fabiano Barreto da Silva, de Porto Alegre. Ele relatou que a defesa discorda do julgamento e aguarda o inteiro teor do acórdão, que deve ser publicado nos próximos dias, para analisar toda a decisão e formular os recursos. “A decisão tem mais de 100 laudas, segundo dito pelo próprio relator. Tão logo tenhamos essa ciência completa, vamos fazer o recurso. Talvez recursos de embargo e declaração, caso seja necessário, se nós verificarmos alguma omissão, contradição ou obscuridade. E ato seguinte devemos fazer o recurso cabível, que é o recurso especial para o STJ”, informou Fabiano Barreto.
Segundo o advogado, o prefeito Vanderlei Markus permanece no cargo até a decisão em última instância. De acordo com Fabiano, a sentença proferida ontem, embora seja do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), é de primeira instância, já que os prefeitos e gestores públicos são julgados diretamente pela 4ª Câmara do Tribunal, não ocorrendo a primeira análise na comarca do município.
O jornal não conseguiu contato com os demais citados no processo, e permanece à disposição para manifestações.

A prevaricação

Conforme a denúncia do MP, o prefeito cometeu o crime de prevaricação. Entre agosto de 2013 a fevereiro de 2014, o prefeito, em comunhão de vontades e conjugação de esforços com o apoiador Roni Vieira Sarmento, por interesse e sentimento pessoal, deixou, indevidamente, de praticar atos de ofício, ao não determinar ou adotar providências para apuração e consequente responsabilização jurídica do estabelecimento Agroindústria Boa Esperança (que sequer possuía registro no Serviço de Inspeção Municipal e ostentava padrões inadequados de higiene). Ele violou a obrigação de proteção de direitos básicos dos consumidores locais ao não agir para evitar que Roni Vieira Sarmento produzisse e comercializasse alimentos manipulados em más condições de higiene e cujas embalagens estavam em desacordo com as prescrições legais.
O prefeito, inclusive, tentou demover um servidor de sua intenção de fiscalizar e adotar providências para responsabilização do estabelecimento. Markus e Sarmento praticaram, ainda, atos de ofício contra expressa disposição legal para agilizar a liberação do registro no SIM de Paverama da empresa, mesmo sem a adequação do estabelecimento às exigências sanitárias.

A subtração de documento

Em fevereiro de 2014, Vanderlei Markus, Roni Vieira Sarmento, além do então secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Sinésio Pletsch, e do fiscal de vigilância sanitária Júlio César Bruxel, arrombaram com uma chave de fenda os armários e arquivos de uso pessoal da coordenação do SIM municipal e subtraíram documentos consistentes em relatórios de vistorias e inspeções realizadas na Indústria de Embutidos Boa Esperança, além de um Termo de Compromisso Ambiental firmado entre o prefeito e o empresário, e assinado pelo secretário e pelo fiscal na condição de testemunhas, bem como um ofício, também relacionado à empresa de Roni Sarmento.

Além disso, verifique

TRIUNFO: Homem de 47 anos é morto por vários disparos de arma de fogo

A Brigada Militar, através do 5° Batalhão de Polícia Militar (5° BPM), durante a noite ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ