Principal / Região / TABAÍ: Vereadores fazem críticas à secretaria de Saúde do município

TABAÍ: Vereadores fazem críticas à secretaria de Saúde do município

Conforme o vereador Darci da Silva, o Gaiteiro, ele esteve recentemente no Posto de Saúde Central e foi mal atendido. Ele conta que estava com os olhos inchados, passou por uma consulta e não recebeu o atestado que solicitou. “Tive que ir no médico particular, pagando a consulta, para ter o atestado”, diz Darci.

O vereador também conta que, recentemente, teve que levar um homem para Montenegro porque ele não recebeu atendimento na cidade. Outra reclamação de Darci é quanto ao uso de máscara no posto de saúde. “Pessoas que trabalham lá dentro estavam sem máscara, está uma bagunça total, não dá para aguentar mais.”
Para o vereador Anderson Vargas, a saúde do município está deixando a desejar no seu entendimento. “Com a pandemia e entes da pandemia, os munícipes vêm me relatar uma insatisfação nos atendimentos no posto de saúde. Há falta de médicos para atender toda a demanda do município. Não podemos em uma unidade Básica de Saúde não ter agendamentos de consultas com médico da família.”
Segundo o vereador, que também é enfermeiro, dentro da Estratégia de Saúde da Família são essenciais os agendamentos para os médicos acompanharem a saúde da família. “Aqui no município, as pessoas são atendidas com um número limitado de fichas, isso não pode acontecer. Isso é falta de conhecimento do gestor municipal, o prefeito.”
Na opinião de Anderson, a equipe médica e de enfermagem deve ser melhor remunerada. “Se compararmos com outros municípios, Tabaí é o que paga menos aos profissionais. Devem ser contratados mais médicos para atender a demanda e não deixar a população desassistida. Mas o prefeito prefere pagar 40 mil de juros/ mês de empréstimos que fez ao invés de investir em saúde do nosso município.”
O vereador diz que pode trazer o exemplo de Fazenda Vilanova, “onde as pessoas não são atendidas por ficha, tem médico das 8h da manhã até às 21 horas e agendamentos com duas médicas da família. Trago esse exemplo, pois sou funcionário público da área da saúde há 8 anos no município de Fazenda Vilanova e sou presidente do Conselho de Municipal de Saúde há 4 anos.”
Para o vereador Marcelo Machado, o posto de saúde possui um ótimo atendimento aos munícipes. “Estamos carentes de médicos que queiram vir trabalhar em nosso município, havendo assim a falta de atendimento. Já foi solicitado junto ao prefeito e à secretária de Saúde a busca e contratação dos mesmos.”
Batatinha elogia
Já para o vereador Batatinha, a saúde de Tabaí sempre prestou um bom atendimento e procura melhorias com os recursos que possui. “O objetivo principal da Saúde de Tabaí é oferecer atendimento qualificado para os munícipes, atendendo livre demanda.Hoje contamos com especialidades, três clínicos gerais, dois pediatras, um psicoterapeuta, um ginecologista e obstetra, dois dentistas (noite e dia), um fonoaudiólogo, um nutricionista, dois psicólogos, um psicopedagogo, uma terapeuta holística, um farmacêutico, sendo que a média mensal é de 2.100 consultas. Contamos também com convênio do Hospital de Montenegro 100% SUS, atendendo urgências e emergências. Em breve teremos uma ampliação e reforma no posto no valor R$ 296.476,00 para o conforto e melhoria para os munícipes”, relatou o vereador

O que diz a secretária

O jornal O Fato procurou a secretária de Saúde, Kelli Beatriz da Silva, e expôs as críticas dos vereadores. Kelli respondeu com a seguinte nota.
“Sempre deixei claro minha postura de diálogo e esclarecimentos para qualquer pessoa que me procura para tal. Então me surpreendi quando fui procurada pelo jornal para fazer um contraponto a dois vereadores (Kelli diz que se refere a Anderson e Darci, pois com Marcelo ela já havia falado). Esses apresentaram opiniões embasadas em “achismos” e que, por conseqüência, passam longe da realidade. Sendo assim, trago algumas informações relevantes:

  • O SUS sugere de 2-3 consultas por habitante/ano.
  • Nossa média é de 4,2 consultas por habitante/ano.
  • Temos 7 médicos.
  • Realizamos em média 1.684 consultas médicas mensais.
  • Por ano são realizadas em média 20.208 consultas médicas.
    Chama a atenção que seja possível alguém considerar que o valor de R$ 17.000,00 por mês possa ser má remuneração. Este é o valor ofertado pelo município para médico clínico geral. Eu me sentiria envergonhada de pensar que 15 vezes o valor do salário mínimo é pouco, que dirá declarar publicamente.
    Para encerrar, afirmo que, dentro do posto de saúde, todos os funcionários fazem uso de máscara seguindo as orientações estaduais vigentes e que a emissão de atestado médico é realizada somente quando existem motivos clínicos e amparados por critérios técnicos.”
    O prefeito Arsênio Cardoso também foi procurado, mas não comentou a questão.

Além disso, verifique

TRIUNFO: Homem de 47 anos é morto por vários disparos de arma de fogo

A Brigada Militar, através do 5° Batalhão de Polícia Militar (5° BPM), durante a noite ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ