Principal / Região / PAVERAMA: Município é contemplado no programa escola cívico-militar

PAVERAMA: Município é contemplado no programa escola cívico-militar

A escola Prudêncio Franklin dos Reis, no Morro Bonito, foi selecionada para o programa escola cívico-militar. A contemplação foi divulgada no Diário Oficial do Estado na última terça-feira, 8 de fevereiro.

Conforme a publicação, foi firmado Termo de Cooperação entre a Prefeitura de Paverama e as secretarias estaduais de Segurança Pública e Educação. “Tem por objeto a utilização de servidores reservistas das corporações militares estaduais nas funções de Monitor Cívico-Militar, na Escola Municipal Cívico-Militar de Ensino Fundamental Prudêncio Franklin dos Reis, para o aprimoramento da cidadania dos alunos da rede pública municipal, em similaridade com as escolas militares da União e do Estado do Rio Grande do Sul”, consta no Diário Oficial. O prazo de vigência será de 12 (doze) meses, podendo haver prorrogações por igual período em havendo recursos destinados especificamente para tal finalidade.
O secretário municipal de Educação de Paverama, Flávio Nirceu Jung, disse que a comunidade estava ansiosa por essa resposta. “Foi muito gratificante, sentimento de dever cumprido, pois estávamos trabalhando desde o ano passado nesse projeto que sonhávamos alcançar. Agora vamos começar a trabalhar para que a gente consiga colocar em prática ao longo do ano”, relatou.
Ainda há etapas a serem cumpridas, como a contratação dos monitores, reformulação do projeto político-pedagógico, criação do manual do aluno, entre outros itens que precisam ser modificados para que a escola possa estar apta a seguir nas normas exigidas. “Estamos muito gratos, se sonha, com isso, almejar patamares maiores em termos de resultado na educação. Análises mostram que o modelo pode aumentar o rendimento escolar do aluno”, fala o secretário.

A escolha da Prudêncio

Para se candidatar ao programa, a escola precisava ter número mínimo de 90 alunos, ensino fundamental completo, diferenças sociais econômicas, incidentes relativos à indisciplina, entre outros. A Escola Prudêncio Franklin dos Reis atende aos requisitos e tem uma ótima estrutura e, por isso, foi a primeira escolhida para o projeto. A administração planeja futuramente inscrever outros educandários no programa estadual.

As mudanças

O secretário municipal de Educação, Flávio Nirceu Jung, concedeu entrevista a O Fato, em dezembro de 2021, dando detalhes sobre o projeto. As atividades em sala de aula continuarão iguais, mas poderá haver algumas alterações na parte da composição das notas, como a substituição da assiduidade (frequência escolar) por questões como a disciplina.
A rotina da escola também deve mudar. Serão três policiais, armados, na monitoria dos alunos, na entrada, saída e intervalo da aula. Eles também podem ser acionados em caso de indisciplina em sala de aula, onde farão orientação.
Ao chegar no educandário, diariamente, os estudantes deverão formar fila indiana e um dos colegas apresenta a turma ao policial, que fará a conferência de uniforme e material escolar. Se tudo estiver certo, os alunos ingressam no educandário, cantam o hino nacional e entram para a sala de aula, onde a turma é apresentada ao professor e realizada oração. Na saída da aula, os estudantes formam fila indiana novamente, cantam o hino e são liberados.
A escola deve ter novo uniforme, um modelo de abrigo esportivo militar, na cor da farda de policiais. O uso será obrigatório diariamente, e a Prefeitura estuda as formas de acesso dos alunos ao material. Segundo o secretário, a administração projeta adquirir um conjunto por aluno e buscar parceria com a iniciativa privada para a compra de outra muda, além de haver a possibilidade de as roupas serem compradas pelos próprios pais dos alunos.

Além disso, verifique

TRIUNFO: Homem de 47 anos é morto por vários disparos de arma de fogo

A Brigada Militar, através do 5° Batalhão de Polícia Militar (5° BPM), durante a noite ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ