Principal / Região / TABAÍ: Estiagem causou uma perda entre 40% e 50% na maioria das lavouras de milho

TABAÍ: Estiagem causou uma perda entre 40% e 50% na maioria das lavouras de milho

Nesta semana, o jornal O Fato realizou entrevista com o técnico da Emater, Leandro Fagundes, para falar sobre a estiagem e os prejuízos causados no município de Tabaí.

Conforme Leandro, todas as culturas da cidade foram afetadas pelo déficit hídrico, entretanto, a cultura do milho, principal cultivo do município, foi constatado perdas de até 90% em algumas lavouras. “Contudo, os produtores que plantaram cedo conseguiram minimizar as perdas. Até o momento, verificamos uma perda média no município de 40 a 50% no milho. Salienta-se que muitos produtores não plantaram ou reduziram o plantio com receio de perder a safra. Dos 300 hectares de milho de silagem anualmente cultivados, apenas 240 hectares foram plantados nesta safra”, explica Leandro.
Sobre o prejuízo financeiro para os agricultores do município, Leandro diz que é difícil mensurar, pois a produção do milho atinge a cadeia da carne e do leite. “A estimativa atual é de R$ 1.397.800,00, podendo se agravar ainda mais se as chuvas não normalizarem, ultrapassando em muito este valor.”
O técnico da Emater considera que, para diminuir essas perdas, o trabalho realizado com antecedência, com reserva de água através de açudes, uso de irrigação e manejo no solo para reter umidade é importantes para minimizar. “Mas o necessário é ter política pública eficiente para se antecipar a este fenômeno. Projeto de açudes aliado à a irrigação, financiamentos subsidiados compatíveis com a realidade do agricultor e revitalização dos solos são algumas iniciativas que podem ser feitas pelo poder público”, salientou.
Conforme Leandro, como política para combater a estiagem, o município decretou estado de emergência e está na expectativa do Programa Avançar do governo Estado. “Até o momento, é o que temos.”
O produtor de milho do Morro do Pedro Rosa, Luís Henrique Araújo dos Santos, diz que está perdendo muito com a estiagem e podem chegar a 70% suas perdas na lavoura do grão. “Estou colhendo minha lavoura e a situação é bem complicada. Eu, como todos os outros produtores de Tabaí, tivemos bastante perda, não conseguimos colher, estava tudo seco.” Segundo Luís, é colher o que tem e dar para os bichos. “Nem faço conta, mas a perda foi fora do normal, foi 70% ou mais. Colher isso aqui só para não deixar no meio da lavoura e ter alguma coisa para dar para o bichos. Um pezinho de milho é só uma caninha, nem grão tem.”
Luís Henrique conta que também presta serviço de trator para os produtores e quase não tem trabalho. “Não estamos nem trabalhando, pouca coisa, poucas horas estamos fazendo por semana, por que não tem quase o que colher. Lavouras que levávamos dez horas para colher, com os tratores e maquinários, hoje em duas ou três horas estamos colhendo a lavoura, o que tiver para colher, é fora do normal o prejuízo, mas temos que tocar.”

Ajuda do Estado

Conforme divulgou o prefeito Arsênio Cardoso, o Município protocolou nesta semana demandas junto a secretaria estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento para o enfrentamento da estiagem. As solicitações foram construção de cisternas e irrigação, abertura de açudes, perfuração de poços artesianos, renovação do convênio Alimenta Brasil e aquisição de escavadeira hidráulica e rolo compactador.

Além disso, verifique

TRIUNFO: Homem de 47 anos é morto por vários disparos de arma de fogo

A Brigada Militar, através do 5° Batalhão de Polícia Militar (5° BPM), durante a noite ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ