Principal / Geral / Na retomada gradual de atividades, clubes vislumbram volta de eventos tradicionais

Na retomada gradual de atividades, clubes vislumbram volta de eventos tradicionais

Após mais de um ano de suspensão total de eventos, a realização de festas infantis, formaturas e casamentos, assim como música ao vivo em bares, restaurantes e lancherias já está permitida em Taquari, desde que cumpridos protocolos municipais. A retomada gradual dos eventos ainda não impactou os clubes sociais do município, mas vislumbrando maior flexibilização dos protocolos, as diretorias já se organizam para uma possível volta de programações tradicionais.

Buscando um panorama da situação atual dos clubes de Taquari, O Fato ouviu cinco entidades ligadas ao esporte, cultura e lazer. As diretorias falaram sobre as dificuldades durante o período de pandemia, as atividades que já voltaram a ser realizadas e a expectativa de um retorno de eventos tradicionais de seus calendários.

Retatec

O Renascença Taquari Tenis Club (Retatec) estava em plena ascensão no número de sócios – atualmente tem 547 num crescimento de 84% em quatro anos, quando precisou fechar as áreas de esporte, lazer e a sede de eventos em março do ano passado, devido à pandemia de coronavírus. “As dificuldades foram superadas pela fidelidade dos associados que mantiveram seus pagamentos, mediante campanhas de incentivo, e com a redução de jornada dos colaboradores, sendo que nenhum funcionário foi demitido”, informou a diretoria do clube.
Atualmente, o Retatec já retomou atividades de lazer e esportes, com uso das quadras de tênis, futebol e vôlei, além da praça de brinquedos, churrasqueiras e lancheria. No entanto, o clube ainda não foi impactado com a retomada dos eventos sociais, não tendo sido realizadas festas em suas dependências. A diretoria relatou que o espaço da sede é grande e se torna inviável a locação devido à limitação de público de 70 pessoas, conforme atual decreto municipal.
Para retomar seu calendário de eventos, o Retatec aguarda a liberação das autoridades públicas. “Grandes shows não serão realizados neste ano. A princípio, estamos pensando em realizar um evento ao ar livre no mês de dezembro, mas ainda estamos analisando a formatação mais adequada, sem comprometer a segurança e a saúde das pessoas”, informou o clube.

Alvi Negro

O Grêmio Recreativo Alvi Negro (Gran) ainda não reabriu a locação para festas infantis, formaturas e casamentos. O clube segue fechado, pois realiza reforma dos banheiros para mais conforto ao público. O Alvi Negro não tem eventos agendados, mas a intenção é de voltar com a programação ainda em 2021, se os protocolos permitirem. “Acreditamos e torcemos para que seja possível realizar os bailes de final de ano, que são o de Natal e de Réveillon. Seria o cenário ideal, mas temos que aguardar as orientações da secretaria municipal de Saúde para programar os eventos”, informou o clube.
Durante a pandemia, o Gran se manteve praticamente com o mesmo quadro social, com cerca de 200 integrantes, e utilizou a receita dos alugueis de salas comerciais para sua manutenção.

CTG Pelego Branco

O Centro de Tradições Gaúchas Pelego Branco, que tem 110 sócios ativos, também precisou fechar as portas em 2020. Desde então, o maior evento que ocorreu em suas dependências foi a Live Farroupilha do ano passado. Os ensaios das invernadas gaúchas ainda não puderam acontecer, devido aos protocolos municipais, que liberam apenas a realização de almoços e jantares. A locação para festas infantis, casamentos e formaturas também não foi realizada após a liberação municipal. “A retomada gradativa dos eventos dificulta a organização, pois temos uma estrutura grande e trabalhamos com voluntariado. Dependendo da quantidade de pessoas e o tipo de evento, inviabiliza a realização”, informou o CTG.
A prioridade do Pelego Branco atualmente é retomar com as atividades das invernadas artística, cultural, esportes e campeira, assim que houver liberação municipal. Posteriormente, a patronagem pensará na volta de eventos do seu calendário, como os fandangos realizados tradicionalmente em setembro e novembro.
Durante a pandemia, para atender seus compromissos financeiros, o CTG Pelego Branco precisou utilizar economias da realização de eventos anteriores que estavam previstas para manutenção de sua sede.

AABB

A Associação Atlética Banco do Brasil, que conta com 280 sócios atualmente, também passou por períodos difíceis durante a pandemia de coronavírus. Com dívidas junto à Federação Nacional das AABBs devido a reformas na sede em Taquari, a entidade precisou postergar o pagamento de algumas prestações para o final do financiamento, reorganizar as despesas e equilibrar as contas durante a suspensão total das atividades do clube. Hoje, a associação já retomou as atividades esportivas tanto para o quadro social quanto para aluguel a não associados. “Com a volta de futebol, tivemos um efeito muito positivo, com regularizações de mensalidades, novos sócios e receitas de aluguel. Conseguimos também uma pequena modernização em nossa sede social, como substituição de cortinas, pintura interna e externa, reforma e pintura de assoalho, o que contribuirá para ampliar o benefício dos sócios e acreditamos, também, que ampliará nossa renda de aluguéis para associados e terceiros”, informou a diretoria da AABB.
O clube já está programando o retorno de seu calendário oficial. Em setembro, deve iniciar o campeonato interno de futebol nas categorias Adulto e Master, além de estar agendada visita da diretoria da Federação Nacional das AABBs para conhecer a sede e cidade de Taquari. “Estamos organizado também um evento de comemoração aos 50 anos da AABB de Taquari e temos benefícios para novos sócios, com cobrança somente do valor da mensalidade, hoje em R$ 45,00”, disse a associação.

Pinheiros

O Esporte Clube Pinheiros manteve-se ativo mesmo durante o período de maior restrição de protocolos, graças à contribuição de patrocinadores e do quadro social, hoje com 270 integrantes. Nessa época, a preparação física dos jogadores foi feita de forma on-line e, assim que houve flexibilização, os atletas passaram a trabalhar presencialmente, respeitando os protocolos determinados pelo município. “O Pinheiros hoje participa do campeonato da Liga de Futebol Encosta da Serra (LIFESA), nas categorias Sub-17, Sub-15 e Sub-13, e está inscrito para participar do campeonato principal da Federação Gaúcha de Futebol na categoria Sub-17, que deverá iniciar na segunda quinzena de setembro”, disse a diretoria do clube.
Até o momento, o Pinheiros não realizou eventos sociais, também devido à inviabilidade em relação ao tamanho e à restrição do número de público de no máximo 70 pessoas. “Quando liberar maior público, vamos programar. No momento, estamos preparando o sorteio de uma motocicleta e outros prêmios, com a finalidade de cobrir os custos de participação nas competições programadas”, informou a diretoria.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ