Principal / Esporte / E lá se foi um ano

E lá se foi um ano

A segunda-feira, dia 15, marcou exatamente um ano da primeira e única rodada da Copa Zanc de Futebol de Campo 2020, paralisada devido à pandemia de coronavírus. Depois de idas e vindas e datas para possíveis voltas, os cinco clubes envolvidos no certame vivem momentos de incertezas e sem saber quando poderão voltar a campo.

Cercada de expectativas, depois de duas temporadas sem Municipal de Futebol de Campo, a Copa Zanc veio preencher uma lacuna para os tradicionais clubes de futebol de Taquari, em 2018, com o certame para Veteranos, e em 2019, para 1º e 2º Quadros. Em 2020, com mais união entre os clubes, agora, mais organizados, a Copa Zanc prometia um campeonato equilibrado e emocionante, contudo, a pandemia de coronavírus atrapalhou os planos e a competição não passou da primeira rodada, estando, desde o dia 15 de março de 2020, paralisada.

Novo rumo e prioridade para o patrimônio

O Colorado foi o único dos cinco clubes da Copa Zanc que trocou de direção neste período. No lugar de Everton Conceição, o Feio, assumiu Éder Azambuja, há menos de um mês. Conforme Azambuja, a situação no clube é difícil e ele admite que, se o certame reiniciasse amanhã, o Colorado não teria condições de entrar em campo. “A situação do clube, hoje, é complicada, mas estamos trabalhando para reorganizá-lo e logo colocá-lo à disposição dos campeonatos e da sociedade de Taquari.” Quanto ao elenco, Azambuja afirmou que, devido a troca de diretoria, os jogadores mudaram bastante em relação ao time que entrou em campo na primeira rodada, “praticamente todo o grupo de 1º e 2º Quadros. Conversei com o Luciano Maria, diretor de futebol, e ele afirmou que, hoje, já teríamos atletas suficientes para as duas categorias.” Sobre a volta do campeonato, Azambuja disse que, primeiro, a nova direção pretende cuidar do patrimônio do clube. “Se conseguirmos organizar tudo o que temos em mente até a volta do campeonato, com certeza vamos entrar. Optamos por uma renovação no futebol, mas vamos fazer tudo por etapas, primeiro o patrimônio do clube, depois voltamos aos gramados.”

Momento para se resguardar

Liliane Pereira da Rocha, presidente do Flamengo, afirmou que o clube sentiu muito a pandemia e não estaria pronto para um retorno neste momento. “O Flamengo é um clube que não tem sede e conta com colaboradores para poder dar suporte aos atletas. Não seríamos justos ao dizer que estaríamos preparados para iniciar de imediato o campeonato, sabemos das dificuldades de treinos e de conseguir patrocínio.” Em relação ao elenco, Liliane afirma que a ideia é manter o grupo montado no ano passado. “Nossa intenção é permanecer com os mesmos atletas. Por isso, neste período procuramos manter contato com todos através do Whatsapp, para não perdermos o vínculo que já havíamos criado. Fizemos uma campanha de arrecadação de alimentos também para unir o grupo, mas com o agravamento da pandemia, infelizmente, agora o contato é por telefone. Não está fácil para ninguém, mas ainda temos um bom grupo e ele está fechado para o que for preciso. Seria de grande importância a volta dos jogos aos domingos, mas no momento atual devemos nos resguardar.”

Um campeonato começando do zero

Valter Costa, o Peninha, presidente do Juventude, disse que 2020 foi um ano muito complicado e que acha difícil a volta da Copa Zanc neste ano. “Se continuar assim como está, hoje, acho muito pouco provável que tenhamos futebol em 2021 também. Mas claro, se houver a chance de voltarmos, estaremos prontos.” Em relação ao elenco, Peninha afirmou que a tendência é de que não haja muitas alterações, apesar de sugerir que a competição reinicie sem contabilizar a primeira rodada. “Acredito que vá começar um novo campeonato, do zero, que, na minha opinião, é o mais certo a ser feito. Assim, os clubes poderiam fazer mudanças e começar tudo com gás novo. Temos vários jogadores de outros clubes que já pediram para jogar conosco. Então, por isso, penso que devemos cancelar o campeonato de 2020, até porque só teve uma rodada, e começar um novo. Mas primeiro temos que ter segurança. Para iniciar uma competição, temos que ter 100% de certeza de que não correremos o risco de ter que parar novamente. Por isso, acho que será viável somente após toda a população ser vacinada.”

Prontos para o retorno

O presidente do São José, Carlos Alexandre dos Santos, o Xandi, disse que o clube aguarda com grande expectativa essa volta, “é claro, depois que passar isso tudo. No clube, está tudo certinho, o plantel será mantido, já discutimos isso e o grupo será o mesmo para a volta. Claro que um nome ou outro pode mudar, até porque se cogita a possibilidade de não mais haver estrangeiros. Mesmo se isso acontecer, já temos alguns nomes acertados, estamos atentos, prontos e aguardando o retorno.”

Difícil a retomada no primeiro semestre

Volmir Roberto Donida, o Chico, presidente do Taquariense, também acha difícil a volta da Copa Zanc em 2021, principalmente porque não seria viável um Municipal no segundo semestre, período em que acontecem disputas regionais. “Não acredito na volta este ano porque, pelo que está aí, não vejo possibilidade de haver o certame no primeiro semestre, no qual, por tradição, é disputado o Municipal. Pelo caminho que estamos indo, não teremos, neste primeiro semestre, um número suficiente de pessoas vacinadas para podermos fazer um futebol seguro e ter público nas partidas. Porque sem público, o Taquariense está fora, acredito que nós e os demais clubes também, pois só com público para termos algum tipo de renda para poder entrar em campo, e isso, no momento, não é saudável, já que temos que preservar a vida.” Sobre o elenco, Chico adiantou que a ideia é, caso o campeonato volte neste ano, manter o maior número de atletas. “Devemos manter a mesma lista, com exceção dos estrangeiros. Esses, no momento, estão totalmente descartados.”

Sem previsão para a volta

Quanto a um possível retorno, o coordenador de Esportes de Taquari, Antônio Carlos Praia Vilanova Júnior, o Juninho, afirmou que, neste momento, é difícil ter qualquer definição sobre a Copa Zanc. “Enquanto tivermos essa situação, com bandeira preta, não temos como prever uma data para o retorno ou início de qualquer competição que seja. Assim que acalmar a situação, poderemos ver as possibilidades e, aí sim, definirmos algo em relação a esse possível retorno.”

Como foi a primeira rodada

Paralisada desde o dia 15 de março de 2020, a Copa Zanc de Futebol de Campo, na sua única rodada, teve somente empates. Na categoria 1º Quadro, no estádio Álvaro Quadros, no Rincão, Juventude e Flamengo empataram em 2 a 2. Leo Santos e Balbino marcaram para o alvi-verde, enquanto Alex Freitas e Daniel anotaram para o Flamengo. No estádio Martins, no bairro Leo Alvim Faller, Colorado e São José ficaram no empate sem gols. Na categoria 2º Quadro, Juventude e Flamengo também ficaram no 2 a 2. Daniel Rolim, duas vezes, marcou para o Juventude, e Jonas e Dieguinho empataram para o Flamengo. No estádio Martins, Colorado e São José, atual campeão, também ficaram no 0 a 0.
Quando for retomada, a segunda rodada do certame prevê duelos em duas praças. O Flamengo, no estádio Martins, no bairro Leo Alvim Faller, onde sediará suas partidas, recebe o Taquariense, que fará a sua estreia no certame, já que folgou na abertura. E no estádio Seloí Lang, no Rincão, o São José recebe o Juventude, no clássico do bairro.

Como é a fórmula de disputa

A segunda edição da Copa Zanc de Futebol de Campo tem cinco clubes, Colorado, Juventude, Flamengo, São José e Taquariense, nas categorias 1º e 2º Quadros. Na primeira fase, todos jogam contra todos, em turno e returno, totalizando oito partidas para cada clube. Os quatro melhores passam para as semifinais, quando o primeiro colocado pega o quarto e o segundo, o terceiro, também em jogos de ida e volta. Os vencedores fazem a final, também em dois jogos.
A ordem dos mandos de campo das semifinais e final será definida pela disciplina. Nas partidas eliminatórias, ou seja, semifinais e final, havendo empate no tempo normal, a decisão será nas penalidades.
No Segundinho, foram inscritos 25 jogadores e todos poderão ser utilizados também na 1º Quadro, que tem 23 inscritos. Destes 23, oito podem ser estrangeiros, ou seja, de fora de Taquari, exceto os de Tabaí, que são considerados da casa. Destes oito, apenas cinco podem assinar a súmula em cada jogo e, para disputarem os mata-matas, terão que ter participado de, pelo menos, uma partida na fase classificatória.
Na primeira edição da Copa Zanc, em 2019, o campeão foi o Parque do Meio que, na final, derrotou nos pênaltis o Colorado. O Taquariense foi o terceiro colocado e o São José, o quarto. Em 2020, o Parque do Meio não entrou na disputa.

Além disso, verifique

Taquariense estreia na Copa RS no dia 27 ou 28

Na última terça-feira, dia 9, na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), foi realizado ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ