Principal / Região / FAZENDA VILANOVA: Depois de vinte anos, Câmara voltará a ter representantes femininas

FAZENDA VILANOVA: Depois de vinte anos, Câmara voltará a ter representantes femininas

Após cinco legislaturas, a Câmara de Vereadores de Fazenda Vilanova voltará a ter representação feminina. Angela Bilhar, 47 anos, e Vanice Drebes, 46 anos, foram eleitas no domingo, 15 de novembro, e conquistaram a titularidade das cadeiras.

A última vez que o legislativo teve uma vereadora titular foi em 1997, com Lery Bilhar da Costa (MDB), falecida em 14 de outubro de 2016. Na atual legislatura, Vanice Drebes (PP) obteve a suplência e chegou a assumir a cadeira por 15 dias, em 2018. Com a conquista da titularidade da função, Vanice diz que está muito feliz. “Atribuo essa vitória, se posso assim dizer, às pessoas que querem mudanças na Câmara de Vereadores. Eu e minha colega, Ângela, estamos à disposição das mulheres e do povo em geral para representá-los na Câmara de Vereadores mais unida, mais respeitada; desta vez, conseguimos colocar mulheres. Será a vez e voz da mulher”, salienta. Ela acredita que o trabalho junto à secretaria da Agricultura, por sete meses, no ano passado, pode ter colaborado para o seu resultado junto às urnas e destaca o apoio que recebeu durante a campanha. “Um agradecimento especial a minha família, que pegou junto e às pessoas que deram a sua cara a tapa para fazer campanha para mim e que foram muito criticadas. Mas chegou a vitória e a recompensa.”
Vanice fala das bandeiras que pretende defender durante o mandato. “Quero ser a voz do interior, passar nas comunidades e tirar a ideia de que o vereador só aparece a cada quatro anos. Essa é minha bandeira. Na minha caminhada na campanha, as pessoas relatavam o descontentamento com os vereadores que estão lá que só aparecem a cada quatro anos; quero tirar esse olhar da população e fazer a diferença. Agora, como vereadora, não vou olhar a cor partidária, vou olhar o que é bom para a população.”
A outra eleita, Angela Bilhar, também fala sobre a conquista. “Estou muito orgulhosa de poder representar as mulheres na política. Ainda existe bastante machismo, mas as mulheres estão assumindo mais as funções na sociedade, na política; acredito que em nosso município, depois dessa eleição, as mulheres serão motivadas a participar mais, ter mais voz e vez na política. Na verdade, temos o nosso lugar, mas acabamos ficando meio tímidas porque os homens estão sempre na frente. Até mesmo na campanha, a gente percebia que as mulheres estão se unindo.” Ela atribui o resultado à sua trajetória de vida, de honestidade e humildade, ao trabalho de 22 anos no órgão público, onde obteve bastante conhecimento. “Sempre fui uma mulher guerreira, batalhei pelo que eu queria, lutei, estudei; nunca desisti; cai, levantei; sempre com vontade. Acredito que eles perceberam essa minha trajetória. Talvez isso esteja sendo um incentivo para as mulheres porque podemos chegar lá.” Prima e afilhada da primeira mulher vereadora de Fazenda Vilanova, Lery Bilhar da Costa, Ângela diz que não imaginava que um dia seria vereadora, mas a vida política ganhou seu gosto. “Ser vereadora passou a ser um sonho. Era o sonho da minha mãe, mas, infelizmente, ela já faleceu e eu não consegui ser enquanto ela era viva. Me inspirei na prima e madrinha Lery, se ela conseguiu eu também poderia”, comenta. A futura vereadora diz que pretende trabalhar por todas as áreas, mas destaca algumas que terão maior atenção: “o direito da mulher, proteção dos animais e cultura, que foi área em que atuei na Prefeitura”.
Em novembro de 2016, o plenário da Câmara de Vereadores de Fazenda Vilanova foi denominado, através de um projeto de lei de Leo Mota (PDT), Lery Bilhar da Costa, em homenagem à primeira mulher vereadora do município. Lery é natural de Taquari e morou em Fazenda Vilanova por 30 anos.

Além disso, verifique

TRIUNFO: Homem de 47 anos é morto por vários disparos de arma de fogo

A Brigada Militar, através do 5° Batalhão de Polícia Militar (5° BPM), durante a noite ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ