Principal / Geral / Taquari registra segunda morte por Covid-19

Taquari registra segunda morte por Covid-19

Em menos de 10 dias, Taquari registrou as duas primeiras mortes por coronavírus. O segundo caso foi registrado no sábado, 13 de junho, de um morador do Rincão, José Carlos da Conceição (foto),  71 anos, que estava internado há 48 dias no Hospital de Clínicas, em Porto Alegre, referência para tratamento de Covid-19.
Casado há nove anos com Vera Lúcia Porcher Conceição, 42 anos, ela conta que ele sentiu dores no abdômen e buscou atendimento no plantão do Hospital São José. Como não resolveu a situação, consultou com médico particular, que o orientou a procurar atendimento no Instituto de Cardiologia, porque tinha passado por cirurgia há cinco anos. “Ele já saiu daqui com febre. Levei no Instituto de Cardiologia, fizeram exame lá e já me deram a folha para o Clínicas, com Covid. Levei e já baixaram lá”, conta a esposa.  Ela lembra os últimos momentos juntos. “Fiquei com ele esperando a consulta, agarrado na minha mão. Ele me deu um beijinho no rosto e me perguntou se eu ia deixar ele lá. Chorou. Eu fiquei triste, não é fácil.”
No período que ficou internado, o contato com a família era apenas pelo telefone. Ele foi intubado, mas na quinta-feira, 11, teve uma melhora e previsão de ir para o quarto. Porém, na madrugada do sábado, teve insuficiência respiratória. José Carlos tinha diabetes e pressão alta. “Ele não acreditava muito, achava que era bobagem do povo. Mas tava se cuidando, usando máscara e álcool gel. Só que não queria parar muito em casa, um dia pedi pra não sair e ele ficou brabo comigo”, lembra. Ele andava de bicicleta, ia no Centro e voltava. “Não é fácil. Ele tava bem e de uma hora para outra… Nós nos dávamos  muito bem, nunca brigamos. Pra mim foi um choque muito grande.” Ela diz ainda que não pôde mais ver o esposo desde que ele foi internado, nem na hora do sepultamento. “Não poder ver o rosto da pessoa mais, não teve velório, nada. É triste. Pra gente da família não é fácil.”
José Carlos morava em Taquari há nove anos. Antes, residia em Canoas onde trabalhou na Trensurb, e deixa dois filhos. Vera Lúcia diz que passou pelo teste de Covid junto de sua mãe, que mora junto, mas deu negativo.
A primeira morte com Covid-19 de Taquari foi registrada no início do mês, de uma paciente que teria contraído o vírus no hospital onde estava internada, em Porto Alegre.

Taquari tem seis casos ativos de coronavírus

Dois meses depois de registrado o primeiro caso de coronavírus em Taquari, o município possui, conforme dados da tarde de ontem, seis casos ativos. O número, segundo o prefeito Maneco, é fruto dos cuidados adotados na comunidade. Em meados de maio, o município chegou a ter 67 casos ativos da doença. Taquari registra 143 casos confirmados de Covid-19, desde 30 de março, sendo 135 curados. Na última semana, foram dois casos novos.  Dois homens, de 46 e 58 anos, que teriam contraído por transmissão comunitária. Há 98 pessoas monitoradas e quatro casos suspeitos, que aguardam resultado do teste.

GERAL - GRÁFICO 01

GERAL - GRÁFICO 02

UTI do Hospital São José pronta para iniciar atendimento

GERAL - Equipe Hospital 02Os 10 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 do Hospital São José, habilitados na semana passada pelo Ministério da Saúde, estão prontos para iniciar o atendimento.
Nesta semana, a equipe de profissionais passou por treinamentos. Segundo a Prefeitura, a Associação Taquariense de Saúde (ATS), que administra o hospital, montou estrutura com médico plantonista 24horas, médico rotineiro 4horas diárias, médico responsável técnico, 20 técnicos de enfermagem, cinco enfermeiros e serviços de fisioterapia, nefrologia e neurologia, mais a ampliação do serviço de farmácia, serviço de limpeza e de nutrição. Paralelo a isso, tem a estrutura de médico internista, enfermeiro e técnico de enfermagem para dar   suporte aos leitos de isolamento clínico para o COVID-19.
Até o final da tarde de ontem, a UTI não registrava nenhuma internação.  Com a habilitação do hospital, os leitos de UTI estão disponíveis para pacientes de todo o Estado com regulação do sistema estadual.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ