Principal / Região / FAZENDA VILANOVA: Sem desculpas na quarentena

FAZENDA VILANOVA: Sem desculpas na quarentena

As medidas de isolamento social afetaram, diretamente, as atividades dos grupos de convivência do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Desde março estão suspensos os encontros para fazer exercícios físicos, realizados semanalmente nas comunidades, e que reuniam dezenas de idosos.

O professor Cristiano da Silva, da empresa Forever Assessoria em qualidade de Vida, contratada da Prefeitura, viu, então, a  necessidade de reinventar-se. Criou, por isso, uma nova modalidade do projeto Vida Ativa e apresentou  à administração municipal, que a aprovou.
No novo formato, o professor vai até a casa dos participantes para promover a atividade física e a descontração, mantendo todos os cuidados preventivos, com o distanciamento de mais de dois metros, uso de máscara e ao ar livre. “Com a pandemia, não podemos mais juntar os grupos e tivemos que nos reinventar. Levei o projeto ao prefeito, que aderiu para fortalecer o vínculo com os idosos, com toda a segurança”, explica Cristiano. O trabalho é realizado em parceria com o CRAS.
Nas quintas-feiras, ele se dedica a fazer os agendamentos dos horários e, nas segundas-feiras, vai até as residências tanto do interior, quanto do Centro.
Com uma caixa de som, ele para na frente da casa dos idosos e faz duas danças. Um dos critérios é usar músicas antigas. “Que levam alegria e fazem lembrar coisas boas”, salienta. Ele chega a realizar até 26 visitas em cada segunda-feira, dia de o   projeto acontecer em Fazenda Vilanova. “Esse projeto é a menina dos meus olhos. É muito gratificante ver o sorriso no olhar deles. Quando vou chegando com a caixa de som, eles estão sentadinhos esperando”, conta o professor de dança sênior com formação em cursos credenciados pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF) e acadêmico em educação física. Através da música, dança, movimento e exercício, ele busca levar qualidade de vida para os idosos.
A moradora da localidade de Arroio do Pau, Leni Sippel, 67 anos, participa dos grupos de ginástica da comunidade, que, atualmente, estão parados. Nesta semana, foi a primeira vez que teve a atividade na sua propriedade. “É muito bom. A gente se anima mais e é mais divertido. Dá um alívio na cabeça, parece que refresca”, afirma a moradora, que faz caminhadas regulares, mas não deixa de participar da atividade do CRAS, que ocorrem  a cada 15 dias.
Outra participante que não perde a aula é Celita da Rosa Conceição, 78 anos. Ela sabe da importância da atividade física e por isso faz caminhada no pátio de casa e na esteira e alongamento. Também participava das aulas oferecidas na comunidade. “Não ficamos sem o Cristiano, gosto da aula que ele dá, é bem divertido. Fica melhor porque, com essa pandemia, a gente fica nervosa só dentro de casa, nem é bom pensar. No dia em que ele vem, a gente já tá alegre esperando. Pena é essa doença que a gente não sabe quando termina. Quanta coisa que a tinha e participava, agora parou tudo”, conta.
O prefeito José Luiz Cenci também salienta a importância da atividade. “Cuidar do nossos idosos e idosas é uma prioridade da nossa administração. Foi assim lá atrás, quando fomos pioneiros em iniciar uma oficina de ginástica orientada e, agora, continuando esse trabalho mesmo com as adversidades impostas pela pandemia. Acredito que esse projeto leva aos nossos idosos uma melhor qualidade de vida e um carinho especial que eles tanto precisam, ainda mais neste momento de distanciamento social. É um belo trabalho realizado pelo professor Cristiano, que está levando felicidade aos nossos idosos, e isso não tem preço.”
O trabalho do professor também é levado aos municípios de Relvado e Anta Gorda.

Além disso, verifique

TRIUNFO: Homem de 47 anos é morto por vários disparos de arma de fogo

A Brigada Militar, através do 5° Batalhão de Polícia Militar (5° BPM), durante a noite ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ