Principal / Geral / Nível do rio está baixo, mas ainda não compromete abastecimento de água

Nível do rio está baixo, mas ainda não compromete abastecimento de água

O Rio Taquari está com cerca de um metro de profundidade no ponto de demarcação monitorado pela secretaria municipal de Agricultura. Segundo o coordenador da pasta, Leandro Palagi, o nível está cerca de 30 centímetros abaixo do normal para a época, mas ainda não compromete o abastecimento de água na zona urbana.
A informação é confirmada pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), que abastece o município e monitora semanalmente o nível da água em seu ponto de captação, situado na Área Municipal de Camping. Segundo a unidade da Corsan de Taquari, não há previsão de racionamento de água neste momento . A medida está sendo adotado em diversos municípios do estado, onde a estiagem está secando as principais fontes de abastecimento da população.
Em março, a precipitação no Rio Grande do Sul foi de 28mm, um quarto da média histórica para o mês, segundo o Governo do Estado. A seca é a maior dos últimos oito anos, pelo menos, de acordo com o governo estadual.

No interior, situação é preocupante

Mais de 50 famílias estão sofrendo com a falta de água para uso doméstico ou consumo de animais no interior do município. Segundo o coordenador de Agricultura, Leandro Palagi, a Prefeitura tem trabalhado com duas equipes no aprofundamento de açudes e abertura de poços para tentar amenizar a situação em diversas localidades do município, principalmente no Pinheiros, Campo do Estado e Porto Grande. Também foi intermediada parceria com o Corpo de Bombeiros e Corsan para levar água nas situações mais críticas.
Além disso, conforme já divulgado por O Fato nas edições anteriores, o prejuízo nas lavouras chega a R$ 10 milhões, tendo mais de 60% de perda no milho e na soja e 20% no arroz, além de outras culturas e pecuária atingidas. A secretaria municipal da Agricultura estima que a perda chegue a 70% da renda anual dos pequenos produtores rurais. “A água é pouca, mas o alimento é menos ainda”, lamenta o coordenador da pasta.

Emater e Corsan dão dicas para consumo consciente

A Emater, que acompanha a situação das famílias do campo com a seca, e a Corsan, que abastece a zona urbana e parte da rural, divulgaram, nesta semana, medidas que a comunidade urbana também pode adotar para amenizar os prejuízos da estiagem. “São muitas tristezas e angústias acontecendo ao mesmo tempo, vamos colaborar. Cada um fazendo sua parte , vamos minimizar um pouco a seca e nossas famílias de agricultores agradecerão, pois são eles que produzem nossos alimentos”, disse a chefe do escritório da Emater de Taquari, Ana Cláudia Desconsi.

Dicas

– Tomar banhos rápidos.
– Ao lavar as mãos, primeiro ensaboar, fechar a torneira e depois enxaguar.
– Limpar e higienizar  carros por dentro, deixar para lavar por fora depois de uma abençoada chuva.
– Lavar a louça em uma bacia dentro da pia e reutilizar a água. “Antigamente se fazia assim e é só por um tempo”, indica a extensionista rural.
– Colocar o máximo de roupas na máquina a cada lavagem.
– Ao lavar roupas, a água da máquina pode ser toda reutilizada, basta adaptar sua saída.
– Usar somente a vassoura para limpar a calçada e o quintal.
– Não fazer uso de grandes volumes, como o de piscinas plásticas.
– Utilizar regador para molhar as plantas nos horários de menor incidência de sol.
– Regular as válvulas de descarga.
– Ficar de olho em vazamentos e torneiras pingando.

Frigorífico também tem problemas com a seca

GERAL - Estiagem BombeirosO Frigorífico Vianna, único no município no abate bovino, também está com dificuldade de abastecimento de água. O empreendimento situado nas proximidades da Aleixo Rocha abate cerca de 50 bovinos diariamente entre segunda e sexta-feira. Segundo o proprietário Leandro Joel Viana da Silva, são necessários de 1000 a 1200 litros de água para a realização do abate de cada animal. Os cinco poços da empresa, sendo dois industriais, não estão dando conta do abastecimento. “Os poços não têm vazão suficiente porque a seca está muito grande. Por noite, eu consigo recuperar de 20 a 25 mil litros, mas não é suficiente para todo o abate”, informou o empresário. O frigorífico adquiriu mais quatro caixas d’água, ampliando a capacidade para 88 mil litros, buscando armazenar o máximo possível durante o final de semana.
Na última quarta-feira, por intermédio da Prefeitura, o Corpo de Bombeiros levou 9 mil litros de água à empresa para complementar o abastecimento e viabilizar o abate do dia. Ontem, o frigorífico não realizou abates para armazenar água e concentrar o serviço durante o dia de hoje, quando os Bombeiros devem, novamente, auxiliar a empresa.
De acordo com o soldado Roger, da corporação de Taquari, estão sendo atendidas cerca de 10 situações semelhantes, semanalmente “É um trabalho atípico, devido à estiagem. Tudo coordenado pela secretaria da Agricultura. Eles recebem os pedidos e nos repassam para atendermos aos chamados”, explicou.

Abastecimento de água em Tabaí e Paverama segue normalizado

A água que chega às torneiras para a maior parte da população de Tabaí e Paverama é fornecida por poços artesianos. Nesta semana, o jornal entrou em contato com os responsáveis pelo abastecimento de água desses municípios, que relataram, no momento, não haver previsão de racionamento.
O Departamento Municipal de Abastecimento de Água de Paverama, que atende a 1,7 mil imóveis, está alertando para o consumo consciente da água. Segundo o responsável pelo setor, Jair Roberto da Silva, não há como medir o nível de água nos poços. “Não tivemos problemas de falta de água, mas temos que evitar o desperdício para não haver racionamento”, informou.
O vice-presidente da Sociedade de Abastecimento de Água do Trevo Tabaí, (Saatre), que administra três poços no município e atende a 580 propriedades, também relatou não haver previsão de racionamento. “Estamos acompanhando a situação, mas está tranquila até o momento”, disse Volnei Machado de Quadros.
O jornal não conseguiu contato com a associação responsável pelo abastecimento de água de Fazenda Vilanova.

Fazenda Vilanova decretou situação de emergência em função da estiagem

Na sexta-feira, 27 de março, o prefeito José Luiz Cenci decretou situação de emergência em função da estiagem. A decisão foi tomada em reunião com a Emater e secretarias da Agricultura e Administração e Fazenda.
Segundo a extensionista, Luciane de Armas, a perda chega a 17% em todo o setor primário em Fazenda Vilanova, e os números devem aumentar nos próximos meses, tendo em vista que não foi possível produzir uma silagem de qualidade para alimentar o rebanho no inverno. Também há preocupação quanto à  subsistência, que proporciona aos agricultores a produção de seus próprios alimentos e garante a sobrevivência no campo. Segundo José Luiz Cenci, existem no município muitas pequenas propriedades que basicamente produzem o alimento para a própria família. O prefeito acredita que estas famílias vão passar por sérios problemas financeiros porque vão precisar comprar o seu alimento na cidade.
Para decretar situação de emergência, a Prefeitura levou em conta o levantamento feito pela Emater. “Nos deu um alerta e não tivemos mais alternativa a não ser fazer o decreto”, informou. Para matar a sede dos animais, a secretaria de Agricultura do município está construindo poços de dessedentação (tanques) em propriedades do interior que trabalham na criação de gado leiteiro e de corte.

Chuva deve continuar abaixo da média em abril

Segundo a metrologista da Metsul, Estael Sias, a previsão é de que a chuva continuará abaixo da média no mês de abril, que, na região, é de 102mm. “O gráfico para os próximos 45 dias, em Teutônia (onde está instalado o pluviômetro da região), indica ainda chuva irregular, com intervalos razoáveis de tempo seco entre um episódio de chuva e outro”, informou a metrologista. Em maio, deve haver aumento na chuva, com a   previsão  de 135mm para o próximo mês na região. “Indica volume ao redor da média”, explica Estael Sias.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ