Uma moradora do bairro Colônia Vinte, de 56 anos, registrou, na delegacia de Taquari, que, na manhã de 11 de março, foi vítima de golpe, através de ligação telefônica. A taquariense recebeu ligação de um homem, dizendo que o cartão de crédito dela havia sido clonado e que já tinham sido realizadas compras em um magazine de Curitiba, no valor de R$ 1.499,00. Então, foi solicitado que a vítima ligasse para um 0800, que havia atrás de seu cartão. Realizada a ligação, foi atendida por uma mulher que se dizia funcionária do banco e informou que seu cartão havia sido clonado em nível 8. Foi fornecido à vítima um número de protocolo da ligação de Curitiba, depois gerado outro protocolo de cancelamento da compra e, também, gerado um boletim de ocorrência. Nesta mesma ligação, a mulher foi orientada a fazer uma carta de contestação de valores, para ser entregue, juntamente com o cartão, para um funcionário do banco, do qual foi dado o nome com um número de crachá. Por volta das 13 horas, um rapaz alto, magro e moreno que usava uma camiseta branca, com crachá de número correspondente ao que havia sido informado, esteve na residência da vítima, que fez a entrega do seu cartão com a senha. Depois disso, a estelionatária, que estava ainda no telefone, pediu à vítima que desligasse por alguns minutos. Foi ai, então, que a mulher desconfiou de que era um golpe e foi até seu banco, onde lhe informaram que já havia sido feito um saque de 200 reais com seu cartão e que, também, foram realizadas compras no débito e outras transações bancárias. O prejuízo da moradora de Taquari, com o golpe, passou de dez mil reais.
Professora aposentada é vítima de tentativa de golpe
São 13 horas da quarta-feira, 11 de março, neste momento, em Taquari , inicia mais uma tentativa de golpe por telefone. Uma professora aposentada, de 79 anos, moradora do bairro Prado, atende a ligação; do outro lado da linha, está uma golpista que lhe informa que realizaram compras com seu cartão bancário, no Paraná, em um magazine, e, ainda, diz-se funcionária do banco, solicitando dados da aposentada para cancelar a compra. A senhora diz que vai ligar para seu banco em Taquari, e a golpista orienta que não desligue, pois passaria a ligação direto para o banco de Taquari, perguntando se ela tem algum atendente de preferência. A aposentada afirma que sim e diz o nome do funcionário, que, na ligação, afirma a ela que está muito ocupado e que vai passar para uma colega. A nova atendente diz para a vítima que um funcionário do banco vai passar em sua casa para pegar uma cartinha com seus dados e seu cartão, a fim de cancelar a compra e pergunta se haverá mais alguém na casa. A aposentada informa que um filho estará em casa e a ligação é encerrada. Uma neta da vítima, após ouvir o relato da avó, suspeita que ela esteja caindo em um golpe. A aposentada liga para o banco de Taquari, é informada de que realmente se trata de uma fraude e é orientada a não entregar o cartão. Até o momento, os golpistas não apareceram para tentar pegar o cartão e os dados da vítima, que contou o ocorrido a O Fato, na intenção de prevenir o maior número de pessoas.
Parcela do 13° salário de 2020 será paga no dia 20 de março
A assessoria de imprensa da Prefeitura anunciou, ontem, que pagará no próximo dia 20, de forma adiantada, 50% da parcela do 13° salário deste ano para seus funcionários. O investimento da administração será de mais de R$ 700 mil.
Este é o terceiro ano consecutivo que a Prefeitura faz o adiantamento. Em março de 2019, Taquari já tinha sido uma das primeiras cidades do Estado a pagar a primeira parcela do benefício aos funcionários públicos, investindo mais de R$ 600 mil. O mesmo aconteceu em 2018. “E assim seguimos, com nossas contas rigorosamente em dia, quebrando recordes diferentes em diversas áreas e aplicando mais de R$ 50 milhões em obras”, afirmou o prefeito Emanuel Hassen de Jesus (Maneco) através da assessoria de imprensa.
Mãe reivindica alteração na linha de transporte escolar em Amoras
A moradora de Amoras, Andreia Mallmann, procurou o jornal para reivindicar uma alteração na linha de transporte escolar do interior do município. Segundo contou, há cerca de dez crianças que residem a aproximadamente 1km da escola Pedro Pereira Machado. O ônibus escolar passa no local às 11h30, segue em direção ao Cerro dos Kern e Júlio de Castilhos, para posteriormente deixar as crianças na escola por volta das 12h40. Andreia conta que ela e os demais pais acham cansativa a viagem de cerca de 1h10min até a escola e, por isso, as crianças vão a pé para a aula. Ela pede que o ônibus, após deixar os estudantes na Pedro Pereira Machado, retorne à região onde moram para buscar as cerca de dez crianças e levar à escola. Segundo a moradora de Amoras, daria tempo de fazer isso, pois o ônibus chega 12h40 e a aula só começa às 13h15. Para Andreia, isto poderia ser feito pelo menos nos dias de chuva para que as crianças não cheguem molhadas no educandário.
O que diz a prefeitura
Sobre o referido caso, a Secretaria de Educação já está providenciando a alteração da linha. A solicitação não pôde ser resolvida de imediato por se tratar de linha terceirizada, a qual, no momento, está sendo realizada através de contratação emergencial, pois se tentou renovação do contrato para este ano letivo e a empresa que realizava este roteiro não teve interesse em renová-lo.
Então, a pasta teve de fazer uma contratação emergencial para iniciar o ano, mantendo as mesmas condições do contrato anterior, inclusive de quilometragem, enquanto a nova licitação está sendo realizada. Assim que o processo licitatório estiver concluído, a solicitação será atendida, mesmo que isso acarrete em mais custos à administração, pois aumentará a quilometragem contratada. Os moradores da região devem continuar utilizando o transporte vigente enquanto o processo licitatório está sendo finalizado.