Principal / Geral / Plano de contingência do coronavírus é apresentado no Conselho de Saúde

Plano de contingência do coronavírus é apresentado no Conselho de Saúde

A secretaria estadual da Saúde apresentou ao Conselho Municipal, na noite da segunda-feira, 9, o Plano de Contingência do Novo Coronavírus, o Covid-19. Ou seja, as ações e orientações para o combate ao vírus, em caso de diagnóstico no município. “Dentro do que é possível se preparar, estamos preparados”, disse a enfermeira-chefe da atenção básica, Andreia Oliveira.
Até a tarde desta quinta-feira, no País eram 60 casos confirmados. No Rio Grande do Sul são quatro, a maioria em Porto Alegre.
Entre as ações previstas pela secretaria de Taquari, estão orientações nas escolas, a partir dessa semana, para alunos e professores, por uma equipe da secretaria da Saúde ou pelas enfermeiras dos postos. Foram realizadas, na semana passada, reuniões com as equipes de enfermagem e agentes comunitários.
São considerados suspeitos os casos em que as pessoas chegam na unidade com um sintoma de gripe, como tosse, e com febre após ter viajado para algum dos países que registraram a ocorrência do Covid-19. Outra possibilidade é apresentar sintomas e sinais de gripe após o contato direto com pessoas diagnosticadas com o vírus. “Quem viajou para as regiões com coronavírus, mas não apresentar nenhum sinal ou sintoma, não tem por que estar alarmado. Não significa que quem viajou teve contato com o coronavírus. Não temos, ainda, circulação direta do vírus no país”, salientou a enfermeira.
No caso de enquadramento como suspeito, a pessoa deve procurar a unidade de saúde, que vai aplicar um questionário e colocar em isolamento. O médico analisará se é grave e encaminhará para o hospital, onde será coletada amostra para teste do tipo de viral. A pessoa ficará internada e, em caso de agravamento, será direcionada ao Hospital de Canoas ou de Clínicas em Porto Alegre. Se o quadro for leve, será levado ao hospital para fazer a coleta e ficará em isolamento domiciliar com acompanhamento da equipe da unidade de saúde. “Não quer dizer que o profissional vai lá todos os dias, poderá utilizar outros meios para fazer o acompanhamento”, salientou.
O Covid-19 tem atingido mais as pessoas acima de 60 anos. O vírus fica em média 16 dias no organismo. A transmissão ocorre no período que aparecem os sinais e sintomas, através das gotículas ao tossir ou espirrar.

A importância da prevenção

Andreia destacou que a prevenção é ligada à questão da higiene, lavando bem as mãos, não apenas a parte de baixo, mas entre os dedos, as unhas e o punho, e ainda usar o álcool gel, além da higienização das superfícies. Também é importante não compartilhar objetos pessoais. O uso do chimarrão deve ser revisto em ambientes coletivos. Não é a hora de sair de máscara pelas ruas, a etiqueta da tosse consiste em cobrir a boca com lenço de papel ao tossir (e descartar em seguida) ou usar o braço, na região do cotovelo.
Outra questão importante é cuidar o que dizem as fontes oficiais de informação, como o site do Ministério da Saúde, e não propagar as notícias falsas.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ