Principal / Variedades / Terno de Reis encerra o 28º Natal Açoriano

Terno de Reis encerra o 28º Natal Açoriano

Taquari mantém a tradição de origem portuguesa do Terno de Reis. Na noite da sexta-feira, 3 de janeiro, ocorreram apresentações na Praça da Bandeira e confraternização na Câmara de Vereadores. O evento encerrou a programação do 28º Natal Açoriano em Terra Gaúcha.
Cerca de 10 grupos de Taquari e região realizaram apresentações. Entre eles, o grupo Amigos do Bigode, que se apresentou com cinco integrantes. “Os versos vêm na cabeça, no improviso, tu canta um para o aniversariante, outro para a dona da casa. É uma tradição que vem dos antigos, do pai, do avô. Faz 10 anos que a gente se reúne uma vez por ano, sempre no meu aniversário. Os outros são pão-duros, não pagam a carne”, brinca Valdaí Marques da Silva, 68 anos, o Bigode. “Eu só vou deixar isso aqui no dia que Deus me levar”, acrescentou o primo e integrante do grupo, Hélio Duarte da Silva, 64 anos.
O Tropeiros do Divino, de Triunfo, participa do evento em Taquari há mais de 15 anos. Para o integrante Teodolino Freitas de Sá, 51 anos, é importante a realização das apresentações no Centro do município para que a tradição não seja esquecida. “É primordial para que os jovens possam assistir e queiram participar. É uma tradição que não pode morrer. Além de cantar nas casas, a gente sempre participa desses eventos na região e temos CD gravado também”, contou o morador de Triunfo. Entre os participantes, o montenegrino Mateus de Vargas chamava atenção por ser o mais novo no evento. Aos 31 anos, contou que aprendeu a tradição quando criança, junto ao pai e demais familiares. “Isso vem da criação, eu me criei escutando e gostando. Quem quer que as crianças sigam a tradição tem que incentivar, mas a maioria larga de mão, deixa mexendo no telefone, às vezes não tem tempo. Mas metade das coisas que a criança gosta vem do pai e da mãe. Eu quero ver se passo para meus filhos”, falou.

Saiba Mais

O Terno de Reis é uma tradição açoriana relacionada à história bíblica dos Três Reis Magos, que visitaram Jesus no dia 6 de janeiro, data em que é comemorado o Dia de Reis. Eles teriam saído à procura de Jesus no dia 25 de dezembro, então a tradição do Terno de Reis é de que os grupos visitem casas de suas comunidades entre os dias 25 de dezembro e 6 de janeiro, levando versos e improvisos.

Além disso, verifique

Uma noite deslumbrante

O Grêmio Recreativo Alvi Negro promoveu mais um Baile de Debutantes, no último sábado, 21 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ