Principal / Geral / Prefeitura ainda não tem previsão para concluir creches

Prefeitura ainda não tem previsão para concluir creches

Duas obras iniciadas em junho de 2016 ainda não têm previsão de ser concluídas. Segundo informações da prefeitura, as obras das escolas de educação infantil dos bairros Leo Alvim Faller e Colônia Vinte de Setembro dependem do fluxo de pagamentos do governo federal, que demoram a ser liberados.

A creche do Leo Alvim Faller, situada na rua Professora Carolina Alvim, está quase pronta. Segundo a prefeitura, 69,33% da obra são considerados concluídos. No Colônia Vinte, a construção está mais atrasada, com 56,72% prontos. O atraso na obra deste bairro se deu em função da necessidade de aterro e terraplanagem do terreno, o que não foi preciso realizar no Leo Alvim Faller. Os recursos para as obras são do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Governo Federal, sendo R$ 1,2 milhão para cada creche. De acordo com a prefeitura, os valores são pagos por etapas, ou seja, quando a empresa conclui determinada parte da obra, realiza as medições e solicita os pagamentos referentes ao percentual concluído.
No entanto, muitas vezes, a liberação destes recursos atrasa e faz com que a empresa paralise a obra até que seja pago o serviço já realizado.

110 crianças aguardam por vagas

A moradora do bairro Colônia Vinte, Diana Borba dos Santos, 30 anos, aguarda uma vaga para a filha Maria, de 3 anos e meio, desde 2017. Ela relatou que esteve na prefeitura e recebeu a informação de que a filha havia sido chamada no final do ano passado, no entanto, conta que nunca recebeu contato nos telefones indicados na secretaria da Educação informando da vaga, “Mas, claro, eu estava morando em Canoas, na época, mas já faz quase um ano que voltei para Taquari. Resumindo, tive que fazer uma nova inscrição e agora tenho que esperar de novo. Pedi para eles se tinha como me dar uma certa urgência, porque sou mãe solteira, com duas crianças em casa,a resposta que tive foi: vai para a fila de espera, assim como outros”, contou a mãe, que tem serviço fixo durante o turno da manhã, e precisa deixar a filha com familiares.
De acordo com a prefeitura, atualmente, há 1.324 crianças com idade de educação infantil no município, sendo 110 alunos na lista de espera por vagas em creches públicas. “Sendo 76 de maternal (de dois a três anos) e 34 de berçário (de seis meses a um ano e nove meses). Todas as crianças inscritas que completaram quatro anos até 31 de março deste ano foram contempladas com vagas”, informou a administração municipal. As duas creches que estão em construção no Colônia Vinte e Leo Alvim Faller terão capacidade para atender 120 alunos cada, ou seja, 240 no total. Isto resolveria o déficit de vagas na educação infantil no município, apresentado pela prefeitura.
Um estudo publicado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS) em dezembro do ano passado, com dados de 2017 como referência, apontou que era necessária a criação de 287 vagas em creches no município, para cumprir as metas do Plano Nacional de Educação, que deveriam ter sido alcançadas em 2016. É considerada atendida a meta quando estiverem matriculadas todas as crianças de 4 a 5 anos e 50% de 0 a 3 anos. As taxas de atendimento em Taquari eram de 78,95% de 4 a 5 anos e 39,15% de 0 a 3 anos.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ