Principal / Geral / Completa um ano a interdição do bloco cirúrgico do hospital São José

Completa um ano a interdição do bloco cirúrgico do hospital São José

Uma vistoria do Centro Estadual de Vigilância em Saúde resultou na interdição do bloco cirúrgico e do Centro de Material e Esterilização do hospital São José. A situação ocorreu no dia 24 de julho de 2018 e ainda não foi solucionada. Com o setor bloqueado há um ano, aumenta a dificuldade no atendimento à população, além da arrecadação de recursos para a instituição. A obra que resolverá o problema é licitada pela prefeitura
Segundo o prefeito Maneco, a primeira licitação para contratar empresa que realizará a reforma do bloco cirúrgico deu deserta, ou seja, não houve interessadas. A segunda licitação terá as cartas-propostas abertas na quinta-feira, 15 de agosto, às 9h, na prefeitura. “Só vamos saber no dia se há empresas interessadas em realizar a obra. Se der deserta de novo, podemos contratar sem fazer a licitação. Vamos procurar as empresas e achar uma que faça pelo valor que nos propomos  pagar”, explicou o prefeito. A reforma tem investimento de R$ 602.019,00, com recursos próprios do município. Segundo ele, a obra começa até o final do ano. “Queremos começar e concluir essa obra o mais rápido possível”, salientou.
De acordo com o diretor do Hospital São José, Oscar José Fernandes Júnior, a interdição do setor dificulta o trabalho da casa de saúde e o atendimento dos pacientes, que precisam ser encaminhados a instituições fora de Taquari. A perspectiva é de grande melhora no atendimento prestado pelo hospital quando a obra estiver concluída, assim como aumento de receita, que passará a agregar mais serviços. “Os pacientes voltarão a ter atendimento no próprio município em uma estrutura ampla, adequada e moderna, de acordo com a legislação vigente. Esse processo trará mais comodidade, segurança e resolutividade no atendimento cirúrgico, otimizando os fluxos de atendimento, inclusive com possibilidade de ampliação do quadro clínico”, informou Oscar José Fernandes Júnior. O diretor salientou que, após a conclusão da obra, poderão voltar a ser realizadas cirurgias de baixa e média complexidade em Taquari.

O que precisa ser corrigido

O setor foi interditado para correção de situações de rotina, segundo informou na época o coordenador regional de Saúde, Ramon Zuchetti. Uma das situações era o uso do mesmo acesso (porta) para entrada de material sujo e saída do limpo. O correto, segundo a coordenadoria, seria entrar com o material sujo por um lado e sair com o limpo pelo outro. Outras situações apontadas foram a atualização de Procedimento Operacional Padrão (POPs) pela enfermagem, o controle da água utilizada em todos os setores e do programa integrado de controle de pragas e vetores. A fiscalização também citou a pia de escovação pré-cirúrgica de mãos em quantidade insuficiente e com torneira inadequada com relação ao sistema de aquecimento e quanto ao fechamento; existência de alçapão no forro de gesso da sala cirúrgica; a inexistência de controle de todos os procedimentos de limpeza e desinfecção química dos materiais processados no CME e do fluxo na área limpa do CME para que não ocorra o cruzamento de materiais esterilizados e não esterilizados.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ