Principal / Região / FAZENDA VILANOVA: Vereador sugere cadastramento de cães para reduzir número de animais abandonados

FAZENDA VILANOVA: Vereador sugere cadastramento de cães para reduzir número de animais abandonados

Um dos assuntos debatidos na sessão do Legislativo da quarta-feira, 8 de setembro, foi o abandono de animais no município. O vereador João Fernandes (Progressista) contou que o prefeito está estudando a possibilidade de repassar recursos a uma clínica veterinária, auxiliando no custo da castração de animais que estão nas ruas e não tem donos. “É um problema de saúde pública”, salientou.

Álvaro Brandão (PDT) disse que é favorável à realização de um cadastramento de cães por parte dos municípios para que haja um maior controle e responsabilização dos donos dos animais que são abandonados. Álvaro justificou que muitos animais são pegos quando filhotes, mas abandonam quando crescem. “Quando são filhotinhos é tudo muito bonitinho, depois que ficam grandes, não querem mais, abandonam. Perto da minha casa, em um mês, foram abandonados uns três ou quatro. Se todo o município cadastrar o animal e este vier a morrer será dada baixa (no cadastro).” Ele disse ainda que, nas proximidades da Câmara de Vereadores, há animais que têm dono e andam soltos nas ruas. Álvaro afirmou ainda que deveria haver câmeras de monitoramento para flagrar as pessoas que abandonam os animais.
A sugestão recebeu o apoio dos vereadores. O presidente do Legislativo, Paulo Délcio de Souza (Republicanos), disse que é favorável à ideia de cadastrar os animais, como ocorre com os bovinos e equinos. “A responsabilidade, realmente, é dos donos.”
Ângela Bilhar lembrou que a situação dos animais abandonados está ficando insustentável. “São muitos cachorros abandonados, as pessoas recorrem a nós, mas não temos mais para onde levar. (…) Os bichinhos não têm culpa.”, disse a vereadora.
Leo Mota (PDT) também concorda com a ideia do cadastramento e relata que os animais soltos oferecem risco no trânsito. Vai ajudar com recursos financeiros na castração de animais que estão nas ruas.
A sessão do legislativo de segunda-feira, 6, foi suspensa em decorrência da morte de um familiar de dois vereadores.

Três projetos de lei aprovados

Os vereadores aprovaram, na sessão do Legislativo desta semana, três projetos de lei, um deles com uma emenda. Foi aprovado o projeto de lei 64/2021, que prorroga o contrato temporário do médico veterinário para dar continuidade ao trabalho desenvolvido para o Serviço de Inspeção Municipal, que agrega valores às famílias produtoras rurais e atende o Frigorífico Fazenda Glória.
O projeto de lei que acrescenta o inciso 2º ao artigo 11, da Lei Municipal que trata do programa de qualidade do rebanho também foi aprovado. Com a nova redação, fará jus ao benefício do programa o produtor rural que tiver pessoa devidamente habilitada para efetuar inseminação, desde que com vínculo na propriedade. A matéria estava em análise das comissões legislativas.
Também foi aprovado o projeto de lei de prorrogação do contrato temporário do Agente de Combate a Endemias. A matéria tinha como data limite até 2024, porém o vereador João Fernandes (Progressista) apresentou emenda reduzindo para um ano o período de prorrogação do contrato.

Minuto de silêncio pelas vítimas de assassinato da região

A vereadora Ângela Bilhar (Progressista), em seu pronunciamento, referiu os casos de violência ocorridos no final de semana, no Vale do Taquari. Ela falou sobre o assassinato de uma jovem de 19 anos, ocorrido em Bom Retiro do Sul, no domingo, à noite, que era sua sobrinha e afilhada. “Uma menina que se criou aqui na Fazenda Vilanova, de família, e que acabou se envolvendo em um mundo violento.”
A vereadora também citou o assassinato da menina de cinco anos, ocorrido na tarde do sábado, em Lajeado, tendo como suspeito um amigo da mãe da vítima. “Quero fazer um apelo aos pais, às famílias e à juventude, que pensem bem e não deixem seus filhos na mão de qualquer um (…). Jovens, não entrem nesse mundo das drogas, que não tem volta.”
A pedido de Ângela, os vereadores fizeram um minuto de silêncio em memória dessas vítimas.

Além disso, verifique

TRIUNFO: Homem de 47 anos é morto por vários disparos de arma de fogo

A Brigada Militar, através do 5° Batalhão de Polícia Militar (5° BPM), durante a noite ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ