Principal / Geral / Entre abril e agosto, número de empresas fechadas não superou o do ano passado

Entre abril e agosto, número de empresas fechadas não superou o do ano passado

O número de empresas que fecharam em Taquari, de abril até 20 de agosto, conforme dados obtidos junto à Prefeitura, ainda não alcançou o dado de 2019. As medidas de distanciamento social para prevenção do coronavírus, que afetaram a economia, não impactaram tanto como se esperava no número de empresas fechadas.

Entre abril e 20 de agosto de 2019, 31 empresas encerraram as atividades junto à Prefeitura. Em 2020, dados de abril até 20 de agosto, mostram que foram 28 empresas fechadas.
A presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Codevat), Cíntia Agostini, que é doutora em Desenvolvimento Regional, explica que a situação de Taquari é parecida com a de outros municípios da região, sendo que, em alguns, já há saldos positivos de abertura de empresas e de recuperação da empregabilidade. “Logo que começou a pandemia, todos nós nos assustamos muito pelo impacto inicial. Em muitos negócios, os donos acreditavam que teriam que fechar. Num segundo momento, logo na sequência, ali por maio e junho, eles viram que seria necessário reestruturar e fazer alguma demissão, mas não  seria preciso fechar. Em julho, começamos a ver retomadas nos níveis de desemprego. Ainda são negativos, mas não são tão ruins ( entre contratações e demissões)”, diz Cíntia.
Ela explica que a característica econômica da região, que produz e desenvolve a cadeia de alimentos, traz uma grande vantagem. “As pessoas abriram mão de outras coisas, mas de se alimentar e acessar alguns bens, não. Elas continuaram e isso fez com que boa parte dos nossos negócios se mantenha parcial e aberta. A área de serviços e comércio teve reduções de 50% a 70%, mas isso não indica fechamento. Fecharam alguns que já estavam com dificuldades anteriores, mas a maior parte tem tentado se sustentar. De uma forma geral, estamos vendo retomadas e acredito que já chegamos ao fundo do poço e estamos retomando, obviamente, de forma lenta e gradual”, explica.

Aposta em novas formas de vendas

A empresária e lojista, Lídia Rosa da Silva, diz que sofreu por antecedência. “Fiquei com muito medo de ter que demitir alguém ou ficar com contas em atraso”.
Mas com o decorrer do tempo, os comerciantes foram buscando alternativas. “Foram surgindo medidas que nos ajudaram muito, as emendas do governo Federal, de redução de jornada de trabalho e suspensão de contrato, além do financiamento do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), que nos auxiliou muito também!”, salienta.
Para dar andamento nas  vendas, mesmo com as medidas restritivas, ela apostou em outras formas de trabalho e na divulgação. “O uso das redes sociais nos ajuda muito também a atender os clientes que evitam sair de casa. A questão agora é ir até o cliente, nos casos de bandeira vermelha. Acredito que a forma de atender está mudando e nós,  lojistas, temos que nos adequar e conviver com a doença, até que ela seja solucionada”, afirma.

Sonho da empresa própria adiado

O garçon Mateus Tomazi, 34 anos, estava pensando em investir em Taquari, no ramo da alimentação, mas as dificuldades decorrentes da pandemia de coronavírus o fizeram avaliar melhor e desistir. Ele chegou a dar os primeiros passos para ter uma empresa própria, no entanto ,  optou em esperar mais um pouco. “Com a pandemia, investir um dinheiro para não ter retorno não está valendo a pena”, diz.
Natural de Porto Alegre, com experiência em restaurantes e churrascarias de Porto Alegre e São Paulo, optou, neste momento, em trabalhar com a irmã, proprietária de uma pizzaria em Taquari.

Empresas baixadas desde abril de 2020

1 Tecnologia da informática

1 Vidraceiro

5 Lancherias

2  Minimercados

1  Oficina mecânica

1  Chapeação

1 Comércio de móveis

6  Prestadoras de serviço

1 Comércio de peças de veículos

1  Comércio varejista de calçados

2 Comércio varejista de roupas

1 Farmácia

3  Comércio varejista de colchoaria e cama mesa e banho.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ