Principal / Geral / Maioria dos prefeitos foi contra calendário do governo do Estado de volta às aulas

Maioria dos prefeitos foi contra calendário do governo do Estado de volta às aulas

A Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) anunciou, no início da semana, o resultado de uma pesquisa realizada junto às Prefeituras sobre o calendário apresentado pelo governo do Estado para o retorno das atividades escolares.

O Estado propõe o retorno às aulas presenciais somente nas regiões que estiverem em bandeira amarela e laranja, e que seja gradual e escalonado, a partir de 31 de agosto para as redes pública e privada. O primeiro nível a voltar seria a educação infantil. O ensino superior retornaria em 14 de setembro, o médio e técnico, em 21 de setembro, os anos finais do ensino fundamental, em 28 de setembro, e os anos iniciais, em 8 de outubro.
O levantamento da Famurs revelou que 57% dos prefeitos entendem que o retorno deva iniciar pelo ensino superior; 16% pelo ensino médio e técnico; 15% pelos anos finais do ensino fundamental ,  e 3% pelos anos iniciais. Apenas 6% concordam que o retorno das aulas comece pelos alunos de 0 a 5 anos. Como justificativa para a rejeição da proposta, os prefeitos elencaram como principais problemas para o retorno das aulas  o risco de contaminação de alunos e servidores públicos (92%); o cumprimento dos protocolos de saúde no transporte escolar (53%); falta de professores e a impossibilidade de contratar servidores devido ao período eleitoral (44%); falta de equipamentos de proteção individual, os EPIs (32%)  e elevado número de casos de Covid-19 no município (29%).
Na manhã da quarta-feira, 19, a Famurs e os presidentes das associações regionais se reuniram com o governo do Estado, Ministério Público (MP) e Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), por videoconferência. “A posição da entidade, neste momento, é de inviabilidade. Nós temos uma preocupação com o risco que alunos e professores irão correr, não há notícias de diminuição de casos para as próximas semanas e há inúmeras questões práticas que preocupam os gestores, como transporte escolar e contratações”,  justificou o presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen. Uma das proposições da Federação é de que, neste momento, o Estado não transfira a responsabilidade aos gestores municipais sobre a decisão, de forma individual, de reabertura das instituições de ensino. Caso a decisão fique a cargo do Executivo estadual, os municípios poderão ou não adotar medidas mais restritivas sobre o retorno das aulas.
Com relação a escolas privadas de educação infantil, a sugestão da Famurs é de que o Banrisul disponibilize uma linha de crédito para financiamento com juros subsidiados até o fim do ano.
Conforme entendimento da Famurs, o retorno das aulas é diferente do que o do comércio, em que são pessoas adultas retomando suas atividades e empresas com maiores responsabilidades. Ainda assim, os protocolos não são cumpridos de forma ideal e os municípios enfrentam dificuldades para realizar a fiscalização.

Nova reunião  na terça-feira

O governador Eduardo Leite disse, em transmissão ao vivo pela rede social, na tarde de ontem, que o retorno das aulas presenciais deverá ser tratado em uma reunião na terça-feira, 25. O evento terá a participação de órgãos de fiscalização, como Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público, especialistas e prefeitos. “Os pais que não quiserem enviar seus filhos podem não enviar, se têm onde deixar seus filhos, mas temos que dar a oportunidade para os pais que não têm onde deixar seus filhos. Estamos falando, nesta primeira etapa, só da educação infantil. As outras etapas de ensino seriam em outros momentos. A gente continua dialogando e temos uma reunião que deverá avançar para uma deliberação”, afirmou o governador.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ