Principal / Variedades / Uma taquariense na primeira casa de fado da Capital

Uma taquariense na primeira casa de fado da Capital

Deverá ser inaugurada oficialmente, em março, a primeira casa de fado de Porto Alegre, com o nome de Maria Lisboa. A iniciativa é do único grupo do estilo musical português do Brasil, Alma Lusitana, do qual faz parte a fadista taquariense Alana Porto Pereira, 33 anos. O grupo ficou conhecido por realizar apresentações gratuitas na rua Olavo Bilac, 198, Cidade Baixa, em Porto Alegre, e agora abre a casa para a música portuguesa, no mesmo endereço, um espaço para leitura, artesanato, culinária, fado, dança e para receber artistas portugueses.
Alana, que está no grupo há cerca de cinco meses, tem o privilégio de fazer parte deste importante momento da cultura portuguesa. “Sinto-me lisonjeada e agradecida em poder participar deste projeto. É, com certeza, uma grande visibilidade para a cultura portuguesa essa iniciativa dos produtores do grupo, mantendo a identidade das casas de fado de Portugal, onde acontecem noites de Fado em que as canções não têm amplificação (microfone). A aceitação tem sido muito boa e as Noites de Fado são sempre sucesso!”, salienta Alana.
O gosto pelo estilo musical é influência da mãe, Eroci Porto Pereira, que começou a cantar fado aos 16 anos e sugeria as canções para a filha. “Ela (a mãe) cantava em alguns eventos da escola Pereira Coruja, quando estudava, e me dizia que era uma música muito bonita, que eu deveria cantar já que nossa cidade é de origem açoriana. Eu gostei, pois combinava com minha voz e gostava das letras. Acredito que rolou uma empatia pela música!”.
A oportunidade de integrar o grupo surgiu no ano passado, quando Alana foi indicada por uma amiga. “A experiência tem sido incrível, algo que sempre sonhei em fazer. Não é de hoje que canto fados, mas o trabalho do grupo é em um formato que me agrada muito, fado sempre foi o estilo musical que mais gosto de cantar e estar num grupo já com um trabalho consolidado é a realização de um objetivo que sempre tive. A forma como somos recebidos nos eventos e restaurantes em que nos apresentamos é muito agradável, as pessoas gostam e conhecem a cultura portuguesa. O retorno é muito positivo e torna ainda mais prazeroso o trabalho!”
Para conciliar as agendas, porque além de fadista, ela é professora de dança e empresária, diz que é tranquilo, pois os eventos do grupo são marcados com antecedência e há bastante flexibilidade. “É do conhecimento de todos que os integrantes têm outros envolvimentos profissionais e, para que o trabalho continue de forma saudável, é necessário se adequar aos horários de cada um e também planejar os eventos”. Mesmo com a programação do grupo, Alana pretende manter as demais atividades. “Cada uma delas tem seu papel especial na minha vida e me tornam uma artista/empresária/professora realizada e feliz”.
No próximo dia 7 de março, às 21h, o grupo Alma Lusitana fará show no barco Cisne Branco, na terceira edição do evento “O Guaíba vai Virar o Tejo” . Os ingressos são limitados e podem ser adquiridos no Cais do Porto Armazém B3, Stand de Vendas do Barco Cisne Branco no Shopping João Pessoa e Shopping Lindóia, na Maria Lisboa Casa de Fado ou On-line, pelo site www.sympla.com.br.
A próxima edição do “Fado na Cidade Baixa”, a primeira do ano, será no domingo, 8 de março, na Casa Maria Lisboa, na rua Olavo Bilac.

Além disso, verifique

Uma noite deslumbrante

O Grêmio Recreativo Alvi Negro promoveu mais um Baile de Debutantes, no último sábado, 21 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ