Principal / Geral / Nos passos da mãe

Nos passos da mãe

Para marcar o Dia das Mães de 2019, o jornal O Fato traz as histórias de colegas de trabalho que compartilham as mesmas experiências. São filhos que cresceram no local de trabalho das mães e, embora não tenham planejado, seguem a mesma profissão, para orgulho delas e troca de aprendizado.

“Sou muito grata a minha mãe”

GERAL - Mães NelsiQuando ainda criança, Nelsi Satiq de Souza, 53 anos, brincava de cabeleireira, embelezando as irmãs e amigas, e não imaginava que, mais tarde, seria sua profissão, nem mesmo que seus passos seriam seguidos pela filha, Luana Nogueira, 28 anos. Enquanto as amigas brincavam de médica e cantora, ela era a cabeleireira. “Eu era quem arrumava o cabelo delas e colocava pétalas nas unhas para fazer unhas postiças”, recorda. Adulta, casou, foi morar no interior, teve os filhos e deixou adormecido o sonho. Até que chegou a oportunidade, e ela não a perdeu. Com o dinheiro de um carro que ganhou no sorteio de uma raspadinha, fez o curso e passou a exercer a profissão, aos 25 anos. Logo que concluiu, começou a trabalhar e, como não tinha babá, os filhos, Luana e o irmão, Henrique, a acompanhavam. Mas Luana não queria ser cabeleireira nem mesmo a mãe desejava isso. “Pela falta de horário, porque ela não queria chegar nos finais de semana com as pernas inchadas, cansada, descabelada enquanto via todos arrumados”, recorda Nelsi.
A filha chegou a cursar um ano e meio da faculdade de Direito, até notar que não era o que desejava e passou a ajudar a mãe no salão. “Ela tomou gosto, assim como eu, ao ver a transformação das pessoas”, explica Nelsi.
Luana considera o caminho percorrido pela mãe fundamental para a sua carreira. “Sou muito grata a minha mãe por ela ter me levado a essa profissão que amo. Hoje, poderiam me pagar uma faculdade de medicina, que eu não faria”, destaca.
Nelsi, que não imaginava que Luana seguisse a profissão, afirma que aprende com a filha. “Tenho o maior orgulho porque sei que faz porque gosta e, hoje, eu aprendo com ela. Me dá uma satisfação muito grande e orgulho. O importante em uma profissão não é trabalhar pelo dinheiro. Cabeleireiro, por muitos, não é visto com uma profissão, mas é uma arte de embelezar as pessoas. Isto me traz muito orgulho porque ela quer ver a satisfação do cliente, como eu gosto”.

“As primeiras fotos foram inspiradas nas que ela fazia”

GERAL - Mães NeusaNeusa Souza de Carvalho, 65 anos, trabalha com fotografia há 35 anos, e é mãe da também fotógrafa Fernanda Souza de Carvalho, 40 anos, na profissão há 16 anos. Neusa começou na fotografia para acompanhar o esposo, Eraldo, que tinha um estúdio. Ela trabalhava na área estética, mas fazia algumas fotos em momentos de emergência. Passou a dar mais atenção à atividade e assumiu a função quando tinha os filhos pequenos. Buscou se qualificar e se dedicou à área de fotos artísticas. “Para mim, era como se recarregasse as energias”, comenta Neusa.
Fernanda era a modelo das ideias de Neusa para fotos. “A mãe inventava um fundo novo e umas roupas novas, a cobaia era eu. Nunca me passou pela cabeça. Sonhava em ter uma academia de dança e iniciei a faculdade de educação física”, conta. Desde os 16 anos, Fernanda trabalhava com a família na loja, vendendo filmes e entregando fotos de eventos. Quando surgiram as fotos de books externos, teve uma ocasião em que os pais foram para a praia, ela, sem nunca ter lidado com as regulagens da câmera, decidiu fotografar uma colega. A ideia deu resultado. Os pais de Fernanda gostaram, colocaram as fotos na vitrine e as pessoas passaram a prestigiar o trabalho. Então, ela pegou gosto, começou a fazer cursos, e a fotografia tornou-se a sua profissão. “A experiência dela (da mãe) serviu muito. As primeiras fotos foram inspiradas nas que ela fazia, claro que com o meu olhar, transferindo o que era meu para a minha foto. Mas o pouquinho de conhecimento que eu tinha, via a minha mãe fazer”.
Hoje, a filha é motivo de inspiração para Neusa. “É um prazer e uma alegria até porque ela faz um trabalho muito bonito, muito além do meu. Sempre aprendo com ela e brinco, quero ser como tu quando eu crescer. Ela tem mais sensibilidade do que eu. Admiro muito o trabalho, falo da profissional, sou muito crítica, neste sentido”, aponta Neusa.

“Sempre aprendo um pouco mais”

GERAL - Mães BritoA fisioterapeuta Adriana Arnt Brito, 49 anos, iniciou faculdade quando poucas universidades ofereciam o curso e havia poucos profissionais no mercado. “Resolvi fazer porque sempre gostei da área da saúde e do cuidado com as pessoas, além de reabilitar e reinseri-las nas suas atividades cotidianas. Era uma área que me agradava e via que tinha competência para isto”, aponta Adriana.
Mãe de Pedro Brito Lima, 30 anos, ela não imaginava que ele seguiria a mesma carreira. “Nunca pedi para ele cursar fisioterapia, mas o Pedro se criou sempre junto comigo, fazia o tema da escola no consultório. Quando era pequenininho, tropeçava nos pés dos pacientes porque chegava a mil por hora. Hoje penso que ensinamos mais pelo exemplo do que pela palavra. Tudo o que tu mostras durante a tua vida, os filhos vão ser iguais”, avalia.
A vontade em atuar na área da saúde levou o filho à mesma profissão. “A área da saúde sempre me interessou porque é um trabalho em que se consegue ver o retorno das pessoas; dá o combustível que, às vezes, o dinheiro não paga”, diz.
Ele tentou o vestibular para medicina e fisioterapia, sendo aprovado neste último, no qual colou grau em 2013. Durante a faculdade, executou os estágios na clínica da mãe e após a formatura, trabalhou por três meses até ir morar fora do Brasil. “Um ano depois, fui visitá-lo e lá encontrei o Pedro fazendo fisioterapia a domicílio. Ele saiu de Taquari para fazer o que eu faço todos os dias. Isso vem confirmar muito mais aquilo que eu fazia. Eu me enxergava nele”, comemora Adriana.
Pedro considera um privilégio seguir o caminho da mãe. “Sou um colaborador do serviço dela, o que é muito bom porque, como tem 25 anos de experiência, sempre tem um jeito e uma instrução, e sempre aprendo um pouco mais, um jeito mais fácil de fazer as coisas”, avalia.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ