Principal / Geral / Saiba como estão os cemitérios municipais

Saiba como estão os cemitérios municipais

É comum a movimentação nos cemitérios iniciar dias antes da data de Finados, em 2 de novembro. As famílias têm por hábito limpar e pintar os túmulos antes do feriado e reservar a data para a colocação das flores e orações. Quem esteve nos cemitérios de Taquari, nesta semana, encontrou alguns com a grama cortada e lixo recolhido. Já no Júlio de Castilhos, a situação não é boa. Além do lixo espalhado pelo chão, não há água para as pessoas utilizarem. O Fato Novo percorreu os locais nesta semana para conferir como estavam os cemitérios. O secretário de Obras, Luiz Construtor, destacou que haverá servidores nos cemitérios, em regime de plantão, de hoje a domingo, para a limpeza.

CEMITÉRIO DE JÚLIO DE CASTILHOS

Na tarde da segunda-feira, havia lixo em todos os lados do cemitério, túmulos quebrados, sem água encanada e uma caixa com água da chuva acumulada. A vegetação que nasce entre os túmulos tinha sido cortada. Porém, há túmulos quebrados há muito tempo.
Um casal de moradores da localidade,  Eclair Francisca Silva da Costa, 60 anos, e José Dorneles da Costa, 69 anos, que esteve lá para limpar a sepultura de familiares, precisou levar água de casa para fazer o serviço. Quando precisou de mais, utilizou a que estava na caixa aberta, acumulada da chuva.
No local não há zelador e, conforme José, há um morador da região que gostaria de trabalhar nesta função, mas como não é alfabetizado, não foi contratado pela prefeitura. “E é trabalhador, se botasse ele aí, não ficava um brejinho. Ele queria, pediu até a assinatura do povo, mas como não era concursado não colocaram”, contou José. “Precisa ter um zelador aí para cuidar o cemitério diariamente”, completou.
O Secretário de Obras, Luiz Construtor, disse que servidores trabalharam no local quarta-feira e quinta-feira, fazendo limpeza e colocação de água.
CEMITÉRIO DE PORTO GRANDE
Está bem cuidado, por pessoas da comunidade, e há espaço específico para destinação do lixo.
CEMITÉRIO DA FAZENDA PEREIRA
Possui um zelador, há local apropriado para a colocação do lixo, para onde são destinados os restos de flores e água para as pessoas utilizarem. O cemitério estava limpo.
CEMITÉRIO DOS ALMEIDA
Foi realizado o corte da grama e recolhido o lixo. Há apenas um ponto com água em todo o cemitério.
CEMITÉRIO MUNICIPAL
Foi feita limpeza interna, retirado o lixo, feita a pintura dos bancos e cordões das calçadas. Há lixeiras e torneiras disponíveis para a comunidade.
Conservar os túmulos é tarefa que passa por gerações
Manter a conservação dos túmulos é uma tarefa que passa por gerações. Na tarde da segunda-feira, dia 26, no Cemitério da Fazenda Pereira, Ledi Santos da Costa foi fazer a limpeza dos túmulos dos familiares, conforme realiza todos os anos. Ela cuida da sepultura do primeiro e do segundo marido e já tem a sua pronta. “Limpo, arrumo e trago flores”, comentou. Neste ano, ela levou os netos, Vitória, 12 anos, e Alexandre, 28 anos, para ajudar a realizar esta tarefa. “O meu fiho e a esposa dele vêm há muitos anos comigo”. Ledi contou que está ensinando a eles a atividade. “Vocês (os netos) têm que me acompanhar agora porque o dia que a vó for embora vocês vêm fazer a limpeza, então ela (a neta) tá aqui ajudando”. Para ela, é importante manter os túmulos. “Se largar de mão, termina. Assim a gente tá sempre cuidando. Fica bonito, uma coisa caprichada, tem alguém que se importa”, justificou.
O zelador do cemitério, Cilon Capelão Junqueira, 64 anos, acredita que as próximas gerações não vão cuidar dos túmulos. Ele lembra que os netos nem querem ir ao cemitério. “Sempre tem uma desculpa para não precisar ir. Os meus filhos ainda vêm, mas os deles não vão vir mais”. Na tarde da segunda-feira, ele estava pintando o túmulo dos bisavós. “Eles têm netos mas ninguém cuida”, diz.
Horários de ônibus
A empresa Fátima Transporte e Turismo disponibilizará sete linhas de ônibus para os cemitérios. Eles saem às 7h30min da rodoviária de Taquari em direção a Júlio de Castilhos, Fazenda Pereira, Passo do Santa Cruz e Faxinal dos Pacheco, em Tabaí. A volta está prevista para as 11horas. A passagem custará R$ 5 e não será aceita doação de alimento, como ocorria em anos anteriores.
Itinerários: Fazenda Pereira, via faixa; Fazenda Pereira, via Beira do Rio; Pacheco via balança; Pacheco/Passo do Santa Cruz via Campo do Estado; Pacheco via Aterrados; Júlio de Castilhos, via Odilo, e Júlio de Castilhos, via Arroio do Potreiro.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ