Principal / Região / FAZENDA VILANOVA: Por que os vereadores querem usar a tribuna por último?

FAZENDA VILANOVA: Por que os vereadores querem usar a tribuna por último?

Há cerca de um mês, a mesa-diretora da Câmara de Vereadores iniciou a modificação na ordem de chamada dos vereadores que utilizam o espaço das lideranças, destinado apenas aos líderes de bancadas.

Até então, o vereador que se inscrevia primeiro no início da tarde da segunda-feira (dia da sessão ordinária) era o último a fazer o uso da palavra, antes do encerramento feito pelo presidente do Legislativo. Mas essa regra, definida em acordo verbal em legislaturas anteriores e que funcionou nos últimos anos, entrou no debate e a mesa-diretora do Legislativo definiu por regulamentá-la. No início de novembro, uma resolução de mesa determinou o que seria obedecido, para uso da palavra no espaço de lideranças, o rodízio da ordem alfabética dos nomes dos vereadores.
A matéria recebeu a contestação de Leo Mota (PDT), que justifica não ser possível alterar o Regimento Interno sem passar pela análise do plenário da Câmara, ou seja, pela aprovação dos demais vereadores. Na ocasião, a assessoria jurídica justificou que não se tratava de alteração e sim de regulamentação. Mota manteve o questionamento e dizendo que não obedeceria à nova regra, justificando não haver embasamento legal. Nas duas últimas sessões do Legislativo, o espaço não foi utilizado entre os vereadores. Em uma reunião antes da sessão da segunda-feira, 22 de novembro, eles acordaram que ninguém falaria até que houvesse uma definição. Na última segunda-feira, a mesa diretora apresentou um projeto de resolução para levar a matéria à apreciação dos demais vereadores e que deverá ser votado na próxima sessão do Legislativo.

“Para que fique o mais correto e o mais democrático”

Sérgio Cenci (Progressista) diz que, desde que assumiu na Câmara de Vereadores, não concorda com a regra que definia quem usaria a palavra por último e, por isso, nesta legislatura colocou o assunto em pauta, junto de outras propostas de implementação do Regimento Interno. “Quem fala por último, aborda algumas coisas e quem falou antes não consegue se explicar, passar uma informação diferente ou o que pensa. Como se diz: fica o que o último falou, valendo aquela opinião. É poder pegar as falas que foram ditas durante a sessão e poder passar a tua opinião, é a parte mais importante. Vamos fazer a alteração no regimento para que fique o mais correto e o mais democrático”, afirmou Cenci.

“Incentivo a quem tem tempo para ser vereador”

Leo Mota (PDT) diz que quem fala por último pega a fala de todos os demais e pode dar a sua explicação. “Sempre funcionou assim na Câmara, para ter um incentivo a quem tem tempo para ser vereador; quem se inscreve por primeiro, na segunda-feira, fala por último, sempre foi assim. E, como eu tenho tempo, eu trabalho como vereador mesmo, sempre me inscrevo por primeiro. Os outros todos trabalham e têm cargo de vereador como um bico, não conseguem atuar como vereador, então, para eles, é ruim. A maioria chega seis horas, seis e vinte, porque eles têm outro serviço. Quando tem os comícios, todo mundo diz que quer ser empregado do povo, 24 horas, e depois não tem tempo”, justifica Mota.

Além disso, verifique

TRIUNFO: Homem de 47 anos é morto por vários disparos de arma de fogo

A Brigada Militar, através do 5° Batalhão de Polícia Militar (5° BPM), durante a noite ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ