Principal / Região / TABAÍ: Município comemora 26 anos hoje

TABAÍ: Município comemora 26 anos hoje

Nesta sexta-feira, o município de Tabaí completa 26 anos de emancipação política. Para comemorar, a Prefeitura promoverá hoje, a partir das 20h, uma Live Cultural, com apresentações de grupos artísticos da cidade. A live pode ser acessada nas redes sociais da Prefeitura.

O prefeito Arsênio Cardoso concedeu entrevista ao jornal O Fato, para falar sobre os projetos para o município.Cardoso entende que o município nasceu em razão das necessidades sociais que se apresentavam na época, como acesso à educação, saúde e geração de empregos. “A população crescia em razão da localização geográfica e pelo potencial, mas os investimentos esbarravam por estarmos localizados na Zona Rural de Taquari”, salientou.
Sobre os principais projetos que estão em prática no município, atualmente, o prefeito destaca a pavimentação das ruas João Oduarto Clauss, Dona Alípia, Anna Francisca, entre outras. Também citou a conclusão da quadra de esportes no bairro Joaquim José de Souza, melhorias de outras quadras esportivas e contemplação de projetos de recursos para campeonatos; incentivo de artistas locais por meio da Lei Aldir Blanc; melhorias das estradas vicinais e construções de pontes, entre outros. “Com a Consulta Popular, fomos contemplados com recursos destinados à secretaria de Agricultura e também, através de emendas parlamentares, seremos beneficiados com aquisição de equipamentos agrícolas”, frisou.
Para o futuro, o prefeito pretende adquirir uma área de terras para a criação de um grande parque industrial. “Dar continuidade à pavimentação das ruas e estradas e em breve a elaboração do Plano Diretor do Município.”

Um pouco da história

Em outubro de 1995, foi realizado um plebiscito com a população para saber quem era a favor da emancipação e a maioria votou sim.
Faziam parte da comissão executiva de emancipação Arsênio Pereira Cardoso, Osvaldo Pereira Machado, Nelci Fazenda Pereira, Marli Pereira Rockembach, Enídio Nascimento Pereira e Ênio Pereira de Souza.
Em 1996, realizou-se a primeira eleição para prefeito e vereadores. Tabaí elegeu Osvaldo Pereira Machado seu primeiro prefeito, e vice-prefeito, Arsênio Pereira Cardoso, na gestão de 1997 a 2000. A Câmara de Vereadores foi constituída de nove membros, Décio Rodrigues, Vilso Oliveira de Paula, Jaci Rosa da Silva, Rozelena da Costa Vargas, Nei Lopes dos Reis, João Paula de Oliveira, João Oduarto Claus, João Carlos de Souza Lopes e Auri Rosa da Silva.

O nome

De acordo com o pesquisador e escritor, João Paulo da Fontoura, o nome Tabaí, segundo estudiosos, é de origem tupi-guarani e significa ‘rio da taba’, sendo ‘taba’ algo como morada, moradia, casa, local que os indígenas habitavam.
Até 1944, a localidade, então distrito de Taquari, era conhecida pelo nome de São Joaquim, “Uma homenagem ao fundador da colônia, Joaquim de Souza Machado. A mudança deu-se por Lei estadual, de 29 de dezembro de 1995”, conta João Paulo.

Além disso, verifique

TRIUNFO: Homem de 47 anos é morto por vários disparos de arma de fogo

A Brigada Militar, através do 5° Batalhão de Polícia Militar (5° BPM), durante a noite ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ