Principal / Geral / Índice provisório do retorno do ICMS de Taquari aponta crescimento para 2022
DCIM100MEDIADJI_0017.JPG

Índice provisório do retorno do ICMS de Taquari aponta crescimento para 2022

A Receita Estadual divulgou, no início do mês, os índices provisórios de participação de cada município no rateio da arrecadação do ICMS para o exercício de 2022.

O Índice de Participação dos Municípios (IPM) é o indicador utilizado para a distribuição dos recursos arrecadados pelo Estado com tributos, determinando a quota-parte de cada uma das 497 cidades gaúchas sobre as receitas do ICMS.
Conforme dado provisório, Taquari terá aumento de 1,71% no índice, passando de 0,181315% para 0,184422%. Esse número representa o percentual de participação de Taquari no rateio dos recursos do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é, em média, 20% do total das receitas dos municípios gaúchos. Com isso, a apuração do índice é essencial para o planejamento orçamentário.
Conforme determina a Constituição Federal, 25% de toda a arrecadação dos Estados com o tributo, após as devidas destinações constitucionais (ex. Fundeb), pertence aos municípios. A estimativa é que sejam repassados cerca de R$ 8 bilhões às prefeituras ao longo do próximo ano. Os municípios têm até o dia 2 de outubro para apresentar recurso, contestando o índice ou impugnando os dados.

Mesmo com queda no valor adicionado, índice teve aumento

A apuração do Índice de Participação dos Municípios (IPM) leva em consideração, principalmente, a movimentação das empresas com inscrição estadual e produtores primários no ano-base 2020. O registro da movimentação das empresas, com as notas e entradas e saídas de produtos, foram o Valor Adicionado Fiscal (VAF), que tem peso de 75% na composição do índice. No ano de 2020, o crescimento do valor adicionado de Taquari foi de 3,75%, pouco inferior à média estadual, que foi de 4,28%, o que já era esperado diante da queda na economia provocada pela pandemia. O resultado abaixo da média estadual foi amenizado porque, em 2019, Taquari teve um crescimento três vezes superior à média do Estado. “Isso é importante, pois o índice é formado por composição de dois anos-base no quesito do Valor Adicionado”, explica a fiscal de Tributos, Simone Pereira.
O crescimento do índice se deve também à modernização das práticas de gestão e acompanhamento adotadas pela administração municipal. “Além da capacitação de servidores, houve investimentos possibilitando controle, malha e integração praticamente online com as receitas estadual e federal, tanto no âmbito das operações que resultam no valor adicionado, como na coibição da sonegação, por exemplo, nos cruzamentos de faturamento versus movimentação de cartões de crédito e débito”, acrescenta Simone. As ações também compõem o índice de participação, via Programa de Integração Tributária (PIT), que prevê iniciativas de educação fiscal nas escolas e integração com a plataforma de sorteios da Nota Fiscal Gaúcha, entre outros quesitos de pontuação. Ela destaca ainda o empenho dos contadores, nas empresas e nos escritórios contábeis, em agilizar os ajustes solicitados para composição do índice.

Critérios considerados para a apuração do IPM

A apuração do IPM para os repasses das receitas previstas para o ano seguinte é realizada anualmente pela Receita Estadual e leva em consideração uma série de critérios definidos em lei e seus respectivos resultados ao longo dos anos anteriores. O fator de maior peso é a variação média do Valor Adicionado Fiscal (VAF), que responde por 75% da composição do índice. O VAF é calculado pela diferença entre as saídas (vendas) e as entradas (compras) de mercadorias e serviços em todas as empresas localizadas no município. Outras variáveis e seus pesos correspondentes são: população, 7%; área, 7%; número de propriedades rurais, 5%; produtividade primária, 3,5%; inverso do valor adicionado per capita, 2%; e pontuação no Programa de Integração Tributária (PIT), 0,5%.
Entre as 20 maiores economias do Estado, conforme o critério de Valor Adicionado Fiscal, 12 registraram crescimento e oito apresentaram queda na comparação do IPM Provisório 2022 com o IPM Definitivo 2021. As maiores variações positivas são de Carlos Barbosa (+28,63%) e Guaíba (+10,80%), enquanto as maiores reduções foram verificadas em Canoas (-11,69%) e Porto Alegre (-7,41%).

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ