Funcionários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) foram surpreendidos na manhã da última segunda-feira, quando chegaram na sede da entidade. Os condensadores, a parte externa, de dois aparelhos de ar condicionado foram furtados.
Na rede social Facebook, uma publicação da direção da APAE destacou: “Estamos muito tristes, pois dia após dia lutamos para oferecer o melhor para nossos assistidos e quando conseguimos, somos roubados (furtados). Pedimos que a comunidade taquariense nos ajude, denunciando ou não aceitando esse tipo de material, caso alguém ofereça. A APAE é da comunidade de Taquari, vamos nos unir para impedir que esse tipo de atitude se perpetue na nossa comunidade.”
De acordo com a diretora da APAE, Nilvana Lazzarini Machado, o furto aconteceu entre a noite da sexta, dia 9, e a madrugada da segunda-feira, 12. Ainda conforme Nilvana, com o furto desta caixa externa, o aparelho ficou inutilizado, pois não há como comprar somente esta parte. “Então, ficaremos com dois condicionadores de ar, de 12 mil e 18 mil BTUS, inutilizados.”
Nilvana disse, ainda, que não há suspeitos. “Como estamos nos fundos de um terreno e não há casas por perto, fica difícil alguém ver, principalmente à noite. Então, infelizmente, nos tornamos um alvo fácil.”
Segundo Nilvana, já estão sendo tomadas todas as providências para coibir este tipo de ação na APAE. “Até porque tudo que conquistamos é com muito esforço. A gente fica bastante triste e chateado quando acontecem coisas assim. Sabe-se, infelizmente, que é uma prática que se tornou comum, pois se tem conhecimento de que outras escolas também foram alvo deste mesmo tipo de furto, porque acabam pegando o material que há dentro da caixa para vender para o ferro velho.”
A diretora da APAE registrou ocorrência ainda na segunda-feira e a Polícia Civil investiga o caso.