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Brincadeiras podem estreitar a relação pais e filhos

O período de isolamento social tem sido um desafio para todos, inclusive às crianças. Permanecer a maior parte do tempo dentro de casa é cansativo e entediante. Mas por ser uma medida necessária para evitar a propagação do novo coronavírus, esta fase deve ser um momento de aproximação e descontração em família. Com as crianças em casa, é necessário ter muita energia para manter a gurizada ocupada.
Envolver os pequenos em atividades físicas pode ser uma saída, já que eles não devem ir para a rua e precisam evitar a aglomeração com outras crianças, mas ao mesmo tempo precisam gastar energia. As brincadeiras são uma alternativa, por serem importantes para o  desenvolvimento físico, social e intelectual das crianças, como destaca a psicopedagoga Lílian Maria Reis Kern. “Talvez o desafio e o trabalho dos que estão envolvidos com o desenvolvimento infantil seja estimular a aprender e ensinar a ensinar. Seja aprender a  ajudar nas tarefas de casa, aprender a cozinhar, a inventar novas brincadeiras, a estimular a curiosidade de assuntos que a criança tenha interesse, observar o tempo e a natureza, exercitar a boa convivência com a família são facilitadores para a convivência em grupo e depois a volta à escola. Se estimuladas a aprender, vamos ver as crianças fazendo muitas descobertas por conta própria. Em todo esse mundo de mudança, são as crianças que mais facilmente irão se adaptar”, explica.
As brincadeiras também são aliadas para tirar os pequenos  dos meios eletrônicos, que mesmo sendo importantes precisam ser utilizados com moderação, como lembra a psicóloga Cláudia Reck Araújo. “É fundamental que a criança não fique somente no celular, mas como este é um instrumento bastante presente na vida de todos, os pais devem aproveitá-lo no sentido de buscar atividades na internet que estão disponíveis em vários sites, como livros, vídeos com histórias, confecção de trabalhos manuais, entre outros. Se tiver jogos disponíveis em casa, esta também pode ser uma atividade bastante divertida.  Dessa forma , os pais podem estar mais tempo com seus filhos, participando de sua aprendizagem e dedicando a atenção que eles precisam”, diz, completando que o momento também é difícil e de incertezas até mesmo para as crianças .
Ela sugere que esta fase seja aproveitada para aproximar pais e filhos, tanto no compartilhamento das tarefas domésticas do dia-a-dia, conscientizando da importância da cooperação entre todos, como nas brincadeiras. “Apesar das dificuldades que todos estão enfrentando ,  é muito importante que os pais possam ter consciência de que este momento deve ser utilizado para que a relação pais e filhos fique mais próxima, e para que as crianças  se sintam mais seguras diante da situação que estamos vivendo”.
Brincadeiras antigas que muitos pais aprenderam na infância podem ser uma alternativa para aproximar ou gastar a energia dos pequenos. Veja algumas sugestões de atividade.

Amarelinha
Pular amarelinha envolve diversos aprendizados. Com um giz de cera ou de lousa, a criança desenha no chão a amarelinha com os números até 10. Ela também pode decorar e colorir o céu e a terra.
Depois disso, cada criança deixa uma pedra em um número e sai pulando, alternando os dois pés e um só pé, sem pisar no número da vez. Isso desenvolve o equilíbrio, a força e a noção espacial.

Bolinha de gude
Também conhecidas como berlindes, bolita, bolica e bila, as famosas bolinhas coloridas de vidro sobreviveram ao tempo.  Para brincar, elas devem ser jogadas em um círculo feito no chão. Soltando uma bolinha com o impulso do polegar, o objetivo de cada jogador é bater nas bolinhas dos adversários para jogá-las para fora do círculo. O prêmio pode ser ficar com a bolinha do outro jogador.

Cinco Marias
Esse jogo tradicional permite brincar sozinho ou em grupo. Geralmente são usados cinco saquinhos de tecido preenchidos com areia.
Primeiro, joga-se os saquinhos no chão. A criança pega um deles e joga para cima. Tenta recolher outro com a mesma mão, sem deixar cair aquele que jogou. Se conseguir, tenta novamente, agora recolhendo dois enquanto um está no ar, e assim por diante. Ganha quem conseguir recolher todos os saquinhos de uma só vez.

Pular corda
Existem várias formas de brincar com corda, quase sempre seguindo uma música que dá as coordenadas para quem está pulando.
Uma das canções mais conhecidas é: “Um homem bateu em minha porta e eu abri / Senhoras e senhores ponham a mão no chão / Senhoras e senhores pulem num pé só / Senhoras e senhores dêem uma rodadinha / e vá pro olho da rua!”. No final, a criança tem que sair da corda sem encostar  nela.
Crianças menores podem fazer outras brincadeiras. Na “Cobrinha”, os batedores movimentam a corda no chão de um lado para o outro, enquanto as crianças atravessam pulando. Outra brincadeira divertida é o “Reloginho”: um batedor fica no centro, girando a corda estendida no chão. As outras crianças ficam em volta e pulam quando a corda se aproxima.

Brincadeiras tradicionais que desenvolvem linguagem

Forca
Uma criança escolhe uma palavra e, em uma folha de papel, desenha a forca e um tracinho  para cada letra.
Cada jogador chuta uma letra. Se ela estiver na palavra, a criança escreve a letra no lugar correto. Se a letra não aparecer na palavra, a criança desenha uma parte do corpo na forca. Se o corpo inteiro for desenhado antes de a palavra ser desvendada, o grupo perde e a pessoa que escolheu a palavra ganha.

A palavra é…
Essa brincadeira combina música e memória. Uma criança fala uma palavra, e as outras uma de cada vez têm que lembrar de músicas que tenham a palavra na letra. A rodada continua até que alguém não lembre de nenhuma música, então essa pessoa vai pensar em uma nova palavra para a próxima rodada.

Elástico
Pular elástico desenvolve a coordenação motora! São necessários no mínimo três participantes e uma tira de elástico de 3 metros, amarrada nas pontas. Duas crianças esticam o elástico ao redor de suas pernas, formando um retângulo. O terceiro participante pula assim: Pula no meio do elástico, com os pés juntos; Pular em cima dos dois lados do elástico com os dois pés ao mesmo tempo; Pula abrindo as pernas para que os dois lados do elástico fiquem entre os seus pés; arrasta o pé direito, puxando o lado direito do elástico, para perto do pé esquerdo, sem levantar. Assim, o elástico vem junto; solta o elástico levantando a perna; de frente para o elástico, prende-o no dorso dos pés, e pula sobre o outro lado do elástico, cruzando. Desfaz o pulo e termina com os dois pés para fora de cada lado do elástico.

FONTE DAS ATIVIDADES: https://www.dentrodahistoria.com.br

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