Principal / Segurança / Prefeito André Brito tem WhatsApp clonado

Prefeito André Brito tem WhatsApp clonado

Os golpes pelas redes sociais e por aplicativos de conversa estão cada vez mais comuns. E a vítima mais recente de um desses golpes foi o prefeito de Taquari, André Brito (PDT), que teve seu WhatsApp clonado na última sexta-feira.

De acordo com Brito, as primeiras pessoas a receberem mensagens de seu WhatsApp foram a advogada Maricel Pereira de Lima e seu assessor, André Liziardi, que entraram imediatamente em contato com ele, relatando o golpe. Após, diversas pessoas, inclusive o prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto (PL), ao perceberem que se tratava de um golpe, também ligaram para o prefeito relatando o pedido de valores para depósito em uma conta fora do Estado.
Num desses pedidos, publicado pelo prefeito nas redes sociais como forma de alerta, o golpista, se passando por André Brito, pedia para fazer um pagamento pelo PIX de R$ 2.980, com a justificativa de que já tinha excedido limite diário e que faria o reembolso no dia seguinte, no primeiro horário.
Ao tomar ciência do golpe, segundo Brito, o aplicativo foi desinstalado imediatamente do aparelho telefônico e um comunicado foi feito nas suas redes sociais, alertando o golpe. Em paralelo a isso, o problema foi relatado ao suporte do aplicativo WhatsApp e foi feito um registro de um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Taquari.
Até ontem, ninguém das relações do prefeito André Brito tinha relatado ter feito a transferência financeira.

Delegada fala de prevenção

De acordo com a delegada Betina Martins Caumo, exceto o do prefeito, nos últimos meses, não houve registros deste tipo de golpe, contudo, a Polícia sabe que há casos no município. “Sabemos que muitas pessoas acabam não registrando quando não há efetivamente prejuízo financeiro.”
A delegada diz que a Polícia percebeu que os golpes são mais frequentes com pessoas que divulgam o número do telefone. “Especificamente, nesse caso dos golpes pelo WhatsApp, temos percebido que pessoas que informam o número de contato do WhatsApp em sites de vendas ou mesmo em perfis profissionais, abrem margem para que golpistas, se passando por funcionários do site, por exemplo, entrem em contato. O falso colaborador informa que, para o anúncio ser validado, por exemplo, ele necessita de um código que chegará via SMS (mensagem de texto). A partir desse momento, o criminoso tenta logar, no WhatsApp, com o número da outra pessoa, o que faz com que o aplicativo envie para a vítima uma mensagem com um código de verificação. Esse número, na verdade, é o código de segurança do aplicativo e, quando a vítima o passa para o criminoso, torna possível ao fraudador concluir a clonagem do número.”
Como dica para não ter o telefone ou WhatsApp clonado, a delegada diz que é importante que as pessoas nunca forneçam o código de segurança a terceiros. “Caso isso tenha acontecido e a vítima não consiga mais acessar o perfil, deve informar a clonagem por e-mail ao WhatsApp e solicitar o bloqueio da conta. Um mecanismo de segurança muito útil é a verificação em duas etapas. Para ativá-la, abrir o aplicativo, tocar no menu de três pontos e acessar as configurações, entrar em conta, escolher verificação/confirmação em duas etapas e clicar em ativar. Outro ponto importante, ao receber solicitação de transferência/pix/depósito de algum suposto conhecido, as pessoas devem se certificar por outra forma, ligação, por exemplo, de que o pedido parte efetivamente daquela pessoa.”

POLICIAL - Golpe Prefeito 02

Além disso, verifique

BM prende rapaz por porte ilegal de arma de fogo, no Passo da Aldeia

Um jovem, de 19 anos, foi preso pela Brigada Militar (BM) por porte ilegal de ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ