Principal / Geral / Vereadores aprovam lei que considera o fervido um patrimônio cultural de Taquari

Vereadores aprovam lei que considera o fervido um patrimônio cultural de Taquari

Muitos podem não saber, mas o fervido, comida típica do inverno no município, é um prato que só existe em Taquari. Prova disso é que, se procurar na internet pela receita, nenhuma das opções disponíveis trará a palavra fervido e os ingredientes como carne de rês e porco, aipim, batata- doce e couve. Os pratos apresentados, em sua grande maioria, são chamados de cozido. Há também o Puchero Gaúcho, tradicional da culinária no estado, mas que também não leva os mesmos produtos no preparo.

Pensando em considerar a receita um patrimônio cultural imaterial de Taquari, um projeto de lei foi criado pelo Executivo e apreciado pela Câmara na noite da última terça-feira. A iniciativa da legislação partiu da secretaria municipal de Cultura, através de sua coordenadora Sabrina Freitas.
O projeto foi apresentado ao Legislativo em 2020, mas, devido à suspensão das sessões presenciais em função da pandemia, a lei acabou sendo colocada em pauta somente na última terça-feira, quando os vereadores retomaram os encontros na Câmara. A matéria foi aprovada por unanimidade pela Casa.
Na tribuna, os vereadores lembraram muitos moradores do município que fazem um saboroso fervido, cada um com suas peculiaridades. O pedetista Sérgio Pereira também sugeriu a criação de um concurso de melhor fervido de Taquari.
Segundo a coordenadora de Cultura, há outros projetos nesse sentido em fase de pesquisa e formatação. “A identidade de nossos povoadores açorianos deve ser preservada, registrada e protegida de forma legal, juridicamente, para não deixar cair no esquecimento a história daqueles que aqui chegaram e, com suas mãos e seu trabalho, construíram nossa cidade, procurando mantê-la viva e pulsante para ser apresentada às futuras gerações”, considerou. Sabrina também destaca que a gastronomia desperta crescente interesse na área turística.

Saiba mais

A receita vem dos colonizadores açorianos e é mantida até hoje pelos taquarienses. Desde o ano passado, a secretaria municipal de Cultura busca preservar as formas de preparo e as histórias que se mantêm na oralidade da população. Para isso, a coordenadora da pasta coletou histórias relacionadas ao fervido.
Segundo Sabrina, o prato originário é das ilhas açorianas, com uma formatação mais densa (sem caldo), sendo conhecido por cozido. A receita é herança dos casais açorianos, povoadores de Taquari, e recebeu uma variação na forma em que é feito, com a introdução de ingredientes nativos da região, como mandioca, batata- doce e milho.

Outros projetos aprovados

Os vereadores também autorizaram o Executivo a celebrar Termo de Parceria com a Associação Desportiva Recreativa Cultural Pinheiros Duttra e com a Associação Pequenos Notáveis. Os recursos destinados às entidades são provenientes de depósitos no Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumdica). A Pinheiros Duttra captou R$ 21.872,52 para o projeto Nós Pensamos no Amanhã e a Pequenos Notáveis, R$ 48 mil, para atendimentos fonoaudiólogos e psicológicos à terapia de pessoas com deficiência.
Também foi aprovado termo de cooperação mútua entre as prefeituras de Taquari e Bom Retiro do Sul para recuperação de estradas e acessos de propriedades rurais nas proximidades da divisa entre os municípios. A lei permite prestação de serviços de caminhões, máquinas e materiais para revestimento em estradas.

Turismo

Para Leandro Mariante (PT), o município deve buscar atrativos turísticos para aproveitar a movimentação na região para visitação ao Cristo Protetor, que está sendo construído em Encantado. “O Vale do Taquari sofreu um “boom” de visibilidade e possibilidades”, considerou. Sérgio Pereira (PDT) concordou. “Nós somos um município que tem muitos pontos religiosos, eventos, rodeio”, disse.

Corsan

A vereadora Macau (PDT) apresentou requerimentos para solicitar informações à Corsan em relação aos investimentos realizados no município, que estão previstos no contrato com a Prefeitura. O presidente da Casa, Luís Porto, disse, na tribuna, que, junto com o departamento municipal de Meio Ambiente, está buscando reativar o Conselho Municipal de Saneamento. “É mais um órgão a cobrar, vamos fazer a revisão de todo o contrato da Corsan com o município”, contou.
Felipinho (PSB) também citou a PEC 280 e disse que repudia a intenção de privatização da Corsan sem consulta popular. “O povo tem que participar. Se fizer plebiscito e a maioria for a favor, tudo bem, mas sem ouvir as pessoas, eu não concordo”, disse. José Harry (PDT) considerou que a comunidade tem pouca participação nessas decisões governamentais e citou que as audiências públicas pouco resultam em mudanças nos editais. “Fazem audiência pública para encher morcilha, para disfarçar uma coisa que é empurrada goela abaixo nas pessoas”, relatou Zé Harry.

Sessões solenes

Foram apresentados quatro requerimentos solicitando sessão solene para realização de homenagens. Um dos pedidos foi do vereador Aldo Gregory (PDT) pelos 90 anos do Esporte Clube Pinheiros, completados em 22 de março de 2021.
Outros três pedidos de sessão solene são do vereador Leandro Mariante (PT), um para o taquariense Cícero Souza, dirigente de futebol, pela conquista do título da Copa do Brasil e Libertadores com o Palmeiras, e outro em homenagem aos 30 anos da Escola Municipal Osvaldo Ferreira Brandão. E o terceiro ao jornal O Fato pelo aniversário de 20 anos, comemorados em abril de 2021.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ