Principal / Mistura Fina / MISTURA FINA: Nasce um Cristo
DCIM100MEDIADJI_0011.JPG

MISTURA FINA: Nasce um Cristo

O Mistura Fina, nesta semana, foi conhecer a história do Cristo Protetor, através de uma entrevista virtual com a Associação Amigos de Cristo , de Encantado. A ideia de construir o Cristo surgiu a partir de um encontro entre o padre João Granzotto (in memoriam) e Adroaldo Conzatti (in memoriam), em 2015. “Adroaldo ocupava uma das cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores. O pároco justificou o projeto , usando o exemplo de Guaporé, que construiu uma estátua de Cristo e viu a fé em sua comunidade ser renovada”, conta a associação.
Quando Adroaldo se elegeu prefeito, em 2016, a ideia consolidou-se, através da união das famílias, líderes, religiosos e empresários, colocando em prática a construção do Cristo Protetor. Em março de 2019, formou-se a Associação de Amigos de Cristo (AACristo), formada por empresário e membros da iniciativa privada, responsáveis por administrar e angariar os recursos relacionados à obra. A entidade sem fins lucrativos segue, desde então, engajada em tornar realidade a construção do Cristo, com a união do trabalho voluntário.

O nome, a obra e o artista

“Cristo Protetor” foi o nome escolhido pelo então prefeito Adroaldo Conzatti e os membros da AACristo e, “genuinamente, vem do termo “oferecer proteção”. A construção foi iniciada em julho de 2019, e o local escolhido, doado pelos proprietários, representa o início da história de Encantado. O Morro das Antenas, próximo à Lagoa da Garibáldi, forneceu a iluminação nos anos de 1930 para que a cidade e sua população pudessem prosperar e evoluir até os dias atuais.
Conforme a AA Cristo, o processo de modelagem do rosto iniciou em setembro de 2020 e levou cerca de três meses para ser concluído. “Depois, foram feitos os braços e as mãos. A estrutura é criada a partir de estruturas metálicas e o acabamento final , com alvenaria em volta , fica a cargo do escultor Markus Moura.” Inicialmente, o trabalho era feito por seu pai, Genésio Moura, o “Ceará”, conhecido por ter confeccionado outras obras como um Cristo Redentor de 18 metros em Sertãozinho (interior de São Paulo) e o Menino da Porteira de 10 metros, em Ouro Fino (Minas Gerais).

Maior estátua do mundo até o momento

O monumento terá um total de 43 metros de altura, sendo que a estátua terá 37 metros de comprimento. Em tamanho total, é o maior do Brasil e o terceiro maior do mundo. Em estátua, ou seja, somente a metragem do corpo, torna–se o maior Cristo do mundo até o momento.

Valor da obra

De acordo com a associação, obra foi orçada em R$ 2 milhões e está sendo realizada com 100% de recursos privados, através de doações de pessoas físicas e de empresas. “Não há emendas ou recursos da Prefeitura, é todo da comunidade. Os arquitetos e engenheiros envolvidos no projeto também atuaram de forma voluntária.
Qualquer pessoa pode realizar uma doação, independente do valor”, orienta a associação.
A comunidade tem a expectativa de que O Cristo Protetor seja mais uma atração turística para Encantado e beneficiará todos os municípios do Vale do Taquari, na esfera regional. Em nível mundial, o projeto alavanca não somente a região, mas Estado e País.
O futuro monumento ficará a cerca de três quilômetros da Lagoa da Garibáldi, em Encantado. Há outros pontos turísticos próximos como o Viaduto 13, em Vespasiano Corrêa, e o Morro Gaúcho, em Arroio do Meio.

Dados

• Altura total do monumento: 43 metros
• Altura da estátua: 37 metros
• Altura do pedestal: 6 metros
• Envergadura dos braços: 36 metros
• Projeto técnico: Marcos Bastian, Márcio Radaelli, Felipe Caio
• Projeto da estrutura metálica: José Luiz Gonçalves
• Apoio na obra: Rafael de Conto
• Planejamento e supervisão: Artur Lopes de Souza
• Construção das estruturas civis: Parecy Construções
• Montagem das estruturas metálicas e escultura: Genésio Moura (Ceará) e o filho, escultor Markus Moura.

 

Sem carteiras de identidade

O prefeito de Taquari, André Brito, reuniu-se, na quarta-feira, 5 de maio, com representantes do governo do Estado, para resolver a situação do Posto de Identificação do município, onde são confeccionadas as carteiras de identidade. Atualmente, o serviço não está sendo realizado. Nos últimos anos, o posto funcionava dentro da Delegacia, com contribuições da Prefeitura e do Grupo de Apoio à Polícia (GAP). Segundo o prefeito André Brito, o Instituto Geral de Perícias (IGP) está exigindo que o posto de identificação fique localizado na Prefeitura , e que o município ceda dois funcionários concursados para realizar o trabalho. A administração municipal pediu prazo para atender à solicitação e busca que, até o final do ano, através de convênio com o GAP, o posto continue na Delegacia de Polícia.
Em entrevista a O Fato, a delegada de Taquari, Betina Martins Caumo, revelou que o posto permanecerá fechado até celebração de convênio entre a Prefeitura Municipal e o Departamento de Identificação. “Esclareço que a Polícia Civil não é parte nesse convênio. Mais um detalhe: enquanto não for firmado convênio, os munícipes deverão procurar outro posto em cidades vizinhas (Lajeado, Montenegro, Venâncio Aires) para confecção do documento”, disse. Segundo a delegada, inclusive os equipamentos usados até então já foram recolhidos pelo Departamento de Identificação.
Equipe da UTI do São José faz treinamento com cardiologista

O Hospital São José divulgou, nesta semana, que a equipe de enfermeiros e técnicos que atuam na UTI passou, no dia 27 de abril, por um treinamento com o médico cardiologista Raphael Percegona, sócio-diretor da Empresa Hospitalize, de Porto Alegre.
Durante a apresentação, foram abordados temas visando à capacitação em eletrocardiograma e manuseio dos equipamentos, como respiradores, monitores e bombas de infusão, além do controle do uso dos medicamentos. “Essa atividade demonstra o compromisso e a garantia de maior qualidade dessa importante equipe do hospital com os pacientes”, salienta a instituição.

Além disso, verifique

MISTURA FINA: MP arquiva inquérito que investigava denúncias contra o presidente do Legislativo

Em julho deste ano, o vereador Felipe Reis (Podemos) fez denúncias ao Ministério Público contra ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ