Principal / Esporte / De jogador a escritor

De jogador a escritor

O taquariense Levino Horn Neto, o Neto Gaúcho, ex-zagueiro de clubes como Juventude, Caxias, São Caetano, Vila Nova, entre outros, formado no Esporte Clube Pinheiros e escola Pinheiros/Duttra, resolveu se aventurar em outro campo, agora fora das quatro linhas: a literatura. O ex-jogador profissional escreveu um livro que conta a sua história dentro do futebol, desde momentos de alegria a momentos de dificuldade.

De acordo com Neto, durante a pandemia ele teve tempo de parar, pensar e realizar esse projeto desafiador. “Já faz quatro anos que acompanho o Henrique, meu filho mais velho, no mundo das categorias de base do futebol. Ele tem o mesmo sonho que eu tive. E foi nesse mundo nichado que encontrei muitos pais mal orientados, sem ter a noção da realidade do futebol profissional. Eles, por saberem que fui atleta, tinham curiosidade e me perguntavam como foi minha história. Uni o interesse deles à minha vontade de expressar a gratidão por pessoas que me ajudaram a realizar o sonho da minha vida. Portanto, é uma maneira de auxiliar e alertar os pais e jovens atletas, nesta trajetória, através da minha experiência.”
Neto afirma que o livro tem como enredo a sua vida, além de vários outros aspectos da vida de um jogador. “Como todo sonhador, falo de propósito de vida, sonhos, dificuldades, erros, acertos, dos inúmeros nãos que tomei, perseverança, disciplina e foco. Como enredo a minha história, até me tornar um atleta profissional, desde a infância, família e amigos. Falo da evolução do futebol, em aspectos coletivos e individuas. Da realidade do futebol profissional, onde poucos ganham muito e muitos ganham pouco. Caminhos para se tornar um atleta e dicas para pais e atletas para aumentar a probabilidade de êxito. Exemplos reais de colegas que tinham capacidade de se tornar profissionais, mas por motivos variados não chegaram, ou até se tornaram, mas não conseguiram ser a ponta do iceberg. Algumas histórias curiosas nesse período de sonhos, atletas com os quais joguei durante minha carreira como profissional e treinadores que me comandaram.”
De Taquari, muitas pessoas são lembradas no livro, segundo Neto. “Minha história está atrelada a muitas pessoas, principalmente de Taquari. Impossível não falar do professor Dutra, Beto Bochoca, Bibiano Pontes, Gláucio Bizarro, o próprio Irani Teixeira (seu último técnico no Pinheiros, em 2001, falecido em 2018). E ao local onde tudo se desenvolveu, no Esporte Clube Pinheiros e Pinheiros/Duttra. Minha gratidão a estes anjos e mais pessoas que me ajudaram, seja com conselhos, ensinamentos e atitudes que fizeram diferença na minha vida.”
Já quanto ao lançamento do livro, Neto diz que, a princípio, por conta da facilidade da tecnologia e da pandemia, a intenção é lançar um e-book, um livro digital. “Mas como eu, muitas pessoas também preferem o livro físico. Por isso será uma possiblidade futura essa opção.”
A data de lançamento do livro ainda não está definida, conforme Neto. “Ele já está escrito. Agora, falta a fase de correção, ajustes finais, a arte da capa. Faltam alguns detalhes, mas em breve, acredito que em dois ou três meses, estará disponível para todos.”

A carreira

Neto jogou no Pinheiros e Pinheiros/Duttra de 1986 a 2001, ano em que se destacou com o time Sub-20 e foi negociado com o Juventude, de Caxias do Sul, onde jogou de 2002 a 2004. Em 2005, Neto transferiu-se para o São Caetano, de São Paulo, onde atuou até 2009. Ainda nessa temporada, o atleta foi para o Uruguai, onde vestiu a camisa do Defensor. Em 2010 voltou ao Rio Grande do Sul, agora para defender o Caxias, até o final de 2011. Em 2012, Neto transferiu-se para o Arapongas, do Paraná. Em 2013, a casa de Neto foi o Vila Nova, de Goiás. Em 2014 e 2015, o zagueiro jogou pelo Brasiliense e encerrou a carreira em 2016, com 34 anos, no Brasília.

A decisão de parar

Neto afirma que a decisão de parar foi difícil, mas que achou que era o momento certo. “A vida é cíclica, e o Paulo Roberto Falcão, certa vez, definiu com precisão: “O atleta morre duas vezes, a primeira quando para de jogar”. Por isso, em 2016, quando estava no Brasília, mesmo com algumas propostas, percebi que não estava mais de corpo e alma, talvez pelo desgaste físico e mental causado pelos anos de carreira. Assim, soube que era a hora de buscar novos desafios fora do futebol.”
Após a aposentadoria dos gramados, Neto se aventurou pelo mundo empresarial. “Me desafiei totalmente, fui para a área de vendas e administração. Montei uma distribuidora de lingerie e, posteriormente, um salão de beleza. Entretanto, na pandemia, além de perceber que meu propósito de vida não é vender lingerie e, sim, ajudar as pessoas a realizar seus sonhos, como os que me ajudaram, estou voltando ao futebol, o que amo fazer. Fiz curso de gestão no futebol e voltei à graduação de Educação Física. Vou ter o embasamento teórico, juntamente com a prática adquirida com anos de vivência. Acredito que este seja o caminho.”
Atualmente, Neto reside em Goiânia, Goiás, com a esposa Tatiana e seus dois filhos, Henrique, de 13 anos, e Eduardo, de 10.
E para quem quer seguir a carreira de jogador profissional, Neto dá algumas dicas importantes. “Primeiro é foco, saber o que quer. E você tem que querer mais do que tudo e todos. Cuidado com as distrações no caminho. Estratégia, ninguém chega a lugar algum sem saber como. Procure alguém capacitado para ajudá-lo e ser um conselheiro, mesmo muitas vezes com ele dizendo verdades que você não quer ouvir. Disciplina para fazer o que tem que ser feito, mesmo sem querer muitas vezes. Perseverança e resiliência, saiba lidar com os nãos, não se abata, faça disso seu diferencial. Não se vitimize, não existe espaço no mundo dos vencedores para pessoas assim. Se prepare, dentro e fora de campo. E leia o livro, tem muito mais dicas, tenho certeza que quem ler vai gostar e vai ajudar na busca do seu sonho.”

Além disso, verifique

Taquariense estreia na Copa RS no dia 27 ou 28

Na última terça-feira, dia 9, na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), foi realizado ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ