Principal / Geral / Busca por alimentos na Assistência Social aumenta 134%

Busca por alimentos na Assistência Social aumenta 134%

O número de famílias que busca alimentos através da secretaria municipal da Assistência Social mais que dobrou em um ano.

Em março de 2020, após o início da pandemia, 425 famílias procuraram o órgão para obter alimentos. No mês passado, segundo a secretaria, foram 992 solicitações de alimentos. O aumento na demanda foi percebido em junho e julho, devido à enchente do Rio Taquari, e, em janeiro, em decorrência do fim do pagamento do Auxílio Emergencial, por parte do Governo Federal.
A secretaria diz que para atender essa demanda, em abril de 2020, foi realizada uma campanha de arrecadação de alimentos no comércio local, clubes de serviços e empresas quando foram arrecadadas em torno de 10 toneladas de alimentos. Em maio, iniciou a campanha do agasalho, em parceria com a comunidade e a Brigada Militar, obtendo mais de 30 mil peças. Em dezembro de 2020, conforme a Prefeitura, iniciou a distribuição de 872 cestas básicas e kits de limpeza, entregues mensalmente às famílias em extrema pobreza, cadastradas no Cadastro Único, que receberão até maio de 2021, através de recurso do governo Federal.
Na semana passada, iniciou a campanha de doação voluntária de um quilo de alimento não perecível pelas pessoas que forem até uma unidade de saúde para receber a dose da vacina contra o coronavírus. A medida visa a arrecadar alimentos a serem destinados às famílias cadastradas.

Dificuldade para pagar as contas do mês

O casal Juraci Fátima da Silva, 48 anos, e Joraci Assis Cardoso, 56 anos, residentes na Vila São Francisco, tem passado dificuldades para pagar as despesas mensais, como água e luz. Conforme a filha, Angélica Cardoso, Juraci está em tratamento contra câncer no esôfago, teve o benefício do INSS cortado e não está trabalhando. Joraci trabalha em corte de mato e retornou ao serviço na semana passada. “A situação é que, no momento, eles estão precisando muito de ajuda pelo fato de meu pai trabalhar no mato, ganha o que ele produz, o que não é muito até pela idade que ele está, e minha mãe não tem condições nenhuma de trabalhar por que ela é doente, tem problemas de saúde e, agora, com o seu benefício cortado”, conta a filha Angélica Cardoso, que cuida da mãe.
Juraci fez a cirurgia em janeiro de 2021 e, conforme a filha, pelo atendimento telefônico, o INSS informou que venceu o prazo do auxílio-doença. “Mas marquei perícia para ela, foi feita na segunda-feira, só não sabemos ainda se será concedido ou não”, diz.
A família está recebendo qualquer tipo doação e diz que esteve na secretaria da Assistência Social para buscar algum auxílio. “Eu fui atrás, mas disseram que ela não tem direito porque não recebe Bolsa Família.”
A família até está precisando de um ventilador devido a problema de hipertensão, e não tem disponibilidade financeira para comprar agora.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ