Principal / Geral / Prefeitura planeja reforma da Casa Costa e Silva

Prefeitura planeja reforma da Casa Costa e Silva

A coordenadoria municipal de Cultura e a secretaria de Planejamento estão projetando a reforma da Casa Costa e Silva, único museu cultural de Taquari, fechado desde 2017 em decorrência de problemas na estrutura do prédio.

Segundo a Prefeitura, a obra deve ser custeada com recursos municipais, mas o orçamento ainda está sendo finalizado. São projetados conserto do telhado e substituição de calhas, revitalização externa e interna do prédio.
O museu fica em uma centenária casa tipicamente portuguesa, situada no Centro de Taquari, com móveis que pertenceram à família do ex-presidente Arthur da Costa e Silva Costa, livros e objetos que retratam a história taquariense. No local, também está a sala açoriana, com importante acervo cultural. A coordenadora de Cultura, Sabrina Freitas, relata que a intenção é de executar um projeto inovador no prédio. “Serão contadas, de forma lúdica e criativa, as memórias de Taquari. Os visitantes, os alunos, todos que adentrarem o Museu Casa Costa e Silva vivenciarão, de forma cronológica, as memórias de fatos e personagens que escreveram o desenvolvimento de nosso município até os dias atuais”, contou.
O museu pertence ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e está sob tutela do governo municipal. Segundo a Prefeitura, só pode haver continuidade do projeto após aprovação do Iphan. A administração informou que enviou a documentação no dia 8 de janeiro deste ano, mas ainda não obteve retorno sobre a análise. “Infelizmente, a reforma do prédio histórico esbarra na burocracia. Nós estamos fazendo o nosso papel, com o projeto, busca de orçamentos para, de fato, efetivarmos essa reforma”, disse o prefeito André Brito.

Iphan diz que precisa renovar termo de cessão do imóvel para continuidade ao projeto

O jornal entrou em contato com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), solicitando informações sobre a análise da reforma. O instituto informou que, para dar continuidade ao projeto, é preciso firmar novo termo de cessão do imóvel, pois o existente expirou em 26 de julho de 2020. “Para isso, a Superintendência do Iphan no Rio Grande do Sul enviou um ofício na data de hoje (18/03), lembrando a Prefeitura de que se faz necessária a assinatura de um novo Termo de Uso de Cessão. Esclarecemos ainda que, considerando o interesse da municipalidade na continuidade da cessão do imóvel, manifestado por meio de Ofício enviado em 09/02/2021, o Iphan aguarda da Prefeitura o envio de dados para a elaboração da minuta do referido Termo. Em seguida, a documentação será encaminhada para aprovação da Procuradoria Federal junto ao Iphan”, informou.
Segundo o instituto, após essas etapas, será dada continuidade à análise do projeto para que, tão logo os trâmites da formalização do Termo de Cessão estejam concluídos, a obra de restauro seja viabilizada.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ