Principal / Geral / Passeio público deve seguir padrões de construção

Passeio público deve seguir padrões de construção

Embora o Código de Posturas e o Plano Diretor tragam diversas exigências quanto ao tamanho, pavimento, localização de rampas e obstrução do passeio público, assim como a exigência da construção de calçadas, em Taquari, ainda há muitas situações  problemáticas. Os casos são passíveis de notificação e multa, conforme aponta a legislação municipal, mas ainda são poucas ocorrências nesse sentido.

Em matéria realizada por O Fato em 2017, a Prefeitura informou não ter aplicado nenhuma notificação para providências no passeio público naquele ano. Já no mês passado, o jornal realizou o mesmo questionamento à administração municipal, em relação ao número de notificações realizadas nos últimos anos, mas não obteve resposta até o momento.
Nas redes sociais, há muitas reclamações sobre a situação. O jornal realizou uma postagem, solicitando a opinião dos leitores sobre as condições das calçadas no município. Foram mais de 80 comentários, até o fechamento desta edição.  A maioria avaliou como péssimas as condições das calçadas. “Lamentável, ainda mais para quem é cadeirante, muito estreitas, quebradas, sem rampas”, disse uma internauta. Outros leitores apontaram para a responsabilidade do morador sobre o passeio público e relataram danos causados por caminhões e veículos pesados nas calçadas de suas propriedades. “Estacionam na beira da calçada e, quando saem, levam a calçada junto. Aí não sei o que fazer, pois não aguento pagar pedreiro para os outros destruírem”, apontou outra internauta.

Plano Diretor delimita tamanho

Determinações relativas à largura da calçada constam no Plano Diretor Municipal e devem ser consultadas na Prefeitura, antes da construção do passeio público. Os tamanhos variam de dois a três metros, de acordo com a rua e o fluxo de trânsito da via.

O que diz o Código de Posturas Municipal

O jornal reuniu algumas das determinações constantes no Código de Posturas de Taquari. A principal delas relativa ao tema é a exigência da construção do passeio público por parte do proprietário do imóvel, inclusive em terreno urbano não edificado. Também é obrigatória a instalação de condições que facilitem a circulação de deficientes físicos, como meio-fio rebaixado com rampa ligada à faixa de travessia. “As calçadas devem ser revestidas de material firme, contínuo, sem degraus ou mudanças abruptas de nível”, consta no código de posturas. É proibida a deposição de materiais ou detritos que possam incomodar os transeuntes.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ