Principal / Variedades / Vai um chazinho aí?

Vai um chazinho aí?

Tomar um chazinho é uma prática muito antiga e que pode estar presente em variadas situações. Serve para aquecer o organismo no inverno; pode ser um companheiro na hora de ler um livro ou aproximar as pessoas, como uma prática dos ingleses. Mas a mais importante delas é o poder terapêutico das plantas.
Porém, antes de colocar a erva na água quente, é importante observar algumas orientações técnicas para melhor aproveitamento e não acabar tendo um resultado contrário. O princípio-ativo das plantas, que exerce o efeito farmacológico, depende muito de como a bebida foi preparada.
A Instrutora do Serviço Nacional da Aprendizagem Rural (Senar), Lucinara Fanfa Corvello, explica que há variáveis que podem influenciar na qualidade do chá e, pela falta de informação, a bebida cai no descrédito.
Misturar ervas também não é indicado , pois pode potencializar ou anular o efeito. “Ingerir o chá é uma prática do homem branco. Civilizações primitivas utilizavam através de compressas, cataplasmas, escalda-pés, inalações e banhos de assento”, afirma.

QUANTIDADE

Para obter um resultado terapêutico do chá , é necessário o consumo por vários dias. Assim como no tratamento com fármacos, o chá precisa ser ingerido de sete a 10 dias e de duas a três xícaras em cada dia.

SECAS OU VERDES

O recomendado é utilizar a planta verde para manter a qualidade e para que o princípio-ativo ainda permaneça. O processo de secagem tem alguns critérios que podem comprometer o resultado.

PREPARO

Folhas e flores não são fervidas. O ideal é pré-aquecer a água a 70º C, ou seja, mesma temperatura do chimarrão – quando começa a formar as bolinhas, e fazer a infusão. Raízes, cascas e sementes podem ser fervidas.

MISTURAS

Não coloque chás no chimarrão. A erva-mate é estimulante e se utilizada uma planta com efeito calmante pode dar um efeito colateral. É necessário tomar o chá de uma planta por três a sete dias e depois trocar para outro.

DOSAGEM

O preparo da bebida requer cuidado até na quantidade utilizada. Não é necessário muito para obter o resultado. “Não tomamos a cor, tomamos o princípio-ativo que está na planta”. Lucinara recomenda utilizar a palma da mão como medidor: um quarto quando as folhas estão verdes e a metade disso para folhas secas para não dar uma sobrecarga no organismo.

NÃO GUARDE

Na correria do dia-a-dia, muitas pessoas preparam a bebida para ser consumida durante todo o tratamento. “O ideal é fazer e tomar, não deixar guardado de um dia para o outro , pode ser que não tenha mais o princípio-ativo. As coisas são muito dinâmicas. A natureza tem um ciclo: desenvolver, crescer e se reintegrar, com a planta também é assim. Ela não vai produzir o princípio-ativo para a gente, vai produzir para ela”.

FASES DAS PLANTAS

As fases de desenvolvimento das plantas precisam ser respeitadas. Se o uso for da folha, não deve ser coletada quando estiver com flor porque os fitoquímicos são diferentes.

USO

Saber qual a parte da planta a ser utilizada é importante. Da pitanga e da goiaba, por exemplo, que são antidiarréicos, o ideal é consumir os brotos porque ali há maior concentração de tanino, um substância de defesa da planta. “A babosa é para uso externo e não interno como muitos fizeram por um tempo. Ela é de um clima diferente do nosso e aqui desenvolve outros princípios-ativos químicos para se proteger da adversidade do clima”, diz a instrutora.

SENSIBILIDADE

O aproveitamento da planta também depende de como o organismo vai reagir. “Cada pessoa é um ser único e o que serve para mim pode não ter a mesma função para o outro. Eu posso tomar chá de mil em ramas quando estou com dor de cabeça, dor muscular, gripada, pra baixar a febre, mas têm pessoas que não podem tomar. É a planta que escolhe a gente; a gente não pode escolher a planta. Temos que ir experimentando”, orienta.

FONTES CONFIÁVEIS

Para melhor uso dos chás, é importante buscar informações em fontes confiáveis. “Não ficar tirando informações de modas, procurar sempre que tenha algum técnico responsável pela informação. Na internet tem muita modinha. Agora, por exemplo, tem o arantos, da família das folhas da Fortuna, que auxilia no processo de cicatrização no uso externo e, no uso interno, para sistema respiratório. Não tem relato e artigo científico que comprove que ele seja realizado para certas células cancerígenas. Ao contrário da espinheira-santa, que tem relatos e pesquisas sobre o câncer”, afirma.

Além disso, verifique

Uma noite deslumbrante

O Grêmio Recreativo Alvi Negro promoveu mais um Baile de Debutantes, no último sábado, 21 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ