O carinho da merendeira Maria Nazaré dos Santos, 37 anos, ao fazer a refeição e tratar os alunos da Escola Estadual Barão de Antonina, no bairro Colônia Vinte, foi recompensado nesta semana. Funcionária há cinco anos do educandário, na manhã da última quarta-feira, ela foi surpreendida pelos estudantes, que a presentearam com uma nova bicicleta. O meio de transporte, utilizado pela merendeira para trabalhar, havia sido furtado na sexta-feira, 28 de fevereiro.
Nazaré conta que iria trabalhar na noite daquela sexta-feira e, antes de chegar na escola, parou na fruteira da esquina para fazer algumas compras. “Eu fui rapidinho e quando voltei a bicicleta não estava mais. Eu perguntei para as pessoas que estavam em roda e me disseram que um rapaz magro, com alargador na orelha, havia pego a bicicleta. Eles acharam que ele era o dono”, contou. Ao chegar na escola, ainda desesperada pelo furto, os estudantes começaram a ajudar a merendeira a procurar a bicicleta e ligaram para a Brigada Militar para comunicar o furto. “A polícia também procurou, mas não achamos mais”, relatou.
Por mais de uma semana, Nazaré teve que fazer sua rotina a pé. Ela recém havia terminado de pagar a bicicleta, a qual comprou parcelada, e esperava organizar as finanças para poder comprar outra. “Os alunos vinham na cozinha e me perguntavam sobre a bicicleta, diziam que se achassem na rua iriam pegar para me devolver, mas eu nem desconfiava de nada”, contou.
Na manhã da última quarta-feira, ela foi chamada à quadra da escola, onde foi entregue a nova bicicleta, comprada através de vaquinha entre todos os alunos e professores. “Foi uma emoção muito grande. Eu não imaginava isso, fiquei até sem palavras. São uns alunos de ouro, me senti muito especial”, enfatizou.
Além da bicicleta, os estudantes e colegas de trabalho da Barão de Antonina compraram também os salgadinhos e bolachas que a merendeira tinha na bicicleta quando foi furtada. As guloseimas eram para seus filhos, que também estudam na escola.
