Principal / Geral / Turismo rural começa a sair do papel em Taquari

Turismo rural começa a sair do papel em Taquari

O contato com a natureza, alimentos orgânicos e produtos coloniais serão oferecidos em um passeio pelo interior de Taquari. O roteiro turístico Freguesia das Figueiras, planejado desde o final de 2017, incluirá seis propriedades rurais do município. Uma visitação experimental está sendo programada para a terça-feira, 10 de março, com convidados locais.
O turismo rural é fruto de uma parceria entre prefeitura, Sindicato Rural, Conselho Municipal do Turismo, Emater e produtores locais. A iniciativa da criação do roteiro surgiu do Sindicato Rural, que, através da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), proporcionou, durante dois anos, curso de aperfeiçoamento na área. “O turismo pode ser uma nova fonte para agregar renda às famílias, sem contar que ressignifica o meio rural, permite um novo olhar de seus proprietários, principalmente para os jovens, trazendo uma nova expectativa, e quem sabe um atrativo para a sucessão familiar, fixando o jovem no campo”, considera Maria Jucimara Costa de Souza, do Sindicato Rural.
Alguns ajustes estão sendo feitos nas propriedades para que possam receber bem os visitantes. Durante o primeiro passeio no dia 10 de março, os participantes avaliarão a experiência das visitas em cada ponto e possíveis melhorias. Os locais de visitação também devem ser identificados com placas, assim como o caminho até eles. Assim que tudo estiver concluído, um fôlder do roteiro será distribuído em agências e sites de viagem. “Nós temos uma reunião na próxima segunda-feira para alinhar os últimos detalhes, como a questão logística e de uniformes que as pessoas que estão fazendo parte do roteiro vão usar. Estamos finalizando o nosso projeto e o roteiro ficou bastante diversificado”, conta a coordenadora municipal de Cultura, Sabrina Freitas.
Segundo o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Oládio Pereira, a proposta está em alta e pode trazer bons frutos para Taquari. “O turismo rural tem crescido muito, especialmente no Rio Grande do Sul, porque todo mundo tem um pezinho no interior e quer recordar esse tempo, levar os filhos para conhecer. Para o fato turismo no município, é muito interessante porque o nosso produto turístico é o município  como um todo e o turista, quando vem para o meio rural, provavelmente quer também visitar a cidade, conhecer outras coisas e consumir no município”, acredita o guia turístico.
De acordo com a chefe do escritório local da Emater-RS/Ascar, Ana Cláudia Desconsi, a equipe está apoiando os produtores que participam da iniciativa e ficou responsável em auxiliá-los no ajardinamento das propriedades. “É uma alternativa que vem a se somar e estimular o desenvolvimento de outras atividades, como a agroindústria e o artesanato. A Emater incentiva o desenvolvimento da atividade turística sob a ótica de um turismo responsável, de forma a valorizar aspectos culturais e promover a integração dos meios rural e urbano”, relata.

Produtores estão ansiosos com início da visitação

GERAL - Turismo Rural CASALHá dois anos frequentando cursos de preparação para o Turismo Rural, os produtores envolvidos na iniciativa estão ansiosos para receber os visitantes. Entre as propriedades visitadas, está a de Régis Eli Amaral dos Santos e Elisete Cardoso dos Santos, na localidade de Júlio de Castilhos. Ao pé do Morro da Cabrita, o local oferecerá trilha em meio à natureza, produtos coloniais e um pouco da história da localidade, como da pedra lascada em formato de machadinha, que foi encontrada no morro e pode ter sido usada por índios na região, e de munições achadas na estrada que seriam de uma batalha da revolução de 1923. “Vai ser uma fonte de renda a mais na prorpriedade, claro que não será a principal, mas é uma semente para que quem sabe futuramente outras propriedades se engajem e que isso seja um fomento não só para as nossas propriedades, mas para Taquari, Daqui a pouco, surgem outros nichos de turismo, assim como já temos a rota Taquari-Açoriana”, acredita Régis.
Outra propriedade do roteiro é a de Noeci Labres Porn, 61 anos, a Cí, e Antônio Carlos Silva Porn, 67 anos, o Alemão do Loreto. Na localidade de Arroio do Potreiro, a Cabanha Duas Figueiras servirá o almoço dos visitantes e oferecerá contato com animais da fazenda, como cavalos e coelhos, passeio de charrete e um belo visual do campo. Conservas e infusões de cachaças também poderão ser experimentadas no local. “A gente já tem um público fixo durante o ano, porque temos três eventos  que sempre são realizados aqui: o retiro de igreja durante o carnaval, o encontro do Trimoto e da morfologia, além de rodeios e festas de aniversário, casamento, que o pessoal realiza aqui. Então, para nós, o turismo vai se acrescentar a isso e divulgar o nosso lugar”, considera Cí.

O ROTEIRO

Delícias do Morro da Cabrita

Em Júlio de Castilhos, será iniciado o roteiro com trilha de cerca de dois quilômetros até o Morro da Cabrita. O percurso passa por mata nativa e arroio, chegando até um paredão de pedras, onde  o visitante descobrirá o porquê do nome do morro. Na volta, os turistas poderão comprar pães, biscoitos, broas e geleias produzidos na propriedade.

Atafona Martins

Na localidade de Amoras, os visitantes poderão acompanhar a preparação da farinha de mandioca, polvilho e tapioca. A Atafona Martins será o segundo ponto de visitação e oferecerá bejus recheados, farinha, massa de tapioca e demais produtos feitos no local.

Cabanha Duas Figueiras

No Arroio do Potreiro, será servido um delicioso almoço na cabanha, que conta com cancha de tiro de laço, galpão de fandango, animais de fazenda, entre outros. No verão, o cardápio contará com costeleta de porco caseiro assada ao molho de geleia com pimenta, acompanhada de quibebe e outras delícias características da região. No inverno, o tradicional preparo taquariense, o fervido.

Recanto dos Piovesan

Com variedade de plantas, a propriedade na localidade de Amoras será a parada após o almoço. No local, os visitantes poderão conhecer diversas espécies de plantas nativas e exóticas, entre medicinais, frutíferas, aromáticas e alimentícias. Saborosos sucos, chás, geleias e doces poderão ser degustados e adquiridos na propriedade.

Sítio da Ana

Os visitantes poderão conhecer o plantio orgânico de vegetais e morangos, além de colher os próprios produtos que quiserem adquirir. O local fica às margens da RSC-287, em Amoras.

Cervejaria Morro Pelado

A despedida do roteiro Freguesia das Figueiras se dá na cervejaria, situada também nas proximidades com a RSC-287. No local, será possível conhecer o processo de fabricação artesanal da bebida e adquirí-la em embalagens de consumo ou para presente. Além da cervejaria, a propriedade é um atrativo à parte. A casa centenária preserva a cultura açoriana e as características de construção da época.

Por que Freguesia das Figueiras?

O nome escolhido para o roteiro rural no município remete à colonização açoriana. Freguesia é um termo muito usado pela cultura portuguesa para definir comunidade, paróquia. Já as figueiras compõem o nome, pois todas as propriedades que serão visitadas possuem um exemplar da árvore.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ