Principal / Esporte / “Sem mais apoio estou fora”

“Sem mais apoio estou fora”

Depois de viver um de seus melhores momentos nos últimos 10 anos, uma notícia cai como uma bomba no Taquariense, que corre o risco de perder o seu presidente, responsável pelo processo de reestruturação do clube, iniciado em 2017. Conforme Volmir Roberto Donida, o Chico, atual mandatário do alvi-azul, se ele não receber mais apoio de pessoas ligadas ao clube, renunciará ao mandato e convocará novas eleições em 2020.

Chateado e preocupado com a falta de amparo de ex-dirigentes e torcedores com ligação muito forte com o clube, Chico disse com todas as letras: “Se nada mudar vou renunciar e convocar novas eleições em 2020”. Com mandato até maio de 2021, Chico assumiu o Taquariense em 2017, com o Marques da Cunha quase em ruínas. Após muito trabalho, juntamente com a atual diretoria, Chico levantou o clube, chamou aquele torcedor mais fanático, fez promoções, colocou o clube em dia com impostos e obrigações e, inclusive, conseguiu fazer futebol. De lá para cá foram participações em Municipal de Futebol de Campo, tanto na categoria 1º Quadro quanto do 2º Quadro, mas também na Veteranos, mesmas categorias que participaram também do Regional Certel/Sicredi. E está no Regional o ápice desta direção, que levou o alvi-azul a fazer a sua melhor campanha na história do certame, encerrando em terceiro lugar e ficando com um gostinho de que poderia ter chegado ao título da competição, encerrada neste mês. Mesmo após o sucesso desta campanha, Chico parou para pensar e afirma que não consegue mais conciliar a sua vida profissional com a vida no clube do jeito que as coisas estão, além de estar decepcionado com torcedores mais antigos do alvi-azul.

Motivos para pensar em deixar a direção do clube

Questionado o por que pode colocar o cargo à disposição, Chico afirmou que “um dos principais motivos que me levam a pensar em convocar novas eleições é a falta de respaldo de pessoas ligadas ao clube. Existem àqueles que, quando estão ligados a uma diretoria, são ativos, participam de tudo, mas quando não estão, se afastam, o que não acontece em outros clubes e não poderia acontecer conosco também. Temos pessoas que já foram ligadas a diretorias antigas que ficam dizendo por aí que são apaixonadas pelo Taquariense, que se criaram lá, que no seu tempo era assim ou assado, mas que, hoje, não fazem nada pelo clube. Declaram amor pelo Taquariense, mas não ajudam em nada. Até faço uma pergunta para estes torcedores que usam as redes sociais para criticar a atual gestão: onde estavam quando o patrimõnio do clube se deteriorava? Gostam muito de declarar amor pelo clube, mas não compram uma camiseta, não participam das promoções, não vão aos jogos. Acabamos de participar do Regional, as despesas foram altas e só conseguimos pagar tudo, na maior parte, com a colaboração de pessoas que não têm ligação alguma com o clube. Então, um dos maiores motivos para eu pensar em desistir é a decepção com estes torcedores com ligação forte com o Taquariense, que simplesmente desapareceram.”

O que precisa mudar

Para voltar atrás na sua decisão, Chico disse que “o clube necessita de um envolvimento diferente por parte dos torcedores. Preciso que estas pessoas, que um dia levantaram este clube, voltem e me deem respaldo. Por exemplo, em janeiro, vamos lançar uma camiseta em comemoração aos 80 anos do clube. Preciso que estas pessoas se engajem no projeto, não só comprando uma camiseta, mas também divulgando, oferecendo para outros torcedores, para que possamos fazer algo diferente. Porque nestes dois anos e meio de diretoria, conseguimos fazer futebol, mas não conseguimos fazer nada com o patrimônio. Pegamos o clube e o patrimônio bastante defasados e os culpados não são da última diretoria, mas sim destes torcedores e ex-dirigentes mais antigos que se omitiram quando viram que o Taquariense estava terminando. Então, é isso que eu quero que mude. Eu preciso que estas pessoas nos procurem e nos digam que estão a fim de nos ajudar”.

Data para as mudanças

Sobre uma data para que estas mudanças aconteçam, Chico afirmou que “elas não precisam acontecer da noite para o dia, não há uma data, tem que haver uma evolução natural no envolvimento dos torcedores. Vamos ver nesta promoção de janeiro, que já tenhamos uma resposta diferente, não digo em vendas, mas que as pessoas nos procurem para saber como ajudar, dando novas ideias para que o clube consiga arrecadar mais”.

Temor de um novo abandono do clube

Questionado se não teme, com a sua possível saída, que o Taquariense volte a ficar abandonado, Chico declarou que “tenho esse temor sim. Porque as pessoas preferem se esconder atrás de uma rede social ou numa roda de conversas para dar pitaco sobre o que está sendo feito, mas não têm ação. Temo muito por este comportamento das pessoas que fizeram parte do clube, não generalizando, pois há alguns que estão do nosso lado, mas tenho medo que isso aconteça sim. Mas o Taquariense tem 80 anos, não nasceu com o Chico, já teve no profissional, já esteve uma sede ativa, um quadro social ativo. Então, por tudo isso, acho que o clube sobreviverá a uma possível saída da nossa diretoria”.

Avaliação do trabalho

Sobre uma avaliação do trabalho desta diretoria, Chico afirmou que “dentro das possibilidades, foi um bom trabalho até certo ponto, mas muito aquém daquilo que sonhamos lá no início. Porque tínhamos um sonho de mexer na estrutura do clube, no patrimônio, e até agora a gente não conseguiu. Precisamos, urgentemente, de uma sede social para que ela possa nos permitir ter uma renda, através de eventos, aluguéis, para nos ajudar a manter o clube, e isso agente não conseguiu nem mexer. Sequer banheiros conseguimos fazer. Tudo que se arrecadou com promoções foi para o futebol. Daí as pessoas me perguntam: por que não param com o futebol e investem no patrimônio? Mas acho que isso não existe, pois um clube de futebol tem que fazer futebol. E é através do futebol que vamos conseguir trazer de volta os antigos torcedores, aqueles que possam também nos ajudar no lado financeiro e com novas ideias. Então, por tudo isso, mesmo que o trabalho tenha sido bom até aqui, acho que estamos devendo para nós mesmos”.

Planos para o futuro

Se conseguir implantar as mudanças que pretende e permanecer à frente do clube, Chico falou sobre os seus planos para o futuro do Taquariense. “Pretendemos trazer estes colaboradores antigos de volta, continuar fazendo futebol, pois enquanto eu estiver presidente, disso eu não abro mão, porque clube de futebol tem que fazer futebol. Se permacermos, junto do futebol planejamos começar a mexer na estrutura. Reformar nossa sede, fazer uma copa melhor, que possamos ter uma cozinha, porque em dia de jogos temos que levar lanches prontos, e consertar a tela ao redor do campo, principalmente no fundo de um dos gols, para que não tenhamos aquele problema de bolas nas casas dos vizinhos. Queremos poder receber as comunidades de cidades vizinhas com uma estrutura, pelo menos, parecida com a deles, com um lugar para eles poderem sentar, um lugar para servi-los, coisas que, hoje, a gente não consegue. Isso é o que sonhamos desde o início e queremos para 2020, focar na estrutura, mas sem esquecer o futebol”.

Além disso, verifique

Taquariense estreia na Copa RS no dia 27 ou 28

Na última terça-feira, dia 9, na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), foi realizado ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ