Principal / Geral / Rio Taquari sobe cinco metros mas não desabriga famílias

Rio Taquari sobe cinco metros mas não desabriga famílias

Foram muitos dias de chuva no início da semana, na Serra Gaúcha, onde está a cabeceira do rio Taquari, e na região dos vales do Taquari e Rio Pardo. Com isso, os moradores ribeirinhos entraram em alerta.

Na manhã da terça-feira, 5 de novembro, o nível do Taquari começou a subir. Funcionários dos departamentos de Limpeza Urbana e de Trânsito auxiliaram moradores da rua Franklin Praia Filho, no bairro Praia, a levar as mobílias para o segundo piso das residências. Durante este trabalho, um funcionário da prefeitura sofreu uma queda e precisou da assistência do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), mas, segundo a responsável pela Defesa Civil, passa bem e não teve fratura.
A Defesa Civil no município acompanhou os dados do órgão de Estrela, município banhado pelo rio, mas que fica na parte de cima. A previsão era de elevação do nível porém não chegaria a desabrigar famílias.
Morando na rua Navegantes desde pequeno, José Ricardo dos Santos, 47 anos, disse na manhã da terça-feira que a previsão é que o rio chegasse a 22 metros na Barragem em Bom Retiro do Sul, e que isso não era motivo de preocupação para ele, que reside a cerca de 500 metros da margem do rio. Na tarde da terça-feira, a água alcançou os fundos das residências da colônia de pescadores. A travessia da barca para General Câmara foi suspensa às 18horas. Na manhã da quarta-feira, a água encobria a rua Franklin Praia Filho, parte da Navegantes, Riachuelo e a ponte do Arroio Tinguité (ligação com o Capão).
O morador da rua Riachuelo, Antônio Carlos Conceição Luz, 58 anos, não está entre os atingidos porque reside na parte alta da via. “Só quando dá um dilúvio, como teve em 2001, que vai água lá em casa. Tapou essa avenida aqui (Getúlio Vargas)”, lembrou. Na manhã da quarta-feira, ele esteve na margem do rio, que naquele momento chegava no meio da rua, junto da neta. “Continua subindo, pode ver que cada vez que a água vem (ondinha) ela faz uma marquinha mais em cima”, disse.
Antônio Carlos, mesmo sem ser atingido, está em alerta para a previsão de mais chuva. “Depende da quantidade e a gente depende muito da chuva lá de cima. Aqui pra nós não importa, caiu aqui vai embora. Dependemos lá da cabeceira do rio. Com esse volume de água que tem aqui, se der 40 milímetros lá, daí vai ser grande”.
Conforme a Defesa Civil de Taquari, o rio subiu cerca de cinco metros nos dois dias. Não houve registro de desabrigados.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ