Principal / Geral / Tradicionalistas desfilaram o orgulho de ser gaúcho

Tradicionalistas desfilaram o orgulho de ser gaúcho

No Dia Estadual do Gaúcho, 20 de setembro, quando também se celebra os combatentes da Revolução Farroupilha (1835-1845), mais de 20 entidades tradicionalistas desfilaram, na tarde da sexta-feira, no Centro de Taquari, exaltando a paixão pelos costumes do Rio Grande do Sul.
Cerca de 250 cavalarianos de Taquari e Tabaí, conforme dados da Liga das Entidades Tradicionalistas, percorreram as ruas principais, junto de prendas e peões das mais variadas idades, destacando o orgulho de ser gaúcho.
A Cabanha Duas Figueiras, da localidade de Arroio do Potreiro, abriu o desfile, conduzindo a Chama Crioula. O desfile de Taquari teve a participação de estudantes das escolas de Educação Infantil, todos usando pilchas, e, de Tabaí, o CTG Querência do Tio Pedro.
A Liga das Entidades Tradicionalistas, que promoveu a Semana Farroupilha e o desfile, fez uma homenagem a Paulo Gaelzer de Oliveira, 85 anos, conhecido por Paulinho Clemente, comerciante, açougueiro, caminhoneiro e tradicionalista, sendo patrão do CTG Pelego Branco na década de 1990. Ele fez o percurso na carona de uma charrete, onde também estava sua esposa, Alba Oliveira. Logo atrás, a cavalo, os filhos, noras, netos e bisnetos acompanhavam os homenageados. “Tava muito bom, todo o desfile tava muito bonito, a família acompanhou”, disse Paulo.
Um dos representantes da liga, Maiquel dos Santos Pereira, 36 anos, diz que a cada ano uma pessoa que atua no movimento será homenageada. “A gente fez essa homenagem porque ele foi uma pessoa que sempre viveu neste meio do tradicionalismo e passou para os filhos e netos, sempre cultivando nossas tradições”, explicou.
O desfile foi acompanhado por centenas de pessoas que encheram as calçadas ao longo das ruas Albino Pinto e Sete de Setembro. A moradora do Bairro Leo Alvim Faller, Kauana Natiele Vieira Rodrigues, 20 anos, sempre assiste ao desfile porque gosta da tradição. “Achei muito bonito, tá muito criativo neste ano, gostei muito”.
Os gêmeos de um ano e nove meses, Vitória Neves Silva e Manoel Neves Silva foram ao desfile, junto da mãe, Mônica Neves, 31 anos, vestindo o traje típico. “Pra dar continuidade na nossa tradição gaúcha. Fui criada assim. Acho bonito isto”, diz a mãe.
Após o desfile, foi realizado um baile no lonão na Praça da Bandeira, onde estava montada a estrutura da Semana Farroupilha. No local, às 18horas, ocorreu a extinção da Chama Crioula pelas entidades tradicionalistas, junto do prefeito Maneco e do vice-prefeito, André Brito. Também foram entregues certificados homenageado as pessoas que se destacaram na programação deste ano.

GERAL - 20 Setembro FOTOS

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ