Principal / Geral / Ótica Karla é a pioneira no segmento em Taquari

Ótica Karla é a pioneira no segmento em Taquari

Os proprietários da Ótica Karla, Gotfredo Holderried, 76 anos, e Lurdes Terezinha Holderried, 66 anos, preparam-se para comemorar, em maio de 2020, os 40 anos da empresa.

Localizada na Rua 7 de Setembro, 2254, a empresa trabalha com a venda de lentes e armações de óculos de grau e solares.
Natural de Lajeado, Lurdes conta que a empresa foi criada atendendo ao convite de dois amigos taquarienses. Na época, ela e o esposo trabalhavam na Ótica Otto, em Lajeado, de propriedade do tio de Gotfredo, e recebiam clientes de Taquari. Segundo Lurdes, quando a ótica se instalou no município, em maio de 1980, não havia outra empresa deste segmento. “A Ótica Otto existe até hoje, foi a pioneira no Alto Taquari e nós somos os pioneiros aqui. Depois surgiram outras. Na época, muitas pessoas eram clientes da Ótica de Lajeado”. A primeira sede foi em uma sala comercial na Rua 7 de Setembro (próxima ao Bolishow), com duas peças: uma para a venda e a outra para o laboratório. Por cerca de 20 anos, a empresa também fabricava as lentes. “Não foi mais possível fabricar porque houve modernização no processo, entrou a lente orgânica, que predomina hoje, e a lente com fio. O investimento para acompanhar era muito alto e não valia a pena investir num laboratório novo”, avalia. Hoje a empresa trabalha com laboratórios parceiros para onde enviam a armação e a receita do grau e recebem os óculos prontos.
Na mesma época em que encerraram a atividade com o laboratório, a empresa mudou-se para a sede própria, na mesma rua. “Uma das coisas que me marcou bastante na história da empresa foi quando a gente comprou aqui, o que foi muito gratificante porque foi uma batalha que se venceu”, diz Lurdes. Outro momento marcante para ela ocorreu há cerca de 10 anos, quando o prédio precisou de reforma e tiveram que sair para arrancar todo o telhado. “O Renato Bender, da Igrasa, arrumou uma parte no prédio dele para colocarmos a loja e, na parte de baixo, um espaço para a gente morar e colocar todas a nossas coisas. Foi um momento marcante pela solidariedade. Pagávamos aluguel mas foi muito bonito o gesto, ele mesmo dividiu a ajeitou o espaço. Foi um período rápido, em três meses já voltamos, mas foi muito bom”.
Hoje a ótica é de propriedade da filha, Renata Holderried, 31 anos. Há 11 anos, há uma filial em Tabaí, na rua 28 de Dezembro, comandada pela outra filha, Karla, 36 anos. “As duas fizeram curso de ótica e quiseram seguir o mesmo trabalho”, diz Lurdes. Nestas quatro décadas, a ótica sempre contou com o trabalho da família no atendimento dos clientes. Para Lurdes, que está nesta profissão há 49 anos, o contato com o público lhe dá muita satisfação. “Pra mim é tudo igual, não faz diferença se tem dinheiro ou não. Gosto de ver a satisfação das pessoas e a parte afetiva também é muito importante. Hoje me considero taquariense. Parece que vivi a vida toda aqui. Sabe quando tu chega num lugar e sente que chegou no lugar certo?”, completa.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ