Principal / Geral / Reforma do Seminário Seráfico é fiscalizada pelo MP e Iphan

Reforma do Seminário Seráfico é fiscalizada pelo MP e Iphan

Uma equipe do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Ministério Público Estadual (MP/RS) fiscalizaram a reforma do prédio do antigo Seminário Seráfico/Idesc na sexta-feira, 23 de agosto. A obra é realizada pela Prefeitura de Taquari, através da empresa Elmo Eltromontagens, vencedora da licitação.
O jornal entrou em contato com o Iphan e o MP estadual para obter detalhes da fiscalização e possíveis irregularidades encontradas na obra, mas até o fechamento desta edição, não obteve resposta. Na tarde de ontem, o Iphan informou que leva de 15 a 30 dias para responder solicitações via e-mail. Já a assessoria de imprensa do MP/RS relatou não ter conseguido contato com o promotor responsável pelo caso e informou que enviará respostas assim que possível.
Até a tarde de ontem, quando a reportagem esteve no local, a reforma do prédio seguia normalmente.

Prefeito garante que prédio não é tombado e não existem irregularidades na obra

Em entrevista ao programa Mistura Fina Online, produzido por O Fato nesta semana, o prefeito Maneco falou sobre o assunto. Segundo Maneco, o prédio que está sendo reformado, embora muito antigo, não é considerado patrimônio histórico. “Nós consultamos o Iphan e não era patrimônio histórico. Então a gente fez o projeto para manter o prédio com a maioria das carcaterísticas que ele tinha. Externamente, ele continua praticamente igual”, informou o prefeito.
De acordo com Maneco, uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em 2008, que torna o prédio patrimônio histórico estadual, não é suficiente para o tornar tombado. “O Iphan é o órgão nacional responsável por dizer o que é e não é patrimônio histórico. A lei aprovada na Assembleia não basta porque não é instrumento suficiente para poder declarar patrimônio histórico”, disse Maneco.
A fiscalização, segundo Maneco, foi motivada por denúncia de maus cuidados com o patrimônio histórico que estaria sendo modificado. Para o prefeito, isto é coisa da oposição. “Se o prédio caísse, não estavam dando bola”, considerou, relatando que, em outra oportunidade, as instalações haviam sido cedidas a uma entidade, que penhorou o prédio junto ao Banco do Brasil como garantia de uma dívida e acabou perdendo o patrimônio para o banco. “Nós conseguimos recuperar o prédio numa ação que o governo anterior havia entrado na justiça. Trouxemos de novo o patrimônio do município que estava perdido e conseguimos uma alternativa, que é impossível conseguir uma melhor, que é recuperar o prédio e gerar 600 empregos para a cidade. Mas parece que algumas pessoas não se conformam que estamos resolvendo o problema da cidade”, relatou o prefeito. O nome do denunciante não foi informado pela fiscalização à prefeitura.
A obra seguiu normalmente nesta semana. De acordo com Maneco, a prefeitura de Taquari não recebeu sanções ou penalidades.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ