Principal / Geral / Safra 2018/2019 de arroz tem redução na produtividade

Safra 2018/2019 de arroz tem redução na produtividade

Dados divulgados pelo Instituto Rio-grandense do Arroz (IRGA) mostram que a produção de arroz em Taquari, na safra 2018/2019, teve redução na produtividade de 8,05% em relação ao período anterior.
A quantidade do grão colhido por hectare foi em média de 7.156Kg em 2018/2019, enquanto, na safra anterior, foi de 7.883 Kg/ha. A estimativa é de uma redução em torno de 2,2 mil toneladas do grão nas lavouras do município.
A produção municipal foi de 18,7 mil toneladas na safra 2018/2019 com área colhida em 2.602 ha.
Na safra anterior, a produção foi de 20,906 mil toneladas em área colhida em 2.652 ha.
O técnico do IRGA, Abílio Nogueira Dória, lembra que o município obteve médias abaixo de 7.000 kg/ha somente em anos do fenômeno climático El Niño intenso e também na safra 2010/2011, com a ocorrência de granizo. Entre as safras de 2007/2008 a 2012/2013, em anos de neutralidade, o clima favoreceu a cultura e Taquari atingiu produtividades superiores a 8.000 kg/ha.
Dória explica que a queda na safra 2018/19 foi em razão do clima. Segundo ele, informações da Meteorologista do IRGA, Jossana Cera, coletadas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), mostram que entre os dias 10 e 20 de dezembro e de 1º a 20 de janeiro, a radiação solar ficou bem abaixo da média climatológica na maioria das regiões do RS, incluindo Taquari e arredores. “Esta configuração não foi boa para as lavouras que estavam em estágio reprodutivo pois este é o período do ciclo da planta em que ela mais demanda por radiação solar, para realizar a fotossíntese e translocar os fotoassimilados para o enchimento de grãos e, assim, garantir altas produtividades”, afirma o técnico.
Outros fatores que contribuíram para a redução na produção do município é a monocultura e lavouras sem pousio (descanso ou repouso). “Isso acontece há muitos anos e dificulta a sustentabilidade das lavouras. Cito, como exemplo, o controle de plantas daninhas que fica mais difícil a cada safra, ou seja, essas se adaptam ao ambiente da lavoura de arroz, criam resistência aos herbicidas, logo, competem com a cultura, assim reduzindo a produtividade e o lucro da lavoura”, destaca.
Quanto a valores que os produtores deixam de arrecadar, o técnico diz que não há como estimar. “Levando em consideração que cada produtor tem seu custo de produção e liquidam seu estoque em épocas diferentes, não temos parâmetros suficientes para estimar o valor médio na redução da receita líquida dos mesmos, mas vale lembrar que, além da redução de produtividade, a safra foi marcada pelo aumento significativo dos preços dos insumos, que refletem diretamente no bolso do produtor orizícola”, aponta.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ