Principal / Geral / Prefeitura diz que a situação é encontrada frequentemente, e que moradores devem corrigi-la antes da realização das novas obras de pavimentação

Prefeitura diz que a situação é encontrada frequentemente, e que moradores devem corrigi-la antes da realização das novas obras de pavimentação

Conforme informações repassadas pela prefeitura, durante as obras de canalização da Corsan e também de drenagem pluvial no município foram verificadas muitas ligações irregulares, como esgoto de residências colocado na rede de água da chuva.

A prefeitura destaca que todas as ligações clandestinas serão bloqueadas durante as obras. Isso pode causar transtorno para os moradores.
O Fato fez uma entrevista com a coordenadora do Departamento do Meio Ambiente do Município, Marília Souza, que falou sobre a situação. Confira a entrevista.

OF – Foram verificados muitos casos durante as obras da CORSAN?
Marília Souza – Não só da Corsan, mas sempre que as equipes da prefeitura realizam algum tipo de manutenção, ou há obras de conserto e pavimentações, são encontras situações de irregularidade. Além de orientarmos para que a população regularize essas situações, pois as ligações clandestinas serão bloqueadas durante as obras, alertamos para os danos causados pelo esgoto irregular tanto na saúde como na conservação de obras.

OF – Em que bairros foram detectados o problema?
MS – Este não é um problema específico, pois encontramos em quase todos os bairros do município. É importante a conscientização das pessoas para procurarem as orientações dos órgãos de fiscalização e reguladores quanto à orientação correta na construção de esgotos sanitáros nas residências. O manejo incorreto de dejetos é prejudicial para toda a comunidade, por isso a importância de seguir orientações e normas.

OF – O que acontece com quem faz esse tipo de ligação? Tem multa?
MS – A prefeitura trabalha, principalmente, com a prevenção e orientação. .O proprietário recebe advertência/notificação com prazo para regularização e, em caso do não cumprimento, após o prazo, daí é passível de multa.

OF – Quais problemas acarretados para o meio ambiente?
MS – A questão do esgoto clandestino se tornou um grave problema, pois o mesmo é lançado de forma errada, gerando a poluição de nascentes, córregos e proliferando doenças em decorrência da poluição, afetando assim a saúde pública. Essas enfermidades ocorrem diante da contaminação por contato direto com o esgoto, enchentes ou devido à ingestão acidental de água contaminada ou através do consumo de alimentos cozinhados ou lavados com águas poluídas.

OF – Quem tem esse tipo de irregularidade deve resolver como?
MS – O proprietário deve buscar a orientação na prefeitura, o Setor de Planejamento está à disposição para prestar esclarecimentos e seguir as normas vigentes. Com um projeto de filtro, fossa e sumidouro protocolado junto à prefeitura, direcionado à Secretaria do Planejamento para avaliação e aprovado, e assim possa executar o previsto no projeto, regularizando, sua situação.
Outra alternativa que temos avaliado é um trabalho de conscientização junto à população dentro de escolas e outros grupos para informar sobre as possíveis doenças do esgoto sanitário clandestino. Temos que ter a consciência de que o meio ambiente é para todos, ou seja, a sua preservação é uma qualidade de vida da população.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ