Principal / Esporte / Piloto conquistou, pela primeira vez na sua carreira, o título do Campeonato Gaúcho de Kart, no último domingo, em Pelotas

Piloto conquistou, pela primeira vez na sua carreira, o título do Campeonato Gaúcho de Kart, no último domingo, em Pelotas

Um dos maiores destaques do kart no Rio Grande do Sul na atual temporada, quando obteve diversos resultados importantes, o piloto taquariense Bayard Bizarro de Oliveira Santos, 22 anos, da equipe Lefa Farma/Rede Vida Farmácias/Won/Stopcar/Eletro, conquistou, no último final de semana, o seu mais importante título do ano e da carreira. Competindo no Kartódromo da Associação Pelotense de Automobilismo (APA), em Pelotas, ele sagrou-se campeão gaúcho na categoria F4 Sport, que utiliza motores quatro tempos de livre preparação.

Correndo com motores preparados pela Pablo Racing e por seu pai, Edson Bayard, o piloto taquariense teve um final de semana bastante interessante nas três provas que correu. Largando na quinta posição, Bayard encerrou a primeira bateria em segundo. Na segunda bateria, uma grande vitória e, na terceira e derradeira, mais um segundo lugar. Após a soma dos pontos e do descarte do pior resultado, Bayard somou 25,5 pontos, subiu no degrau mais alto do pódio na cerimônia de premiação e comemorou o inédito título gaúcho de kart na categoria F4 Sport, onde, de acordo com o piloto, a potência do motor é 13Hp estacionário preparado que, ao final da preparação, pode ir aos seus 26Hp, chegando a 8 mil rotações por minuto (Rpm). O resultado de Bayard na última bateria ajudou a sua equipe a conquistar o vice-campeonato da categoria com o piloto Luís Felipe Kaercher. Na categoria F4 Sport, Bayard disputou o título com 12 pilotos.
Esta foi a primeira vez que Bayard conquistou o título gaúcho de Kart. Nas outras vezes em que disputou o Campeonato Gaúcho, o melhor resultado do taquariense foi o vice-campeonato, no ano passado, depois de ficar sete anos ausente da disputa. Antes, em 2009, ele ficou com o terceiro lugar. De acordo com Bayard, o título deve-se à união de muitos fatores. “Trabalhamos muito desde o ano passado, quando conquistamos dois vice-campeonatos, em Venâncio Aires. De lá para cá, desenvolvemos uma melhor preparação de motores, muito treino, muito estudo e apoio da família e patrocinadores”. Bayard disse, ainda, que sente-se realizado e muito feliz com o título, pois “é muito satisfatório ver que todo o esforço e dedicação valeram a pena. Não cheguei lá sozinho. Tem toda uma equipe, diretamente e indiretamente, me ajudando e trabalhando para que tudo isso fosse possível”.

Quebra do motor impede título na 125 Sport

Além da F4 Sport, Bayard competiu também na categoria 125 Sport, que, como diz o nome, utiliza motores de 125cc e dois tempos. Com motores fornecidos pela empresa de preparação Mittag Motores, o taquariense foi o quarto melhor na tomada de tempo e, na primeira e na segunda baterias, encerrou com a segunda colocação. Na primeira bateria, Bayard estava bem na corrida, mas levou um toque e caiu para o sétimo lugar. Porém, numa corrida de recuperação, o piloto conseguiu voltar bem à pista e assegurou a segunda colocação. Na terceira e última bateria, Bayard estava bem na corrida, disputando forte o primeiro lugar com o piloto uruguaio Pablo Falchi, mas uma quebra de motor na terceira volta tirou qualquer possibilidade de título também nesta categoria. Desta forma, mesmo sem completar a prova, Bayard terminou o Campeonato Gaúcho na quarta posição nesta categoria, com 19 pontos, apenas 5,5 pontos atrás do campeão Pablo Falchi.
Na 125 Sport, conhecida também por Graduados, usa-se motor Iame, feito para kart, refrigerado a água e que chega a 19 mil Rpm, com 40Hp de potência. Segundo Bayard, é a categoria mais rápida de motores sem marcha e o kart pode atingir, dependendo da pista, uma velocidade de 150Km/h, a menos de dois centímetros do chão. Na categoria 125 Sport, sete pilotos estavam na briga pelo título.
O Campeonato Gaúcho de Kart é disputado em etapa única, em apenas um final de semana. Neste ano, foi organizado pela Associação Pelotense de Automobilismo (APA), com a supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA). Em Pelotas, foram 74 pilotos inscritos, que disputaram o título em 12 categorias. Segundo a organização, o Campeonato Gaúcho desta temporada foi um dos mais significativos dos últimos 10 anos.

Temporada de títulos para Bayard

O ano de 2018 foi um dos melhores da carreira do piloto taquariense que, em novembro, em Bagé, comemorou o título da Copa RS de Kart, também organizada pela Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA), em duas categorias, na F4 Sport e na 125 Sport. A Copa RS teve cinco etapas, em Frederico Westphalen, Guaporé, Venâncio Aires, Pelotas e Bagé. Das cinco, Bayard ficou no lugar mais alto do pódio quatro vezes na F4 Sport e outras três, na 125 Sport. Quando não venceu, sempre ficou entre os três primeiros, resultados que lhe renderam o título nas duas categorias.
Para 2019, Bayard disse querer voos mais altos. “Pretendemos disputar os campeonatos na Região Sul do Brasil e, dependendo dos patrocínios, competir em algumas provas na Região Sudeste, onde fica o centro do kartismo nacional. Mas se surgir qualquer outra oportunidade de pilotar em outra categoria, estarei pronto”.
Bayard disputa competições em nível estadual desde 2006, quando ainda tinha 10 anos. Em 12 anos de carreira, segundo Bayard, ele tem em torno de nove títulos em nível estadual, uma coleção de mais de 250 troféus e cerca de 300 corridas no currículum. Bayard é filho de Maria Beatriz Bizarro (Tize) e Édson Baiard de Oliveira Santos (Lefa).

Além disso, verifique

Taquariense estreia na Copa RS no dia 27 ou 28

Na última terça-feira, dia 9, na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), foi realizado ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ