Principal / Região / TABAÍ: “Entender o mundo do silêncio”

TABAÍ: “Entender o mundo do silêncio”

Na sessão do Legislativo de quarta-feira, 1º de setembro, o vereador do Partido Liberal, Fabiano Oliveira, foi à tribuna, acompanhado de Tatiane Vargas, intérprete de libras, a língua brasileira de sinais.

Segundo o vereador, na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual Múltipla, comemorada entre 21 e 28 de agosto, ele busca sensibilizar o governo e a comunidade da necessidade de políticas públicas de combate ao preconceito. “Para quem não está me vendo, eu sou branco de cabelo castanho claro e estou usando uma gola polo verde”, dirigiu-se Fabiano aos cegos e, interpretado por Tatiane, para ser compreendido pelos surdos”.
Para Fabiano, a ideia de ter uma intérprete busca oportunizar que todos os “não ouvintes” possam interagir e acessar as discussões do Legislativo do município. Atualmente, os encontros são transmitidas pelas redes sociais da Câmara de Vereadores na internet.
De acordo com Fabiano, conforme estudos, 14% da população mundial tem algum tipo de surdez. “Será gratificante poder entender o mundo do silêncio. Devemos evoluir no sentido de dar mais oportunidades às pessoas, a todos um dia a dia com mais esperança”, salientou o vereador.
O projeto de lei que cria a semana municipal da Pessoa com Deficiência está tramitando no Legislativo, conforme o vereador Fabiano.
O vereador Anderson Vargas (PT) disse que era a favor da inclusão de todos, em todos os ambientes, com todos os tipos de acesso. “Sou totalmente contra a exclusão de pessoas.”

Pista de skate para a comunidade

O presidente do Legislativo, Pedro Araújo dos Santos (PDT), solicitou ao Executivo a elaboração de um projeto de lei que permita aos conselheiros tutelares do município dirigirem carros públicos, quando não há motorista autorizado disponível. Para o vereador, isso vai facilitar o trabalho do conselheiro tutelar, além de dar mais agilidade e eficiência.
Vereador Pedro também sugeriu a construção de uma pista de skate na praça em frente à Prefeitura, para ser utilizada por crianças, adolescentes e adultos que praticam o esporte. O vereador chamou a atenção para o perigo de andar de skate nas duas rodovias que cortam o município, a BR-386 e a RS-287. Pedro citou que a obra pode estimular quem busca tornar-se profissional no esporte e citou Raíssa Leal, de 13 anos, medalhista brasileira no skate nas Olimpíadas de Tóquio 2020/2021.

Aprovado projeto de lei que cria conselho de assistência social

Os vereadores aprovaram projeto de lei do Executivo para credenciamento de pessoas jurídicas para prestarem o serviço de limpeza, roçada e poda de árvores. Foi aprovado projeto de lei que autoriza a contratação temporária e emergencial de professores para a rede municipal de ensino, de acordo com o resultado do concurso vigente.
A criação do Conselho Municipal e Fundo da Assistência Social foi aprovada através de projeto de lei. De acordo com a exposição de motivos, a entidade ajudará a comunidade a ter acesso aos seus direitos e a combater a exclusão social.

Rua Lindolfo Cabral

Foi aprovado projeto de lei que autoriza a mudança de nome da estrada Arsênio Garcia de Oliveira para estrada Lindolfo Cabral. O produtor de farinha e comerciante Lindolfo Cabral viveu em Tabaí entre 1891 e 1971. Casou com Martinha Ferreira da Silva e teve cinco filhos, Odilo, Ilva, Antônio, Manuela e Nardy Ferreira da Silva.
Conforme a exposição de motivos da lei, Lindolfo ia de cavalo até Porto Alegre vender ou trocar farinha por tecidos e calçados, que, depois, vendia de porta em porta na cidade e região. A estrada passa entre as terras que pertenciam a Lindolfo.
O vereador Milton Alves da Silva (MDB), neto de Lindolfo Cabral, disse que tinha muito orgulho de dar o nome do seu avô à estrada que passa nas terras da sua família. “Fico muito agradecido aos meus colegas que ajudaram a nomear essa estrada de Lindolfo Cabral.”
Outro projeto de lei aprovado proíbe a duplicidade de homenagens de nomes em logradouros públicos, para facilitar a localização de endereços no município.

Homenagens a Vadico

O vereador Marcelo de Oliveira Machado (MDB) falou sobre a perda do pai, o ex-prefeito de Tabaí, Vadico, falecido na semana passada. “Sempre tentou fazer o bem a todos, um homem simples e humilde.”
O genro de Vadico, vereador Mauro de Vargas (MDB), falou sobre o caráter do ex-prefeito. “Um homem do bem. Nesses anos, que o conheci, foi um cara que nunca faltou com a palavra. Eu queria fazer essa homenagem a ele, que foi nosso primeiro prefeito. Foi um grande homem, de caráter.”
Para o vereador tucano, Milton Alves da Silva, Vadico foi um homem honesto, que ensinou muita coisa para a política de Tabaí. “Trabalhou na criação do município e nos deixou, nesta semana. Muitas lembranças boas do Vadico, uma grande perda.”
O presidente do Legislativo, Pedro Araújo dos Santos, lembrou a oportunidade que teve de estar ao lado de Vadico numa eleição majoritária a prefeito. “Um homem de coração enorme que nos deixou, mas deixou um legado em Tabaí. Temos que ter alguma coisa que eternize o nome dele no município”. Vereadores Anderson Vargas e Darci da Silva também prestarem homenagens ao Vadico. “Era meu companheiro de pescaria”, lamentou Darci.

Tribuna Livre

Marquinhos Lang, presidente da Fundação de Atendimento ao Deficiente e Superdotado do Rio Grande do Sul (FADERS) utilizou a Tribuna Livre para falar da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual Múltipla, a convite do vereador Fabiano Oliveira, assim como também fazer sua homenagem a Vadico.
Sobre a semana nacional, falou que era uma luta muito grande tornar “os invisíveis, visíveis”. Citou o trabalho nesse setor realizado em Fazenda Vilanova, iniciado na administração do governo Cenci. “O prefeito Amarildo também está seguindo esse trabalho e mais, está fomentando o trabalho.”

Além disso, verifique

TRIUNFO: Homem de 47 anos é morto por vários disparos de arma de fogo

A Brigada Militar, através do 5° Batalhão de Polícia Militar (5° BPM), durante a noite ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ