Principal / Mistura Fina / Sem oposição?

Sem oposição?

Na edição da semana passada, o Mistura Fina publicou uma nota sob o título“Sem oposição?”. No texto, foi abordado o Legislativo de Taquari, onde, dos nove vereadores eleitos, oito são dos partidos de base de sustentação do governo de André Brito, e um vereador, em tese, de oposição. A nota também abordou sobre o elemento contraditório, de questionamento à administração.
O prefeito André Brito (PDT), o vice-prefeito Ramon de Jesus e vereadores manifestam-se sobre o assunto na edição desta semana.

“Boa legislatura”

Na nota da semana passada, foram ouvidos o ex-vereador João Batista (PSDB), o presidente do Legislativo, Luís Porto (PT), e o vereador do Partido Progressista, Aldo Gregory.
“Não há oposição ao Executivo. Para o Executivo é bom. Para a cidade, para os debates e transparência, não é tão bom”, afirmou João Batista. “Eu, Luís, olhando a grosso modo, estou achando boa a legislatura em relação às discussões. Se não tivesse discussão , seria só amém para qualquer projeto. As comissões são boas e o jurídico também”, opinou o presidente Luís Porto.
Aldo Gregory afirmou que trabalha buscando a melhoria na qualidade de vida para Taquari. “Buscamos, incessantemente, recursos para serem investidos na nossa cidade”, salientou.

“Executivo e Legislativo se imanam nos objetivos”

Na sexta-feira, 20 de agosto, pela manhã, o prefeito André Brito enviou uma mensagem, pelo whatsApp, para a redação do Mistura Fina, abordando o conteúdo da nota “Sem Oposição?” , que circulou na edição do jornal O Fato daquele dia.
“ Li a matéria sobre não haver oposição na Câmara de Vereadores. O fato não é ter ou não ter oposição, acontece que todos os vereadores têm as portas abertas na Prefeitura, participando ativamente com sugestões e ações, inclusive, tendo liberdade de participar de reuniões que deliberam questões administrativas. Não protagonismo individual, todos são protagonistas do processo de gestão, não significando que não ocorram divergências, que são dirimidas com diálogo. Ou seja, Taquari é um exemplo de gestão compartilhada, onde Executivo e Legislativo se irmanam nos objetivos prioritários de desenvolvimento”, escreveu André.

Relação transparente

O vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio, Ramon Kern de Jesus, manifestou-se pelo whatsApp ao Mistura Fina sobre a questão de oposição e debates na Câmara de Vereadores . “Por tudo que o País está passando, nós temos o dever de respeitar os poderes. Então, nós, aqui do Executivo de Taquari, respeitamos o Poder Legislativo e sua independência. Quanto à questão de situação e oposição, eu, como vice-prefeito, tenho uma relação muito solícita com todos os nove vereadores, então converso com todos, com todos que me procuram, tenho as portas abertas do gabinete.”
Conforme Ramon, muitos vereadores procuram seu gabinete, toda a semana. “São bem atendidos. Nossa relação com o Legislativo tem sido muito transparente, muito serena. Não estou vendo, no momento, uma relação que possa ser tachada como oposição e situação. Eu levo isso com tranquilidade e confio muito nos votos dos nossos vereadores, que, até o momento, têm votado de forma bem transparente, de forma bem legalista”, frisou o vice-prefeito.

“Não tem oposição porque o povo decidiu que não teria”

Através do whatsApp, o vereador Sérgio Pereira (PDT) respondeu aos questionamentos do Mistura Fina sobre oposição e situação no Legislativo. “O povo elegeu oito vereadores de situação ao governo André Brito e um independente. Em princípio, não tem oposição, porque o povo decidiu que não teria. Todos os projetos a princípio foram aprovados, para ter uma ideia, e a maior parte deles por unanimidade Nesta questão, no meu ponto de vista, não tem, a comunidade respondeu a altura do Executivo, entendeu?”
O vereador Felipe Reis (PSB) disse que não tem oposição na Câmara Municipal. “Primeiramente, por uma situação simples, oito vereadores são dos partidos que compuseram a coligação que venceu. O vereador Aldo, do Progressista, não teve candidato a prefeito, então não existe oposição neste sentido. Sobre ter oposição pós-eleição, também acredito que não temos . É uma Câmara que olha para frente, tem divergências e não é uma Câmara que tem em sua essência o amém, apoiando tudo , de qualquer jeito, sem dialogar.”
Para Felipe, o Legislativo de Taquari é muito responsável e comprometido e faz um trabalho em parceria com o Executivo . “Com certeza eu vou divergir de ideia com o prefeito, porque não somos iguais, mas tenho certeza de que isso é importante para a democracia, importante para a política da cidade , pois quanto mais pessoas diferentes ajudarem a governar a cidade, mais chances tem de dar certo, mais ideias, mais projetos e mais novas opções de melhoria para a cidade aparecem”, considera Felipe.

“A vida democrática fez que acontecesse isso“

Na opinião do vereador Zé Harry (PDT), a situação do Legislativo representa a democracia. “Por circunstâncias eleitorais, votaram nos vereadores que fazem parte da base do governo. É um processo democrático que está acontecendo na nossa cidade. Claro que o contraditório é ótimo, ter o contraditório, a discussão sobre a cidade. Mas esta discussão sobre a cidade também se dá dentro deste grupo que tem a maioria esmagadora na Câmara hoje”, destacou.
Segundo Zé Harry, o processo de mudança dentro do município é efervescente. “Todos nós, mesmo não tendo uma oposição sistemática na Câmara, muitos debates das ações do Executivo têm a discussão de todos e participação de todos. O processo de evolução da cidade está acontecendo em todas as áreas . Não é pela falta de oposição que está deixando de acontecer.”
O vereador disse que “coloca sua mão no fogo” pela lisura da administração e que a fiscalização existe. “Temos um prefeito corretíssimo, honestíssimo e voltado em suas ações para desenvolver políticas públicas para o povo. Essa é minha opinião. Seria bom mais vereadores de oposição? Não sei, mas a vida democrática fez que acontecesse isso e temos que levar e atuar até o último dia do nosso mandato.” Zé Harry também destacou os investimentos do município em educação e saúde e geração de emprego e renda.

“Concordamos e discordamos, mas seguimos lado a lado”

O vereador Leandro Mariante (PT) foi questionado sobre o mesmo assunto e se fazia alguma espécie de “oposição dentro da situação”. Mariante respondeu que não e que tem um trabalho sólido. “Assim, debato, concordo e discordo, como deve ser na democracia. Estou incluído em um projeto de cidade, assim trabalhamos, confio no trabalho do prefeito André e sou leal, temos uma relação de confiança, onde concordamos e discordamos, mas seguimos lado a lado na busca do mesmo objetivo, uma cidade melhor para se viver”, escreveu Mariante em nota.
Os vereadores Ademir, Macau e Ana Paula não retornaram o contato até o fechamento desta edição.

 

Alunos fazem pesquisa sobre o café na Escola Assunção

MISTURA - Nota Festinha 01Na semana passada, uma turma de alunos comemorou com um café colonial a realização de um projeto desenvolvido na escola Nossa Senhora da Assunção, no interior do município de Taquari.
Conforme a professora Jaqueline Machado de Souza, “Café do Campo” foi um projeto em que os alunos do 6º de 2019 pesquisaram sobre o café. “Fizeram a colheita dos grãos em pés da planta presente na escola, fizeram a secagem, descascaram e torraram”, conta a professora. Quatorze alunos, de turmas de 6º ao 9ª ano, foram envolvidos nessa etapa do projeto. “Cada turma trabalhou unida para a realização desse projeto e ficou combinado, como prêmio, um café colonial”, salienta Jaqueline.
A professora conta que o projeto foi realizado entre agosto e outubro de 2019. “Porém, logo depois, veio a greve dos professores e, em março de 2020, veio a pandemia. Por isso, somente agora, com a volta dos alunos ao presencial, conseguimos fazer o tão esperado café”, comemora a professora.
Jaqueline frisa que o mais importante na realização da atividade foi a experimentação científica. “Trabalha de forma conjunta com as ciências na prática de experimentos e projetos científicos, desenvolvendo nos alunos a curiosidade, a pesquisa e o espírito investigativo.”

Reforma na ponte em Amoras

De acordo com a Prefeitura de Taquari, um pedido antigo da comunidade de Amoras foi atendido nesta semana: a reforma da ponte do Arroio Capivara. “O serviço foi realizado na última segunda-feira, dia 23, através do trabalho da secretaria de Obras. Na manutenção no local, que facilitará o acesso para agricultores, foram utilizados 70 pranchas, 20 kg de prego 25×72, 6 madres de 14 metros e quatro cargas de saibro”, informou a administração de Taquari.
De acordo com o coordenador de Obras, Círio Lopes, a Prefeitura trabalha na manutenção das pontes no interior do município. “Era um pedido antigo deles, e com muito trabalho conseguimos realizar. Agora os nossos agricultores terão mais tranquilidade e segurança”, salientou Círio.
Segundo dados fornecidos pela Prefeitura, no ano de 2021, a secretaria de Obras trabalhou na manutenção de sete pontes no interior do município: Ponte do Arroio do Capivara (Amoras), Ponte do Arroio do Potreiro (Amoras), Ponte Arroio do Potreiro (Rincão São José), Ponte do Carreteiro (Beira do Rio), Ponte de Ferro (Beira do Rio), Ponte do Arroio Tinguité (Tinguité) e Pontilhão (Rincão São José).

Deputado destina recursos para Apae

Conforme o vereador Aldo Gregory, na tarde da quarta-feira, 25 de agosto, representando o deputado federal Pedro Westphalen, o chefe de gabinete Rogério Reis entregou, simbolicamente, um cheque gigante no valor de R$ 200.000,00 para a APAE de Taquari.
“O recurso foi depositado na conta da Prefeitura Municipal no dia 18 de agosto de 2021, e aguarda, agora, o repasse da Prefeitura para APAE”, informa Aldo.
Segundo nota do vereador, além dele, estiveram presentes no ato o presidente do Partido Progressista, Clóvis Bavaresco, e demais progressistas taquarienses.
O grupo foi recebido pela presidência e diretoria da Apae.
Conforme Aldo, o deputado Pedro Westphalen recebeu “o título de Deputado Apaeano pela imprensa gaúcha, por ser um apoiador permanente das APAEs no estado, destinando R$ 4.300.000,00 para mais de 50 entidades distribuídas no solo gaúcho”.

Além disso, verifique

MISTURA FINA: MP arquiva inquérito que investigava denúncias contra o presidente do Legislativo

Em julho deste ano, o vereador Felipe Reis (Podemos) fez denúncias ao Ministério Público contra ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ