Principal / Esporte / Buscando a retomada

Buscando a retomada

Na terceira reportagem da série “Como volta o seu clube”, o jornal O Fato mostra a atual realidade do Juventude, que, após quatro anos, retorna a uma competição municipal. Maior vencedor de Municipal do século, com seis títulos e oito finais em 13 campeonatos, o alvi-verde do Rincão disputa a Copa Zanc querendo retomar os tempos gloriosos de títulos.
Reformulação total. Foi o que aconteceu no Juventude desde a sua última participação em Municipal de Futebol de Campo, em 2016, desde o grupo de jogadores das duas categorias e comissão técnica, até à diretoria. O novo presidente do clube, Valter da Costa, o Peninha, eleito no início deste ano, disse que o clube aguarda com expectativa, desde março, o retorno, contudo, acha pouco provável a volta da Copa Zanc no próximo mês. “Infelizmente, com o cenário atual, acho pouco viável o retorno em setembro. Nossa cidade está tomando todas as medidas de controle e, mesmo assim, apareceram muitos casos nos últimos dias e até um óbito. Então, por isso, acho pouco provável a volta agora, mas torcemos que tudo se normalize e a vida volte ao normal.”
Conforme acordo entre os clubes, para o retorno, cada agremiação tem o direito de efetuar uma troca na sua lista de atletas. Perguntado se o Juventude pretende exercer esse direito, Peninha afirmou que sim. “Sai o atacante Maicon, de Estrela, lesionado, e entra Samir, de Porto Alegre.”
Referente à mudança de estratégia do clube por conta da falta de recursos, quanto ao uso de estrangeiros, Peninha afirmou que a pandemia atrapalhou muito. “Tínhamos uma estratégia montada e isso tudo mudou. Quanto aos estrangeiros, continuamos sem fazer loucura, porque o clube não tem recursos e acaba sempre a diretoria tendo que arcar. Vamos ser sinceros com nossos atletas e esperamos que todos entendam, caso contrário não teremos como trazê-los.”

O elenco

Por ter ficado sem atividades desde 2016, ano de sua última participação em Municipal, o Juventude precisou montar dois elencos completos. Do grupo que disputou o Municipal em 2016, apenas seis permanecem no alvi-verde, os zagueiros André Della Pace, campeão com o clube em 2009, 2012 e 2015, e Babo, os alas Castro e Christian, também campeão em 2007 ,2009, 2012 e 2015, o volante Darlhing e o meia Limão. A esses, juntam-se 17 contratações, oito estrangeiros, duas jovens promessas formadas no Pinheiros e sete atletas locais, alguns deles já conhecidos do torcedor. Os reforços caseiros são o goleiro Juliano Konrad, o zagueiro Renan Bizarro, o ala João Vítor, o meia Filipi, e os atacantes Felipe Rota, Leo Martins e ET, campeão e artilheiro da Copa Zanc em 2019 pelo Parque do Meio. Formados no Pinheiros, o Juventude trouxe o ala Rogerinho, que já foi campeão com o Parque do Meio no ano passado, e o meia Allen, que estreia em Municipal. Os estrangeiros do clube são o ala Mano, o volante Yuri e o meia Ígor Soares, todos de Paverama, os atacantes Joãozinho Moura, artilheiro do Regional Certel/Sicredi da categoria Aspirantes pelo São Cristóvão, em 2018, e pelo Estudiantes, em 2019, Leo Santos e Teteu, todos de Lajeado, e Samir, de Porto Alegre, além do volante Balbino, que atuou no Grêmio até o final de 2018. Outro ponto forte do Juventude é a utilização de atletas inscritos na categoria 2º Quadro, como o zagueiro Almir, os meias Testa e Augustinho e os atacantes Ronald, Joninhas e Gabriel Machado, outro formado no Pinheiros.
Além da mudança de Maicon por Samir, segundo Peninha, o Juventude pode ter de quatro a cinco perdas por lesão ou compromissos particulares, caso do volante Balbino, que, no início do ano, havia avisado à direção que, se o certame se estendesse para o segundo semestre, talvez não pudesse atuar. “Contudo, mesmo com estes problemas, seguiremos fortes na busca do título”, afirmou Peninha.
Para a sequência da Copa Zanc, o Juventude mantém o técnico Leonardo Moraes, campeão do Municipal da categoria 2º Quadro com o Colorado em 2012, e seu auxiliar Talles Martins, que foi técnico do São José na Copa Zanc no ano passado. A partir da volta, o Juventude contará com o acréscimo de Ícaro Araújo, que assume cargo na direção do clube.
Na categoria 2º Quadro, o Juventude aposta no jovem técnico Hiago Ferreira, que estreia em Municipal. No time, atletas experientes, como o goleiro Tiago Pastel, os zagueiros Almir e Kamoto, os volantes Baby e Oriel, os meias Ícaro, Testa e Augustinho, além do atacante Daniel Rolim.

As últimas campanhas

O Juventude é o maior vencedor de Municipal do século. Desde 2001, em 13 campeonatos, foram seis títulos na categoria 1º Quadro, 2003, 2004, 2007, 2009, 2012 e 2015, e dois vices, em 2002 e 2010. Em 2016, na sua mais recente participação, o Juventude encerrou na quinta colocação, em penúltimo lugar, a frente apenas do Colorado. Naquele ano, em 10 jogos, foram três vitórias, um empate e seis derrotas. Na despedida, perdeu de goleada para o São José por 4 a 1. No Segundinho, nos mesmos 13 campeonatos, o alvi-verde ficou com o título em cinco oportunidades, em 2003, 2005, 2007, 2009 e 2014, e foi vice outras três vezes, em 2002, 2008 e 2013. Em 2016, o Juventude foi sexto colocado, portanto, o lanterna do certame. Em 10 jogos, foram duas vitórias, três empates e cinco derrotas.

A estreia

Na estreia da Copa Zanc, no dia 15 de março, o Juventude, em casa, ficou no empate em 2 a 2 diante do Flamengo nas duas categorias. Na principal, os gols foram de Balbino e Leo Santos. O técnico Leonardo Moraes, nesse jogo, escalou seu time com Juliano; Mano, Almir, Renan Bizarro e Castro; Darlhing, Balbino, Limão e Ígor Soares; Leo Santos e Ronald.
No Segundinho, os gols do empate foram de Daniel Rolim. Nesse jogo, o técnico Hiago Ferreira escalou seu time com Tiago Pastel; Rômulo Marques, Almir, Maicon Elvis e Felipe Alves; Romário, João Reis, Ícaro e Ismael; Testa e Rolim.
Na volta da Copa Zanc, no dia 6 de setembro, o Juventude, no Seloí Lang, faz o clássico do Rincão contra o São José. No dia 13, pela terceira rodada, o alvi-verde folga e volta a campo no dia 20, pela quarta rodada, contra o Colorado, no Álvaro Quadros. No dia 27, fecha o primeiro turno contra o Taquariense, mais uma vez, no Álvaro Quadros.

ELENCO 1º QUADRO

Goleiro
Juliano Konrad

Zagueiros
André Della Pace
Babo
Renan Bizarro

Laterais
Rogerinho
Christian
Castro
João Vítor
Mano*

Volantes
Darlhing
Balbino*
Yuri*

Meias
Allen
Limão
Filipi
Ígor Soares*

Atacantes
Leo Martins
ET
Felipe Rota
Maicon*
Joãozinho Moura*
Leo Santos*
Teteu*

* Estrangeiros

ELENCO 2º QUADRO

Goleiros
Leandro Guaragni
Tiago Pastel

Zagueiros
Almir
Kamoto
Thalis
Maicon Elvis

Laterais
Felipe Alves
Rômulo Marques
Mikeias

Volantes
João Reis
Baby
Oriel
Romarinho

Meias
Ícaro
Testa
Augustinho
Emerson Bispo
Ismael

Atacantes
Joninhas
Luís Mateus
Daniel Rolim
Fred Costa
Gabriel Machado
Ronald
Peninha

Além disso, verifique

Taquariense estreia na Copa RS no dia 27 ou 28

Na última terça-feira, dia 9, na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), foi realizado ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ